Como funcionam os empréstimos para Uber? Saiba como acessar essas linhas de crédito
Bancos e financeiras oferecem empréstimos para profissionais autônomos, incluindo aqueles que trabalham diretamente com transporte de passageiros.
Uma das principais características da atividade profissional de motorista de Uber é o fato de ela ser considerada basicamente como um trabalho autônomo. Os motoristas possuem total liberdade de exercer a profissão da forma como acharem mais conveniente, inclusive definindo seu horário de atividade e a quantidade de horas que ficarão ativos.

Outra característica de qualquer atividade autônoma é a irregularidade dos ganhos. Basicamente, esses profissionais dependem do tempo que trabalham para conseguir garantir uma certa quantidade de dinheiro entrando na sua conta. A diferença de um motorista privado e aquele que atua como parceiro da Uber é justamente a plataforma que gera uma grande quantidade de pedidos de viagens, fazendo com que os motoristas parceiros tenham mais chances de fazer corridas e ganhar dinheiro.
Mesmo assim, essa acaba sendo uma vida financeira um tanto quanto instável, especialmente quando comparada com a vida de um trabalhador CLT, por exemplo, que possui a garantia de que vai receber um determinado valor de salário ao final do mês. E isso pode acabar dificultando o acesso a determinados produtos e serviços financeiros, como os empréstimos e outras linhas de crédito. Mas, diante dessa nova realidade econômica, as próprias instituições financeiras acabaram se adaptando e criando serviços específicos para atender esse público.
Se você trabalha como Uber e está precisando acessar algum tipo de empréstimo ou de crédito, confira algumas dicas.
Existe empréstimo para motorista de Uber?
Hoje em dia, existem diversos serviços financeiros e linhas de crédito criadas para atender às necessidades dos mais variados tipos e perfis de públicos. Algumas linhas de crédito acabam levando em consideração outros fatores no momento da análise, não dando tanto peso para uma comprovação de renda mais recorrente.
Esses profissionais devem procurar os empréstimos que são liberados justamente para quem atua em atividades autônomas, seja aqueles empréstimos liberados para MEIs e até mesmo para microempreendedores. Existem também alguns empréstimos pessoais que também acabam sendo liberados para as pessoas que trabalham como Uber, mas que conseguem manter um bom relacionamento com seus bancos.
Dicas para conseguir empréstimos como motoristas de Uber
Não existe uma fórmula mágica que pode garantir que o motorista de Uber vai começar a ter acesso a empréstimos e outras linhas de crédito em alguma instituição financeira. Mas existem algumas dicas que costumam ajudar, uma vez que elas focam justamente nos elementos que mais pesam durante a análise feita pelos bancos:
Mantenha o nome sempre limpo
Ao não conseguir ter uma renda recorrente comprovada, a maioria dos bancos e das financeiras vai acabar dando mais prioridade para outros critérios na hora de liberar ou não empréstimos, incluindo o fato de a pessoa não ter outras dívidas.
Mantenha um score mais elevado
O score dos birôs de crédito não leva em consideração a quantidade de dinheiro que as pessoas ganham. O foco acaba sendo justamente a relação que a pessoa possui com o mercado financeiro como um todo. Se ela consegue manter os pagamentos em dia, ao mesmo tempo que consegue acessar opções de crédito de tempos em tempos, sua nota tende a ser mais elevada.
Concentre as movimentações em um banco
Quando as pessoas conseguem concentrar suas movimentações financeiras em um banco específico, as chances de ele acabar liberando algum tipo de crédito acabam sendo maiores. A própria movimentação de entradas e saídas de dinheiro de uma conta pode ser considerada como um tipo de comprovante de renda para o banco, que identifica uma certa entrada de renda.
Declare imposto de renda
Para as pessoas que estão trabalhando como Uber por um tempo maior e que já contam com uma certa recorrência nos pagamentos, pode ser interessante declarar o Imposto de Renda, mesmo que seus rendimentos fiquem abaixo do exigido. Essa pode ser mais uma forma de comprovar renda junto às instituições financeiras.
Opções de empréstimos disponíveis para motoristas de Uber
Empréstimos pessoais
Muitos bancos liberam empréstimos para os seus clientes sem que eles tenham que ter garantias e sem que eles tenham que comprovar renda também. Os bancos digitais, atualmente, estão entre aqueles que concentram as ofertas mais interessantes nesse segmento de linha de crédito.
Empréstimo com garantia de veículos
Os motoristas de Uber que usam os seus carros para trabalhar também podem utilizar os veículos para conseguir um empréstimo. Caso eles estejam quitados e não tenham nenhuma pendência financeira ou jurídica, podem ser incluídos em contratos de empréstimos justamente como uma garantia.