E-consignado: entenda como funciona a nova plataforma de empréstimos

Portal foi lançado pela Dataprev.

Publicado em 12/09/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Recentemente o Dataprev anunciou a criação e o lançamento de um novo portal e sistema que terá como principal objetivo controlar, de uma forma mais efetiva, os empréstimos consignados. Esse é um tipo de crédito que se tornou um dos maios populares do Brasil e também um dos mais baratos.

E-consignado: entenda como funciona a nova plataforma de empréstimos

Apesar do consignado poder ser oferecido para pessoas que prestam serviços como funcionários públicos e até mesmo para instituições privadas, grande parte das ofertas acabam se concentrando para os aposentados e pensionistas do INSS, que acabam tendo as parcelas sendo descontadas diretamente da folha de pagamento, sem que o dinheiro seja disponibilizado na conta.

Anúncios

Mas como o INSS tem uma grande importância e também responsabilidade junto a uma enorme parcela da população, que são justamente aqueles que recebem os benefícios e também suas aposentadorias, o governo criou uma série de mecanismos com o objetivo de controlar essa oferta, incluindo dispositivos como a margem consignável, que impede que as pessoas comprometam completamente sues rendimentos com o pagamento dos empréstimos.

Agora o portal e-consignado representa mais uma iniciativa para controle mais efetivo dos empréstimos que são feitos neste formato.

O que é o E-consignado?

Esse é o nome de uma plataforma criada pelo Dataprev que nada mais é do que a reunião de uma série de serviços destinados a operacionalizar a oferta deste tipo de empréstimo para os seus clientes. Mas a ideia é que este portal acabe servindo não apenas para as instituições financeiras, mas também para os clientes interessados em buscar algum tipo de proposta mais interessante em relação a oferta de consignados.

Qual é o objetivo do E-consignado e para que ele serve?

Anúncios

De acordo com as informações que foram divulgadas pelo Dataprev, que é o responsável pelo projeto de uma forma geral, o E-consignado acaba tendo como principal objetivo tornar a oferta deste tipo de empréstimo mais acessível e também mais eficiente pensando justamente no público beneficiários do INSS.

Mas a ideia é também expandir essa facilidade, permitindo que os trabalhadores que prestem serviços para a iniciativa privada também consigam obter empréstimo consignado de uma forma muito mais simples e fácil. A ideia é operacionalizar um sistema que também garanta uma certeza de pagamento para as instituições financeiras, com os descontos acontecendo diretamente no contracheque.

Já para as instituições financeiras, o portal também promete acabar se tornando um recurso extremamente valioso, uma vez que ele vai permitir a exploração de um nicho de mercado completamente diferente e mais amplo.

Como o E-consignado vai funcionar na prática?

Esse será um sistema que foi pensado justamente na possibilidade de criar uma integração unificada de acesso restrito às instituições para que elas recebam as solicitações de empréstimos que poderão ser feitas tanto pelos beneficiários do INSS quanto pelos trabalhadores privados.

No caso de quem trabalha com carteira assinada para as empresas particulares, o acesso e todo o controle das informações do sistema se darão através da Carteira de Trabalho Digital, que foi criada justamente para permitir que as informações dos trabalhadores fossem de mais fácil acesso e, ao mesmo tempo, conseguissem ser utilizadas por outros sistemas.

Para os trabalhadores, o portal vai acabar funcionando como um grande marketplace, conferindo empréstimos que possam ser liberados para eles, de acordo com o seu perfil profissional. A solicitação do empréstimo será feita diretamente através da CTPS Digital, com a possibilidade de fazer a finalização da proposta na Central de Atendimento da instituição escolhida.

Os cidadãos terão acesso ao E-consignado?

Neste primeiro momento o sistema do E-consignado foi feito pensando somente nas intuições financeiras. Os recursos que estarão ali disponíveis vão permitir que essas empresas recebam as solicitações e também indiquem as linhas de crédito que serão oferecidas, junto com os perfis dos clientes para as quais os empréstimos estarão disponíveis.

Mas o E-consignado vai acabar se tornando a base para a oferta dos empréstimos através de outros sistemas, como a Carteira Digital profissional.

O crédito consignado privado vai mudar?

Atualmente somente os trabalhadores de empresas que possuem convênios diretos com determinados bancos e instituições financeiras podem solicitar o consignado, com descontos feitos diretamente na folha de pagamento. A proposta do E-consignado, portanto, será justamente de ampliar esse público.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.