Empréstimo para MEI: É possível tirar com o nome pessoa física sujo?

Entenda melhor como acontece a análise de crédito neste caso.

Publicado em 04/04/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

No momento em que as pessoas decidem abrir uma empresa e ter o seu CNPJ regular elas precisam escolher um determinado regime de tributação para que a mesma se enquadre. Isso vai acabar dependendo de uma série de fatores e também vai interferir diretamente em como essa empresa vai arrecadar impostos, por exemplo.

Empréstimo para MEI: É possível tirar com o nome pessoa física sujo?

Durante muito tempo todos os microempreendedores eram enquadrados em uma mesma categoria de uma pequena empresa, com faturamentos muito discrepantes entre os dois casos. E isso acaba fazendo, na prática, com que muitas pessoas que queriam trabalhar de forma autonomia se mantivesse na informalidade, o que acaba sendo um prejuízo tanto para o governo como para os próprios empreendedores.

Anúncios

Com a criação do MEI, uma nova categoria de enquadramento de empresas, este é um problema que acabou sendo parcialmente resolvido, com as pessoas que trabalham de forma autônoma tendo a chance de ter um CNPJ e pagar uma carga tributária muito menor do que outras categorias. Além disso, os pagamentos dos impostos também acontecem de uma forma muito mais simplificada.

Mas uma das principais características do MEI é que o CNPJ acaba estando mais vinculado ao CPF de quem está abrindo a empresa do que em outras modalidades. Na prática, existe uma menor separação das duas pessoas, física e jurídica, sendo que uma pode acabar afetando a outra quando o assunto é histórico financeiro.

Neste cenário surgem dúvidas em relação ao que pode acontecer com os MEI quando a pessoa física está com o nome sujo, ou seja, inscrito nos órgãos de proteção ao crédito.

CPF negativado interfere no CPNJ do MEI?

Anúncios

A teoria e a prática atualmente nos assuntos que envolvem fornecimento de crédito acabam tendo boas diferenças. De uma forma geral, podemos afirmar que quando uma instituição financeira faz a análise das informações do CNPJ de um MEI elas acabam levando em consideração também o CPF da pessoa física responsável pela empresa propriamente dita.

Portanto, normalmente as instituições financeiras acabam não liberando empréstimos para os MEI de pessoas físicas que tenham o CPF negativados, pois a garantia de recebimento destes valores acaba sendo o próprio nome do dono da empresa. Como o MEI acaba tendo diversas limitações, inclusive em relação ao quanto ele pode crescer em termos de arrecadação, as instituições financeiras acabam não tendo muita margem para conseguir outras garantias para o pagamento do empréstimo que está sendo obtido.

Existe empréstimo para MEI negativado?

Mas, na prática, pode ser que as pessoas realmente consigam obter alguma linha de crédito especifica para seu MEI, mesmo que estando com o seu CPF negativado. E isso acontece pelos mais variados motivos, mas de uma forma geral está relacionado a grande concorrência de instituições financeiras que podem ser encontradas nos dias de hoje.

Afinal de contas, o negócio destas empresas realmente é fornecer crédito, e com a enorme quantidade de pessoas atualmente inscritas em órgãos como o SPC e o Serasa, as suas operações poderiam simplesmente ficar inviabilizadas, na medida e que não teriam mais pessoas ou empresas para a oferta de empréstimos e outros tipos de créditos.

Por isso, existem instituições financeiras que podem levar em consideração outros fatores no momento da análise e que realmente pode acabar fazendo a diferença na resposta de sim ou não para a solicitação de um empréstimo.

Dicas para MEI obter empréstimo com CPF sujo

Inicie um processo de negociação – Antes de mais nada, verifique as oportunidades que são oferecidas tanto pelos credores quanto pelas instituições de proteção ao crédito para iniciar uma negociação. Eventos como o Feirão do Nome Limpo do Serasa oferecem descontos interessantes nas dívidas e ainda a possibilidade de parcelamento.

Mantenha uma boa relação com a instituição financeira – Mesmo com o nome sujo, se a pessoa física concentrar as operações financeiras do seu MEI em um determinado banco, e conseguir uma boa movimentação, eles podem acabar liberando crédito.

Antecipe recebíveis – Um tipo de empréstimo que normalmente não leva em consideração o fato do CPF estar sujo é a antecipação dos recebíveis, que basicamente utiliza como garantia de pagamento as vedas que a empresa já vez através dos cartões de crédito e de débito que ainda não entraram na conta.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.