Empréstimo com depósito antecipado: entenda o golpe
Golpistas utilizam propostas tentadoras para atrair pessoas que perdem dinheiro na expectativa de conseguir um bom valor de empréstimo.
Os empréstimos acabam sempre surgindo como uma alternativa para que as pessoas consigam sair de uma situação financeira que possa ser considerada como complicada em um determinado momento, ou ainda consiga, de fato, adquirir algo que ela não está conseguindo com os ganhos cotidianos.
Essas operações também acabam sendo a base da operação de um negócio de um determinado banco ou de uma determinada instituição financeira, uma vez que esse acaba sendo um dos principais serviços que permitem com que essas empresas obtenham lucro, de fato.
Mas nem sempre os empréstimos acabam sendo facilmente liberados para determinados perfis de clientes. Afinal de contas, por mais que os bancos tenham que oferecer empréstimos para os seus clientes, as instituições precisam ter uma garantia de que vão receber esse dinheiro de volta, através do pagamento das parcelas acordadas no momento da assinatura do contrato.
Para que os bancos tenham essa perspectiva, eles acabam fazendo uma análise do perfil do cliente, especialmente em relação ao seu histórico de pagamentos. E caso o cliente esteja com o seu nome negativado, ou que esteja com seu score mais baixo, que indica um histórico menos favorável, ele pode ter mais dificuldades para conseguir esse empréstimo.
Mas são essas pessoas, em muitos casos, que realmente precisam de um empréstimo, especialmente para conseguir regularizar sua situação financeira ou ainda para conseguir pagar algumas contas que estão pesando no orçamento do dia a dia. E essas acabam se tornando as principais vítimas de tentativas de golpes envolvendo empréstimos.
Um dos mais famosos é justamente o que oferece uma boa quantia de dinheiro, na forma de empréstimo, para os clientes que estão com o seu nome negativado ou que estão com o seu score mais baixo. Mas, para isso, essas pessoas acabam tendo que fazer um pagamento na forma de adiantamento.
Como funciona o golpe do empréstimo com pagamento adiantado?
O golpe do empréstimo com pagamento adiantado acaba fisgando suas vítimas justamente por essa dificuldade que as pessoas que estão com o seu nome negativados possuem para conseguir tirar um empréstimo no sistema financeiro convencional, que são os bancos e as instituições financeiras que oferecem esses valores, de fato.
Esses golpistas normalmente acabam atraindo as pessoas justamente a partir da informação de ter empréstimos disponíveis sem que as pessoas tenham que passar por uma análise e por consultas em órgãos como o SPC e também no Serasa. Essa informação, por si só, acaba atraindo essas pessoas que estão interessadas em conseguir dinheiro.
Além disso, para que as vítimas tenham ainda mais necessidade de solicitar esse tipo de empréstimos, esses golpistas ainda oferecem valores de empréstimos muito acima daqueles que normalmente podem ser encontrados nas instituições financeiras, especialmente se a pessoa não tiver uma renda comprovada muito elevada.
Fisgada a vítima, depois de todo um trabalho de convencimento, esses bandidos acabam solicitando que as pessoas façam um pagamento adiantado. Os argumentos são os mais variados, incluindo o fato desse pagamento ser utilizado para abater os juros e as taxas da operação. E, depois que esse pagamento é feito, esses bandidos não liberam o empréstimo prometido para a vítima.
Existe empréstimo com pagamento antecipado?
Alguns bandidos acabam criando toda uma estrutura que tem como principal objetivo enganar as pessoas, fazendo com que elas pensem que estão lidando com uma instituição financeira convencional e conhecida. Essa acaba sendo uma forma de conquistar a confiança da suposta vítima.
Mas é importante ressaltar que, legalmente falando, esse tipo de operação não pode se feita. O Banco Central já se manifestou sobre o assunto em diversas situações, afirmando que nenhuma instituição financeira está autorizada a solicitar qualquer tipo de pagamento antecipado para operações de empréstimo.
Como um empréstimo acontece, na prática?
Na prática, um contrato de empréstimo funciona da seguinte forma: os clientes entram em contato com o banco, ou recebem o contato de uma pessoa devidamente autorizada para oferecer essa operação em nome do banco.
Posteriormente, o cliente entra em contato com a proposta, que deve ser composta pelo valor do empréstimo, da quantidade de parcelas que deverão ser pagas, bem como os valores. Depois disso, ao aceitar a proposta, o cliente deve aguardar a liberação do valor, e apenas depois disso começar a pagar as parcelas.
Em determinados casos, os clientes terão que assinar um contrato. Mas, hoje em dia, esse contrato pode também acabar tendo algumas outras versões, incluindo virtuais, que são assinados apenas a partir de uma “aceite” de parte do cliente. Mas as instituições financeiras devem fornecer os documentos que tragam todos os detalhes dessa operação financeira.
Portanto, nenhum pagamento deve ser feito de forma antecipada para qualquer tipo de proposta de empréstimo financeiro, especialmente em bancos considerados conhecidos. Na dúvida, é fundamental acionar a polícia ou entrar em contato diretamente com a instituição financeira.