Confira algumas opções de empréstimos para quem está com score baixo
Conheça algumas instituições que podem liberar crédito para quem está com sua pontuação menor do que a esperada.
As instituições financeiras sempre tiveram uma série de formas diferentes de obter informações sobre os seus clientes com o objetivo de traçar um perfil e saber se realmente elas podem oferecer crédito para os mesmos. Afinal de contas, o negócio destas empresas que trabalham com finanças é basicamente emprestar dinheiro tendo uma garantia de receber o retorno do dinheiro e mais os juros e as taxas que são cobrados.
Há algumas a forma mais comum encontrada pelas empresas para saber se o cliente podia receber o empréstimo estava diretamente relacionada a consulta do seu nome nos principais órgãos de proteção ao crédito, como Serasa ou SPC. Mas essa consulta levada apenas em consideração o fato do cliente estar ou não com o seu nome inscrito no banco de dados da instituição consultada.
Hoje em dia este tipo de consulta acaba não fazendo muito mais sentido, pois a vida financeira das pessoas se tornou algo muito mais complexo, sendo difícil classificar todos os consumidores apenas em dois perfis: pagantes e não pagantes. A partir desta ideia, se criou o sistema de score, que se tornou o mais utilizado pelas empresas que oferecem crédito.
Como funciona o Score do Serasa
O Serasa acabou se tornando a principal parceira das empresas que atuam no segmento financeiro e quem acaba controlando de perto toda a vida financeira dos clientes. Eles criaram um sistema de pontuação, chamado de score, que varia de 0 a 1000 para cada cliente.
A empresa não revela os detalhes de como este algoritmo foi criado, mas a ideia é fazer uma análise de todo o histórico de inadimplência e também a forma como os clientes se relacionam com as instituições financeiras. Quanto maior a pontuação do cliente, menor a chance de inadimplência, e vice-versa. Com isso, as instituições financeiras podem optar por fornecer produtos e serviços para determinadas faixas de score.
Manter uma vida financeira ativa e responsável acaba sendo a melhor forma de manter um score mais elevado. Praticamente ser um bom pagador ainda acaba sendo o que mais é levado em consideração, mas também é importante que este cliente demonstre ser um bom pagador se utilizando dos serviços das instituições financeiras.
Por exemplo, aqueles clientes que nunca atrasaram uma conta mas que também não costumam se utilizar do serviço de crédito que as instituições financeira oferecem, como cartões e empréstimos, acabam tendo um score apenas médio, já que o sistema não possui informações, de fato, de como essa pessoa vai se comportar a partir do momento em que ela tomar algum crédito.
É possível ter empréstimos com o score baixo?
A ideia das instituições financeiras é realmente reduzir a oferta de crédito para as pessoas que, através do seu score, podem acabar sendo classificadas como de risco. Mas, acima de tudo, as instituições financeiras precisam oferecer estes produtos aos sues clientes, caso contrário a sua existência simplesmente não faz sentido como negócio.
Por isso, os bancos podem acabar oferecendo as opções de menor risco para este público, como é o caso do empréstimo consignado, que conta com uma garantia de pagamento, já que as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento do cliente.
Confira algumas opções de instituições financeiras que podem oferecer empréstimo para quem esta com seu score mais baixo:
- Crefisa – Uma empresa que oferece diversas opções de empréstimo pessoal, com foco no consignado destinado ao atendimento das demandas dos servidores públicos e beneficiários do INSS negativados;
- Ferratum – Correspondente bancário que conta com diversas tecnologias que permitem com que as pessoas pesquisem opções de credito, mesmo estando com seu score um pouco mais baixo, com diversas possibilidades de ofertas;
- Creditas – Mais uma empresa que a tua no segmento de crédito e que conta com uma grande variedade de opções para os seus clientes. Os empréstimos que contam com algum tipo de garantia, como o que utiliza o veículo em nome do cliente, acabam sendo interessantes e permitem com que até mesmo as pessoas com score menor tenham acesso ao crédito;
- Finanzero – Uma plataforma que oferece a possibilidade de busca de crédito em mais de 40 instituições financeiras, sempre a partir do perfil de crédito do cliente.