Empréstimo para MEI – Confira dicas e saiba como solicitar
Aprenda a solicitar dinheiro que pode ser investido no negócio.
Iniciar um negócio próprio é um grande desafio, mas também uma necessidade para um número cada vez maior de pessoas que estão procurando emprego e que acabam tendo alguma dificuldade de colocação ou recolocação no mercado de uma forma geral. O chamado empreendedorismo por necessidade é uma realidade cada vez mais presente no dia a dia das pessoas.
Para quem inicia um determinado negócio como autônomo, abrir um MEI é muito interessante para que estes profissionais tenham algumas garantias e vantagens. Por exemplo, o MEI contribui para o INSS todos os meses, e isso faz com que este tipo conte para a sua aposentadoria. Além disso, algumas coberturas, como por doença, também podem ser solicitadas.
Mas um dos principais benefícios de ser um MEI é ter um número de CNPJ, que vai permitir com que as pessoas tenham acesso a determinados serviços e produtos financeiros que são oferecidos para as empresas, como empréstimos específicos. Essa acaba sendo uma forma interessante de ter uma injeção de crédito que pode ajudar as pessoas no começo das suas operações.
Aprenda mais sobre os empréstimos que são liberados para as pessoas que atuam como MEI:
Como tirar empréstimo como MEI?
O procedimento de obtenção de empréstimos para pessoas que atuam e estão devidamente cadastradas como MEI são muito parecidos com o do pedido de um empréstimo pessoal. Antes de mais nada, é muito importante que a pessoa como MEI tenha uma conta aberta em algum banco utilizando o seu CNPJ, o que já ajuda no momento a solicitação do empréstimo de uma forma geral.
Quando os clientes já possuem algum histórico de relacionamento com a instituição financeira, acaba ficando mais fácil solicitar um empréstimo desta natureza. Mas existem também algumas outras instituições financeiras que permitem que as pessoas solicitem o empréstimo como um movimento de relacionamento inicial, abrindo uma conta posteriormente.
Documentação necessária para empréstimos com o MEI
Os documentos solicitados no momento da avaliação para o MEI variam bastante de acordo com a instituição financeira. Geralmente são solicitados alguns documentos que permitam a identificação da pessoa física que está solicitando o empréstimo e também os documentos que comprovem a condição de MEI, incluindo:
RG, CPF e comprovante de residência;
certificado do MEI, que é emitido pelo Portal do Empreendedor;
plano de investimento, para comprovar o que fará com o dinheiro;
comprovante de renda pessoal e da empresa, como extrato bancário e declaração do Imposto de Renda MEI.
MEI que estão começando podem solicitar empréstimo?
De uma forma geral, muitas instituições financeiras acabam fazendo algumas exigências quando o assunto é empréstimo. Quando as empresas estão começando, elas geralmente acabam tendo uma maior dificuldade para obter uma linha de crédito, até mesmo em virtude da falta de confiança de que aquele negócio realmente vai continuar.
Por isso, na maioria dos casos os bancos acabam oferecendo empréstimos para os MEIs que possuem a partir dos 3 meses de existência. Neste momento, já espera-se que o MEI já tenha alguma movimentação financeira que possa ser utilizada justamente na análise que os bancos fazem para que os créditos sejam liberados.
Algumas instituições financeiras acabam direcionando suas oportunidades de crédito para MEIs que estão começando. Um exemplo é a Caixa, que conta até mesmo com determinados programas que incentivam as pessoas a fazer estes empréstimos para que a economia gire.
Pessoas com nome sujo podem solicitar empréstimo via MEI?
Apesar de haver uma separação da figura jurídica que é o MEI em relação a pessoa física, que é identificada com um número de CPF, esse tipo de constituição jurídica ainda é muito baseada no patrimônio da pessoa responsável, justamente por ser uma empresa individual. O mercado sabe isso, dá mesma forma que ele entende que, a partir do momento que a pessoa física tenha dificuldades de conseguir pagar suas contas, isso reflete no MEI.
Por isso, na teoria existe a possibilidade da pessoa que está com o seu nome sujo consiga uma linha de crédito para o seu MEI. Mesmo assim, na maioria dos casos, essas pessoas podem acabar tendo alguma dificuldade de conseguir o dinheiro para a o negócio. Em virtude disso, é muito importante que as pessoas tentem manter o seu nome limpo para conseguir qualquer linha de crédito.