Reduzir a parcela do empréstimo consignado é possível: saiba como negociar com os bancos
Entenda como os consumidores podem buscar algumas reduções nos valores pagos nas parcelas dos créditos consignados.
O empréstimo consignado é uma linha de crédito liberada a partir da tomada dos recebíveis do solicitante como garantia de pagamento. Com os valores das parcelas sendo descontadas diretamente da folha de pagamento ou do contracheques, a garantia de pagamento é maior, reduzindo a inadimplência e também a taxa de juros cobrada nessa operação.

Outra característica desse tipo de empréstimo é a análise prévia feita pelos bancos e pelas instituições financeiras de forma geral, que libera os valores apenas quando as pessoas possuem margem consignada. Essa margem é uma trava que evita que as pessoas comprometam toda a sua renda com o pagamento de empréstimo.
Apesar disso, nem sempre as pessoas conseguem manter em dia sua saúde financeira a ponto de garantir o pagamento das parcelas desses empréstimos. Como os clientes dos bancos não conseguem deixar de pagar uma ou outra parcela, eles acabam atrasando ou deixando de pagar outras contas, fazendo com que eles se tornem inadimplentes.
Mas, apesar de nem todos os bancos abrirem a possibilidade de negociação dos valores das parcelas do empréstimo consignado, existem algumas estratégias e dicas que podem ajudar quem está enfrentando problemas financeiros e precisa de mais dinheiro para o pagamento das contas no dia a dia.
Parcela do empréstimo consignado pode ser reduzida?
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito com juros mais baratos e também sendo liberado de uma forma mais fácil, até mesmo para quem está com o seu nome no SPC ou no Serasa, justamente pela sua maior garantia de pagamento. Como os descontos são feitos em folha, o pagamento é garantido, com as instituições repassando os valores diretamente para o banco.
Mas o que muitas pessoas não sabem é que sim, quem assinou um contrato de empréstimo consignado e está tendo as parcelas descontadas diretamente da sua aposentadoria, da sua pensão ou do seu salário, pode buscar algumas alternativas para conseguir diminuir os valores que estão sendo pagos nos meses.
Essa pode ser uma estratégia justamente adotada pelas pessoas que se comprometem com os pagamentos das parcelas e, depois de um determinado período de tempo, acabam reduzindo o seu poder de compra e também a sua capacidade de fazer os pagamentos das outras contas.
Como reduzir os valores das parcelas do empréstimo consignado?
Para buscar as alternativas e conseguir reduzir os valores que estão sendo pagos em relação às parcelas do empréstimo consignado, um caminho é aproveitar a portabilidade. Essa foi uma ferramenta criada com o objetivo de ajudar justamente os consumidores a ter mais poder de negociação diante dos bancos e das instituições financeiras de forma geral.
Além disso, a portabilidade pode acabar se tornando muito importante também para ampliar e manter a capacidade de competir e disputar clientes dos bancos. Nos últimos anos, as instituições financeiras convencionais acabaram vendo surgir uma grande quantidade de concorrentes, com as fintechs.
As fintechs nada mais são do que instituições financeiras com forte base tecnológica e que direcionam os seus modelos de negócios justamente para o ambiente digital. São os bancos 100% digitais, que oferecem contas gratuitas e uma série de serviços bancários, mas sem ter que manter a estrutura física de um banco convencional.
Com isso, os bancos também tiveram que buscar esses clientes perdidos, oferecendo condições e planos mais atrativos.
Como funciona a portabilidade do empréstimo consignado?
A portabilidade de uma determinada operação de crédito, incluindo o empréstimo consignado, é basicamente uma operação na qual o cliente busca uma outra instituição financeira que vai assumir a dívida que ele possui com o banco atual. Com isso, a operação acaba tendo sua responsabilidade transferida.
Na busca por essa nova instituição financeira, o cliente sempre está atrás de uma condição melhor em relação ao contrato. Antes de mais nada, a principal alternativa acaba sendo justamente reduzir os valores das parcelas que estão sendo pagas naquele momento. Além disso, nessa mudança a pessoa também pode buscar uma forma de conseguir mais dinheiro emprestado, renovando o crédito que ela possui naquele momento.
Como solicitar a portabilidade de empréstimo consignado?
Antes de mais nada, essa acaba sendo uma operação que deverá ser feita a partir de uma busca ativa feita pelo cliente do banco ou da instituição financeira, que visa justamente encontrar condições melhores. Hoje em dia, diversos bancos aceitam analisar a proposta e podem assumir essa dívida.
Ao encontrar esses bancos, os clientes deverão apresentar os documentos do crédito consignado, que são os contratos assinados. Além disso, os bancos podem ainda solicitar outros documentos pessoais, para comprovação dos dados.
Existem algumas plataformas, inclusive, que fazem essa intermediação da operação, buscando bancos e financeiras que assumem essas dívidas. Depois que os documentos forem devidamente enviados, basta aguardar o retorno do banco, com uma nova proposta de renovação do crédito.