Empréstimo com depósito antecipado existe? Entenda se é golpe ou não.
Ofertas deste tipo surgem o tempo todo e devem despertar atenção dos interessados em dinheiro rápido.
Ofertas de empréstimo facilitado são sempre muito bem-vindas por aquelas pessoas que estão precisando de dinheiro. Mesmo que, nos dias de hoje, conseguir crédito junto ás instituições financeiras pode ser considerado como uma tarefa muito mais simples e fácil do que era até o momento, uma vez que os clientes conseguem obter este crédito das mais variadas formas, ele ainda depende de alguns fatores.

Mesmo que não existe mais aquela barreira que antes era representada pelo gerente do banco que atendia os clientes e que acabava negando ou aprovando o empréstimo, isso não significa que o cliente não passa por toda uma análise quando está pedindo um empréstimo de forma online. Hoje em dia os sistemas estão inteligente se cruzam as mais variadas informações para entender o risco que aquela operação representa para o banco e liberar, ou não, um empréstimo.
Quando as pessoas estão em uma situação financeira mais complicada, como quando elas perdem o emprego ou quando surge uma grande dívida inesperada, é normal que elas acabem atrasando algumas contas para conseguir pagar aquelas dívidas mais importantes ou ter algum dinheiro que permita com que ela sobreviva. Mas isso afeta negativamente o histórico, e por conta disso ela acaba tendo mais dificuldades para conseguir um empréstimo.
Por isso, essas pessoas vão encontrando mais dificuldades para conseguir dinheiro emprestado nas instituições convencionais, e isso faz com que elas procurem outras alternativas, como é o caso destas ofertas de empréstimo com depósito adiantado.
O que é um empréstimo com depósito antecipado?
Basicamente as ofertas que surgem deste tipo prometem uma quantia considerável de empréstimo para as pessoas físicas. Essas empresas prometem que o dinheiro pode ser emprestado para qualquer tipo de cliente, incluindo aqueles que possuem um histórico negativo junto às instituições financeiras. Até mesmo negativados teriam acesso.
Além disso, muitas empresas também prometem juros mais baixos e amplo parcelamento do saldo solicitado. Tudo parece ser muito bom para ser verdade, por que, na maioria dos casos, não, trata-se apenas de um golpe. Nenhuma instituição regular, ou seja, aquelas que são devidamente credenciadas pelo Banco Central para operar valores no Brasil, oferecem essa modalidade de empréstimo para os seus clientes, exigindo um valor adiantado.
Como o golpe acontece?
Na grande maioria dos casos o golpe acontece de uma forma muito simples. A pessoa recebe a oferta de um determinado empréstimo com as condições citadas acima. Geralmente são valores consideráveis que podem ser parcelados em pequenas vezes, o que sempre atrai quem precisa do dinheiro.
A partir do momento que o cliente entra em contato, a suposta empresa dá uma série de explicações e desculpas para pedir que o cliente pague um adiantamento antes que o crédito seja liberado. Na maioria dos casos a desculpa é de que aquele valor será utilizado para abater os juros e as taxas do banco antes que o empréstimo seja liberado. Outras empresas afirmam que essa é uma condição para que o cliente não passe por uma análise financeira.
A empresa envia uma forma de pagamento, que hoje em dia acaba sendo o pix na maioria dos casos, mas que também pode ser um boleto. E, no final das contas, caso o pagamento seja feito, o cliente não consegue reaver nem o que foi pago e muito menos ter o empréstimo solicitado.
Essas organizações costumam ser complexas, geralmente envolvidas em outros tipos de golpes e crimes. Os depósitos geralmente são feitos em contas de pessoas que servem como laranjas, para evitar que o rastreio chegue até eles.
Existe antecipação de pagamento de empréstimo?
Essa é uma condição completamente diferente e sim, existe e é uma prática comum nas instituições financeiras. Quando as pessoas tomam um empréstimo e concordam com um determinado período para pagamento, ela pode optar por antecipar os valores das parcelas e, até mesmo, quitar o empréstimo antes do prazo final.
Neste caso, os pagamentos são feitos através de uma negociação diretamente com a instituição financeira, e pode ser vantajoso, uma vez que essas empresas abatem os juros e a correção monetária do período e ainda podem oferecer mais descontos por conseguir reaver o dinheiro antes do previsto.