Governo reduz teto de juros para empréstimos consignados
Taxa máxima que poderá ser cobrada dos beneficiários do INSS passa a ser de 1,91%.
Nesta semana o governo anunciou uma boa notícia para aposentados e pensionistas do INSS que costumam solicitar os empréstimos consignados. De acordo com as informações que foram divulgadas, o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) aprovou uma redução no chamado teto da taxa de juros, que passa a ser o valor máximo que pode ser cobrado para este tipo de transação financeira.
Com a redução, a taxa máxima de juros que as instituições financeiras poderão cobrar no momento em que fornecem um empréstimo consignado passa de 1,97% ao mês para 1,91%. Estes valores são referentes apenas para o chamado empréstimo consignado convencional, que é aquele que deposita um valor na conta corrente do beneficiário e que desconta as parcelas diretamente da folha de pagamento.
Além disso, também foi confirmada uma redução na taxa máxima de juros que podem ser cobradas na modalidade de cartão de crédito consignado, passando de 2,89% para 2,83%.
Na ocasião do anúncio da medida, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, afirmou que diante de um cenário de continuidade na queda da taxa básica de juros da economia, com novos cortes feitos pelo Comitê de Política Monetária (Copom), essa taxa de juros deve continuar sendo reduzida.
“Combinado com Ministério da Fazenda, Banco do Brasil e Caixa Econômica, estamos propondo taxa de 1,91% para o consignado, e 2,83% para o cartão de crédito consignado, com reforço de que se a próxima reunião do Banco Central baixar a taxa de juros [Selic], nós nos reuniremos para baixar novamente [teto do consignado]", disse Lupi na reunião.
Anteriormente, no mês de março deste ano, o governo já tinha tentado diminuir o teto dos juros cobrados nos empréstimos consignados vinculados ao INSS, passando de 2,14% para 1,70%. Mas essa acabou se tornando uma medida que não foi pra frente, já que os bancos acabaram não aceitando este movimento brusco.
Na ocasião, diversos grandes bancos, incluindo a Caixa Econômica Federal, que é uma estatal, decidiram suspender a oferta deste tipo de crédito, afirmando que as taxas não cobririam os custos da operação. Na época, o governo acabou chegando a um meio termo, que ficou estabelecido em 1,97%.
Confira as principais vantagens do empréstimo consignado do INSS
O empréstimo consignado do INSS é uma modalidade de linha de crédito que acaba sendo oferecida apenas para as pessoas que possuem vínculo com essa instituição. Ou seja, as pessoas precisam ser aposentadas ou pensionista. Nesta mesma modalidade também entram os servidores públicos.
As instituições financeiras oferecem uma determinada quantidade de limite de crédito que é calculado com base nos ganhos dos segurados em questão. A partir do momento em que este empréstimo é liberado, as pessoas assumem o pagamento de uma determinada quantidade de parcelas em um valor combinado, e este pagamento acaba sendo descontado diretamente da folha de pagamento, ou seja, não chega a cair na conta do cliente.
Existe um limite de empréstimo consignado que as pessoas podem tirar, o que é chamado de limite do consignado. Este mecanismo acabou sendo criado pelo governo justamente com o objetivo de criar uma trava para que as pessoas não se endividem de tal forma que não vão conseguir mais receber nenhum pagamento.
Confira algumas das principais vantagens de um empréstimo consignado
Mais barato – Como este tipo de empréstimo acaba tendo uma garantia de pagamento para a instituição financeira, os juros costumam ser bem menores do que aqueles praticados nas demais linhas de crédito, como o empréstimo pessoal;
Liberação rápida – Atualmente os bancos contam com sistema completos e informatizados que garantem a liberação do empréstimo de uma forma muito rápida. Na grande maioria dos casos, caso o cliente tenha limite disponível no seu consignado, o dinheiro acaba sendo liberado na hora;
Parcelamento em mais tempo – Diante desta estabilidade que essas pessoas acabam tendo em relação a possibilidade de pagamento, os clientes acabam encontrando ofertas de empréstimo que podem ser parceladas em mais vezes do que outras linhas de crédito;