Imposto de renda: Saiba como funciona a antecipação da restituição.
Empréstimo é oferecido pelas instituições financeiras tendo como garantia a restituição do IR.
A declaração do Imposto de Renda para a Receita Federal é um procedimento previsto em lei que obriga todos os brasileiros que recebem a partir de uma determinada quantidade de renda ou que tenha uma determinada quantidade de patrimônio a declarar todas as suas movimentações anuais para o governo.
Além da declaração, que acaba sendo uma forma do governo acompanhar a evolução patrimonial de uma determinada família para identificar possíveis crimes, também existe uma tributação que é feita pelo governo para que ele receba uma determinada taxa a partir destes rendimentos declarados.
Por outro lado, muitos cidadãos acabam recebendo dinheiro de volta do governo, no pagamento que é conhecido como uma restituição. Neste caso, as pessoas acabam tendo mais imposto descontado ao longo do ano, a partir de uma série de cálculos que são feitos a partira da legislação vigente sobre o caso, e o governo devolve uma determinada parcela e quantia.
No momento em que a declaração é preenchida no software oficial de declaração do Imposto de Renda o cidadão já acaba tendo acesso a informação se ele terá que pagar o imposto ou se ele vai receber uma restituição. Mas o calendário de pagamentos da restituição acontece ao longo do ano no qual essa declaração é apresentada. Geralmente leva em consideração a ordem de envio, mas também conta com alguns públicos prioritários.
O que é a antecipação da restituição do IR?
A partir destas regras do Imposto de Renda os cidadãos acabam tendo algumas ofertas feitas pelas instituições financeiras, como a antecipação da restituição. O serviço é oferecido pelas instituições financeiras, ou seja bancos, que oferecem a seguinte proposta: fazer o pagamento da restituição para o cidadão antes da liberação do lote pela Receita Federal.
Mas, é sempre importante ficar muito atento ao que realmente está sendo ofertado para o consumidor. Na verdade, essa antecipação funciona basicamente como um empréstimo que toma como garantia tudo o que o cidadão têm a receber da Receita Federal. E, como todo empréstimo, os bancos cobram uma taxa que varia de acordo com o valor que será recebido.
Em qual banco é possível pedir a antecipação?
No momento em que o cidadão finaliza a declaração do imposto de renda, caso seja calculada uma restituição, será preciso informar os dados bancários para o pagamento. As pessoas terão que informar os dados completos, incluindo o nome e o código do banco e o número da conta completa.
Será neste mesmo banco que os clientes poderão pedir a antecipação. Os clientes terão que apresentar a declaração completa para o mesmo banco no momento em que a antecipação for requisitada. A instituição financeira vai utilizar todos estes dados para confirmar junto a Receita Federal os valores e, desta forma, liberar o crédito de antecipação.
Praticamente todos os principais bancos oferecem este tipo de crédito para as pessoas, apenas aqueles que optam pelos bancos digitais podem ter um pouco mais de dificuldade para conseguir a antecipação, uma vez que nem todos eles conseguem oferecer o crédito para os seus clientes.
Vale a pena pedir a antecipação do IR?
Essa é uma resposta que sempre vai depender de acordo com as necessidades dos clientes. De uma forma geral, a antecipação pode ser interessante para as pessoas que estão precisando de dinheiro de uma forma mais imediata. Quando comparado com outras opções de crédito que geralmente são oferecidas pelos mesmos bancos, este crédito costuma ser mais barato. Ou seja, os clientes vão acabar pagando menos para ter acesso a um tipo de empréstimo.
Mas, é sempre importante lembrar, que essa operação realmente é um empréstimo, portanto haverá uma cobrança de taxa de juros, que vai ser descontado diretamente do valor total da restituição. Ou seja, as pessoas vão acabar não recebendo o valor total apontado na Declaração do Imposto de Renda.
Portanto, caso o cidadão não esteja precisando deste dinheiro e possa esperar um pouco mais, vale mais a pena aguardar a liberação do lote, já que o valor vai cair integralmente na conta. Além disso, é sempre importante lembrar que quanto antes a declaração do IR for enviada, mais cedo a restituição será paga.