Fies 2023: Saiba como funciona e confira dicas para conseguir financiamento

Programa facilita a vida de quem quer cursar o ensino superior na rede privada de ensino.

Publicado em 10/02/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O acesso ao sistema de educação de nível superior se tornou mais fácil nas últimas décadas quando comparado com o que havia no Brasil até então. Mesmo assim, as vagas nas instituições públicas, especialmente aquelas que são consideradas como referências, realmente pequenas quando comparadas com o grande universo de alunos que possuem a vontade de ter um diploma de nível superior.

Fies 2023: Saiba como funciona e confira dicas para conseguir financiamento

Por isso, a rede privada ainda segue sendo aquela que mais oferece oportunidades e vagas no ensino superior. Mas os alunos precisam ter uma boa renda para conseguir pagar os valores das mensalidades, especialmente quando os estudantes escolhem aquelas instituições de ensino mas tradicionais.

Anúncios

Para facilitar o acesso dos alunos ao Ensino Superior, o governo federal conta com uma série de programas, incluindo o Fies, que se tornou um dos mais populares. Mas, diferente dos outros programas, ele não oferece uma bolsa ou uma vaga em instituição pública gratuita. Na verdade, ele é um financiamento, permitindo com que o estudante termine a faculdade e, depois de formado, passe a pagar os valores das parcelas.

Saiba mais sobre o Fies

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior é um programa criado pelo Governo Federal e que existe desde o ano de 1999, tendo como principal objetivo oferecer uma linha de crédito estudantil que permite com que o aluno curte uma faculdade em instituição privada pagando um valor muito pequeno durante os estudos e depois quitando o saldo a partir do momento da sua formatura.

Nos últimos anos houve algumas mudanças nas regras do Fies. Nos seus primeiros anos de existência praticamente qualquer pessoa podia solicitar o financiamento para qualquer curso, bastando apenas que Universidade em questão fosse inscrita. Agora, existem determinadas vagas que são abertas todos os semestres, com algumas áreas que acabam sendo priorizadas.

Quem pode participar do Fies

Anúncios

Para o ano de 2023, as regras de acesso seguem basicamente as mesmas dos últimos anos. O primeiro pré-requisito para que os alunos se inscrevam é que eles tenham participado de pelo menos uma edição o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir do ano de 2010. Os candidatos também devem ter obtido nota média mínima de 450 pontos na edição escolhida, além de não ter zerado a prova de redação.

Além disso, a partir da mudança mais recente feita nas regras do Fies, o financiamento também conta com condições relacionadas aos vencimentos do estudante e da sua família. Os candidatos devem ter uma renda familiar comprovada de até 3 salários-mínimos.

Os estudantes também devem já ter terminado o Ensino Médio no momento em que eles solicitam o financiamento, e não podem ter concluído qualquer tipo de curso de nível superior.

Como se inscrever no Fies

O processo de inscrição acontece exclusivamente de forma digital, sendo que os estudantes contam com uma plataforma própria para isso. Através do site https://acessounico.mec.gov.br/ os alunos poderão fazer o procedimento de inscrição, a partir da data de abertura de acordo com o cronograma divulgado. Além disso, no mesmo site os estudantes acompanham o andamento das suas inscrições e também poderão conferir os resultados finais.

Atualmente o procedimento de inscrição exige que o aluno tenha um cadastro no portal gov.br, site do Governo Federal que tem como principal objetivo reunir os serviços digitais ofertados aos cidadãos brasileiros nas mais variadas áreas. Caso o estudante ainda não tenha esse cadastro, deverá fazer. Lembrando que para as edições mais recentes do Enem os alunos também já tinham que ter este cadastro.

A partir do momento que os candidatos se inscrevem, eles definem as opções de curso e universidade e depois podem ir acompanhando a sua solicitação. Durante o período em que as inscrições estão abertas, os candidatos podem alterar suas escolhas, com o objetivo de conseguir uma vaga.

Cronograma Fies 2023

Confira as principais datas previstas no cronograma para o Fies do primeiro semestre de 2023:

  • Inscrições: 7 a 10 de março
  • Resultado da classificação e da pré-seleção: 14 de março
  • Complementação de informações: 15 a 17 de março
  • Pré-seleção da lista da lista de espera: 21 de março a 18 de maio
ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.