Consignado privado vale a pena para empresa? Entenda o que muda

Benefício para os funcionários permite que as pessoas consigam tirar empréstimo consignado mesmo trabalhando em empresas privadas.

Publicado em 03/03/2025 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Nos últimos dias, o empréstimo consignado privado acabou se tornando um assunto muito comentado nos noticiários econômicos. O governo anunciou algumas medidas com o objetivo de ampliar e facilitar o acesso das pessoas a esse tipo de crédito, ampliando a quantidade de dinheiro disponível na economia.

Consignado privado vale a pena para empresa? Entenda o que muda
Créditos: Depositphotos

Para os trabalhadores, os benefícios desse tipo de empréstimo são mais óbvios, uma vez que esses profissionais conseguem acessar um tipo de crédito que, em um primeiro momento, é mais barato do que as opções de empréstimos pessoais, por exemplo.

Anúncios

Mas e para as empresas? Existe alguma vantagem ao oferecer esse tipo de benefício para os seus funcionários?

O que é o consignado privado?

Antes de mais nada, é importante entender o que pode ser considerado como um crédito consignado oferecido pelos bancos e pelas instituições financeiras de uma forma geral. Basicamente, é uma operação na qual os bancos tomam como garantia de pagamento de um determinado tipo de empréstimo os valores que são recebidos de forma recorrente.

O tipo de operação mais comum é o consignado público, destinado às pessoas que trabalham como funcionárias desses poderes, mas também para aposentados e pensionistas do INSS e de outros sistemas previdenciários. Nesses casos, os pagamentos acabam sendo considerados ainda mais recorrentes, sem riscos de interrupções. Os valores das parcelas acabam sendo descontados diretamente dessas folhas de pagamento, reduzindo o risco de inadimplência.

Anúncios

Mas também existe a possibilidade de funcionários do setor privado conseguirem acessar um empréstimo consignado. Mas, para isso, as empresas tinham que fazer um convênio diretamente com um banco, que ofereceria empréstimos que são descontados diretamente em folha.

Mesmo sendo um consignado, os valores dos juros para esses empréstimos normalmente são um pouco mais elevados do que os juros cobrados pelos empréstimos consignados para o setor público. Isso acontece, basicamente, em virtude do maior risco de inadimplência, uma vez que um funcionário privado pode acabar sendo demitido ou pedindo o seu desligamento a qualquer momento.

O que muda com o novo consignado privado?

Com as mudanças que foram anunciadas dentro do que está sendo chamado de Novo Consignado Privado, os trabalhadores poderão aproveitar algumas mudanças na forma como esses empréstimos são oferecidos. E uma das principais alterações é a forma como esses créditos são oferecidos para os trabalhadores.

Como mencionado anteriormente, as pessoas interessadas em obter um empréstimo consignado no setor privado deveriam, antes de mais nada, trabalhar em uma empresa que possua algum tipo de convênio com algum banco. Por meio desse contrato, a empresa assumia a responsabilidade de repassar os valores das parcelas dos empréstimos diretamente para a instituição financeira, descontando dos recebíveis dos funcionários.

Mas isso trazia uma série de limitações, começando justamente pelo fato de o benefício ser liberado apenas para as empresas que tomassem a iniciativa de fechar algum acordo com os bancos. Além disso, normalmente a instituição financeira escolhida sempre é a mesma utilizada para fazer os pagamentos dos funcionários, deixando o trabalhador apenas com a opção de tirar o empréstimo naquele banco.

Mas, no novo consignado privado, os empréstimos serão liberados para todos os funcionários com carteira assinada, não dependendo dos convênios específicos feitos entre as empresas e os bancos. Ele será operacionalizado através do eSocial, uma plataforma utilizada pelas empresas para fazer os pagamentos referentes às contribuições ao INSS e administrar outros direitos dos funcionários.

Como será o fluxo de solicitação do novo consignado privado?

Com essa alteração, o governo também está mudando o fluxo de solicitação desse tipo de empréstimo privado. Agora, a solicitação vai acontecer da seguinte forma:

  • Notificação da empresa: a empresa será informada sobre a contratação do empréstimo pelo empregado por meio do Documento Eletrônico de Transferência (DET) e do Portal Emprega Brasil.
  • Registro da consignação no eSocial: com a notificação recebida, a empresa deverá escriturar a consignação no sistema do eSocial, garantindo a formalização do desconto em folha.
  • Processamento da folha de pagamento: a empresa realiza o processamento da folha de pagamento, aplicando o desconto referente ao empréstimo consignado diretamente no salário líquido do colaborador.
  • Recolhimento do FGTS com rubrica específica: o valor correspondente à consignação será identificado por meio de uma rubrica específica no pagamento do FGTS, garantindo a correta destinação dos valores.
  • Repasses financeiros: a Caixa Econômica Federal será responsável por repassar os valores descontados para as instituições financeiras credoras.

Quais são os benefícios do consignado privado para as empresas?

Existem diversos benefícios para as empresas no momento em que os seus funcionários conseguem acessar alguma opção de crédito consignado. De uma forma geral, ela consegue melhorar a sua marca empregadora, se tornando uma empresa mais bem avaliada pelos seus funcionários.

Além disso, a companhia também consegue melhorar o ambiente de trabalho e melhorar a vida financeira dos seus colaboradores, sem precisar pagar nada por isso.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.