Dicas para conseguir empréstimo e crédito com o nome sujo
Confira algumas possibilidades para quem está com problemas em relação aos pagamentos e precisa de crédito.
A situação dos consumidores que estão endividados e que estão com seus nomes inscritos nas bases de consulta das instituições de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, é complicada. Existem diversos motivos que levam alguém a deixar de quitar os seus compromissos financeiros, mas boa parte das explicações pode ser encontrada ao analisarmos o custo de vida de uma forma geral.

Com uma economia mais estável, mas, ao mesmo tempo, com os preços dos produtos e serviços necessários para que as pessoas possam sobreviver no dia a dia muito elevados, a oferta de crédito aumentou consideravelmente nas últimas duas décadas no país. Mas isso acabou criando uma verdadeira nação de endividados e inadimplentes.
A tecnologia também acabou se tornando um elemento fundamental para essa mudança na forma como os consumidores se comportam no dia a dia. As pessoas recebem uma verdadeira avalanche de estímulos para o consumo dos mais variados produtos e serviços, e nem sempre elas possuem condições para pagar por eles.
E, dependendo da situação, uma das únicas formas que os consumidores acabam encontrando de colocar suas contas em dia é justamente buscar mais crédito, seja para conseguir continuar consumindo o básico, seja para conseguir ter acesso a uma maior quantidade de dinheiro justamente para encaminhar o pagamento das pendências que ficaram para trás.
Essa dificuldade em conseguir crédito acontece justamente pela ação dos bancos e das instituições financeiras, que precisam trabalhar sempre com foco em reduzir os riscos do negócio, especialmente na hora de conceder crédito para os clientes.
Mas existem alguns tipos de créditos que podem ser acessados mesmo por quem está com o seu nome sujo. Conheça quais são os principais.
Empréstimo consignado CLT
A mais nova modalidade de empréstimo consignado, criada a partir de um programa específico lançado pelo governo federal, com a adesão dos bancos e das instituições financeiras de uma forma geral, nem sempre acaba sendo liberada para os trabalhadores que estão com o nome sujo, mas suas chances acabam sendo maiores.
Esse empréstimo pode ser solicitado por qualquer trabalhador que esteja com pelo menos um contrato ativo via CLT. Os profissionais possuem a liberdade de solicitar o empréstimo em qualquer banco ou financeira que ofereça o serviço. Como esse empréstimo possui algumas garantias adicionais, ele pode acabar sendo liberado mesmo para quem está com dívidas.
Empréstimo com garantia de FGTS
Um outro tipo de empréstimo financeiro que pode ser encontrado no mercado financeiro e que tem como principal público-alvo os trabalhadores da rede privada que possuem sua carteira assinada é aquele com garantia do FGTS, que também pode ser chamado de antecipação do saque-aniversário.
Basicamente, é um tipo de empréstimo que tem como principal objetivo permitir que os trabalhadores que são optantes pela modalidade de saque-aniversário do FGTS, que oferece aos profissionais a possibilidade de ter acesso, uma vez ao ano, sempre no mês do seu aniversário, a uma parte do saldo do FGTS.
Ao optar por esse crédito, os profissionais conseguem antecipar diversos anos de saques, podendo chegar até 12 anos, com o dinheiro sendo entregue diretamente na conta do trabalhador de uma única vez. Enquanto isso, o saldo do FGTS acaba ficando bloqueado para garantir que os pagamentos sejam feitos.
Empréstimo consignado tradicional
Antes do lançamento das novas regras do consignado liberado para todos os profissionais privados, o mesmo podia ser acessado somente pelos profissionais com contratos de trabalho em empresas que tinham algum convênio com o banco utilizado para o pagamento dos salários. O consignado era oferecido apenas para aposentados, pensionistas e funcionários públicos.
Para as pessoas que possuem esse vínculo, seja com o INSS, seja com órgãos públicos, o empréstimo consignado segue sendo uma das principais possibilidades de linhas de crédito para as pessoas que estão com o seu nome negativado. Essas operações não exigem que os clientes passem pela análise de crédito.
Como esses pagamentos são considerados recorrentes e seguros, uma vez que o serviço público possui estabilidade e aposentados e pensionistas do INSS recebem seus pagamentos ao longo de um bom período, os bancos não se preocupam com o histórico de pagamento dos clientes, uma vez que os pagamentos das parcelas são garantidos com os repasses.
Empréstimos com garantias
Determinados empréstimos que possuem garantias de bens, incluindo imóveis e veículos, podem acabar sendo liberados inclusive para quem está com o seu nome sujo. Mas, nesse caso, o critério acaba sendo definido pelo próprio banco ou pela própria instituição financeira, uma vez que a garantia não garante, de fato, que os pagamentos das parcelas serão feitos.
Essas garantias apenas indicam que os bancos e as financeiras poderão utilizar esses bens para conseguir recuperar possíveis valores que são deixados para trás.