Empréstimo pessoal: dicas para utilizar o dinheiro de forma inteligente

Saiba como aproveitar melhor o crédito oferecido pelas instituições financeiras.

Publicado em 15/06/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O empréstimo pessoal é uma das modalidades de crédito mais comuns no mercado, oferecido especialmente pelos bancos para os seus clientes. De uma forma geral, é um dinheiro que acaba sendo disponibilizado diretamente na conta do cliente e que pode ser utilizado de acordo com suas necessidades e desejos, sem ter que prestar contas ou mesmo direcionar a aplicação dos recursos para alguma finalidade.

Empréstimo pessoal: dicas para utilizar o dinheiro de forma inteligente

O empréstimo pessoal acaba tendo algumas características que podem ser encontradas em praticamente todas as linhas, como o fato dele não exigir garantias. Ou seja, a garantia acaba sendo o próprio nome de quem está fazendo a solicitação, com o banco fazendo uma análise e levando em consideração diversos aspectos, tais como histórico de bons pagamentos, relacionamento com aquele banco, renda declarada, etc.

Anúncios

Além disso, esse empréstimo também acaba tendo diferentes valores de taxas e juros, que varia entre os bancos mas que também acaba variando bastante de acordo com o perfil do cliente. Aqueles que possuem um bom histórico de pagamentos tende a ter acesso a juros mais acessíveis.

Uma outra característica do crédito pessoal que é oferecido atualmente para os clientes é o fato dele ser pré-aprovado. Ou seja, os clientes acabam sendo analisados constantemente pelas soluções de tecnologia dos bancos, que passam a deixar disponível determinados valores e determinadas propostas. Com isso, os clientes podem acabar tendo acesso a este crédito de uma forma muito mais fácil e rápido.

Mas toda essa facilidade pode acabar fazendo com que muitos clientes dos bancos tomem empréstimo por uma atitude de impulso, sem de fato pensar na forma como aquele dinheiro será utilizado e nem mesmo planejar o que vai ser feito com o dinheiro no momento em que ele entrar na conta.

Anúncios

Por isso, confira algumas dicas para conseguir utilizar o empréstimo pessoal de uma forma mais inteligente.

Pesquise taxas de juros

Antes de mais nada, é fundamental que os clientes parem e pesquisem um pouco mais sobre os valores dos juros e das taxas que os bancos estão cobrando pelo empréstimo pessoal, uma vez que eles costumam variar bastante. Nem sempre o banco que o cliente acaba considerando como o seu principal acaba tendo o preço mais interessante em relação aos juros e também as taxas.

Em alguns casos, alguns bancos digitais podem oferecer empréstimos mais baratos do que os bancos tradicionais, e os clientes conseguem abrir uma conta rapidamente, sem a necessidade de pagar taxas de manutenção. Pode valer a pena.

Troque dívidas por mais baratas

Uma boa dica de aplicação inteligente do dinheiro obtido com um empréstimo pessoal é a troca de dívidas. Quando a pessoa está tendo que fazer pagamentos de dívidas que possuem juros e taxas mais caras do que as que são compradas no empréstimo, este dinheiro pode ser utilizado para quitar o outro débito e conseguir um maior folego para o pagamento das contas mês a mês. Mas é importante que o dinheiro seja utilizado, de fato, para quitar a outra dívida.

Faça um orçamento para definir os valores das parcelas

Os valores das parcelas do empréstimo devem estar devidamente contemplados no orçamento que a pessoa prevê para o período. Ela deve levar em consideração os outros compromissos que ela já possui, ao mesmo tempo que também deixar uma folga para possíveis imprevistos e outras contas que vão sendo feitas. O ideal é que as pessoas não tenham muitas dívidas acumuladas para não ficar com o orçamento apertado.

Aproveite descontos em antecipação de pagamentos

Uma outra forma inteligente de utilizar os empréstimos pessoais é quando as pessoas acabam utilizando este dinheiro para antecipar determinados pagamentos, com a obtenção de descontos. Um exemplo são as universidades privadas e outras instituições de ensino particulares, que acabam oferecendo descontos para os clientes que antecipam os pagamentos das mensalidades em uma única parcela. Mas, neste caso, será sempre importante fazer as contas para saber se o valor do desconto realmente é mais interessante do que os juros que serão pagos pelo empréstimo.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.