Dicas para aumentar o score para conseguir empréstimos

Confira algumas dicas para conseguir elevar a pontuação e fazer com que os bancos liberem dinheiro de crédito de uma forma mais efetiva.

Publicado em 30/08/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Para as pessoas que estão procurando por determinadas linhas de crédito no mercado financeiro, é muito importante se preocupar com o histórico financeiro e sua reputação em relação a capacidade de pagamento das suas contas. As empresas fazem diversas análises financeiras, e uma das informações que mais pesa é o score de órgãos como o Serasa.

Dicas para aumentar o score para conseguir empréstimos

O score é uma pontuação que acaba fornecendo uma visão mais completa do perfil financeiro e do histórico de pagamentos de uma forma geral. Antes essa avaliação se dava apenas a partir de uma verificação se o nome do consumidor estava inscrito nos órgãos, o que acontece sempre quando existe uma conta que não foi paga.

Anúncios

O score acaba levando em consideração uma série de outros fatores. O impacto maior acaba sendo realmente o fato de a pessoa ter ou não uma dívida não paga inscrita em seu CPF. Mas a pontuação também faz uma análise do tempo que aquele consumidor leva para quitar suas contas, a quantidade de contas que estão em seu nome, as datas nas quais os pagamentos são feitos, dentre outros fatores.

Um benefício que o score acaba trazendo para o consumidor é o fato de o sistema levar em consideração não apenas aqueles episódios que são considerados negativos, como o atraso no pagamento de uma determinada conta, mas também os comportamentos que são considerados positivos, como o pagamento das contas em dia.

Para quem deseja obter um bom empréstimo financeiro, com maior de dinheiro liberado e também com a possibilidade de pagar menos juros, confira algumas dicas que ajudam a elevar a pontuação:

Ative e mantenha o cadastro positivo

Anúncios

O cadastro positivo é um sistema criado pelo Serasa que tem como principal objetivo justamente registrar todas as movimentações que são consideradas como positivas de parte do consumidor em relação as suas contas. O cadastro positivo registra sempre que os clientes pagam suas contas em dia e quando eles quitam as dívidas, tais como parcelamentos, financiamentos e afins.

Esse sistema acaba contribuindo diretamente para que o score aumente consideravelmente, fazendo com que os pontos sejam mais interessantes para os consumidores que querem adquirir um determinado empréstimo.

Mantenha sempre os dados atualizados

Uma pequena parte desta pontuação também leva em consideração os dados cadastras que os sistemas de proteção ao crédito acabam tendo em relação ao consumidor. Isso acaba sendo muito importante justamente com foco em manter os sistemas em pleno funcionamento e íntegros, o que depende da veracidade dos dados.

No caso do Serasa, atualmente o sistema é completa digitalizado, sendo que as pessoas conseguem conferir os dados que foram inseridos no sistema através do próprio site. Além disso, os consumidores também conseguem atualizar e alterar estas informações a qualquer momento.

Pague dívidas atrasadas

Caso o consumidor tenha dívidas atrasadas que não foram pagas, o score vai sofrer uma penalização. Aquelas que são consideradas como dívidas ativas, que foram contraídas em um prazo menor do que 5 anos, são aquelas que negativam o nome do consumidor e fazem com que o score seja mais baixo.

Mas aquelas dívidas que já possuem mais de 5 anos, que são prescritas do ponto de vista administrativo, também podem acabar fazendo com que os pontos sejam reduzidos, mas em menor escala. Além disso, essas dívidas seguem sendo mantidas nos bancos de dados das próprias instituições financeiras, o que pode acabar atrapalhando na hora de solicitar empréstimos.

O próprio Serasa conta com parceria com diversas empresas, que permitem com que os consumidores negociem e façam os pagamentos de dívidas mais antigas.

Cuidado ao solicitar crédito

Outra situação que pode acabar causando uma queda no score dos consumidores é o excesso de tentativas de solicitação de determinadas linhas de crédito, especialmente os empréstimos. A partir do momento que o Serasa registra uma grande quantidade de consultas no CPF de uma determinada pessoa, o sistema entende que essa pessoa está precisando muito de crédito, o que pode indicar uma maior dificuldade para os pagamentos.

E isso pode acabar fazendo com que o score caia, justamente apontando um maior risco para as instituições financeiras. Neste caso, pode ser interessante evitar esses pedidos de u

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.