Saiba como solicitar o Empréstimo FGTS Caixa
Modalidade é destinada as pessoas que trabalham e que possuem saldo neste Fundo.
Uma modalidade de empréstimo e crédito que acabou se tornando muito procurada nos últimos anos é o FGTS, um modelo que acabou sendo criado pelas instituições financeiras a partir de algumas mudanças que foram promovidas pelo Governo Federal em relação ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, o FGTS.
Este é um fundo que vai acumulando uma série de contribuições feitas pelo trabalhador durante o seu tempo de serviço com carteira assinada. Além do valor que é descontado da folha de pagamento do trabalhador, ainda existe uma parte que acaba sendo paga diretamente pela empresa, de acordo com as atuais leis trabalhistas.
Durante muito tempo esse fundo era considerado como uma forma de segurança do trabalhador apenas em casos de demissão ou de doenças ou acidentes que o incapacitassem de trabalhar. Dessa forma, as pessoas teriam recursos para se manter caso ficasse um determinado período sem trabalhar.
Mas, nos últimos anos, o governo entendeu que o FGTS é uma espécie de investimento que pertence ao trabalhador e que ele deveria ter mais liberdade para ter acesso a este dinheiro. Por isso, foram criados diversos mecanismos que permitem com que as pessoas tenham acesso ao dinheiro, incluindo o saque aniversário, que libera uma determinada quantidade dos recursos de acordo com a data de nascimento do segurado.
Com isso, as instituições financeiras foram autorizadas a criar um tipo de empréstimo que tem como principal garantidor justamente o saque aniversário do FGTS. Dessa forma, os clientes teriam acesso ao recurso sempre que fosse necessário, pagando uma taxa de juros, e depois, na época do saque aniversário, este dinheiro seria utilizado para pagar o empréstimo.
Empréstimos na Caixa com FGTS
A Caixa, que é um dos bancos mais utilizados pelos brasileiros, conta com uma série de opções de empréstimos que possuem como garantia o FGTS do cliente. Existem desde os mais genéricos, que liberam os recursos para que os clientes façam o que bem entenderem, como o consignado FGTS, até aqueles mais específicos, como os empréstimos para aquisição de órtese ou prótese.
Mas um dos mais recentes é a antecipação do saque-aniversário, que pode ser uma solução de crédito interessante para quem não conseguiu aprovação em outros tipos de empréstimos.
Como funciona a antecipação do saque-aniversário do FGTS na Caixa
De acordo com as atuais regras da Caixa, este saque permite com que as pessoas façam uma retirada de até cinco parcelas do saque-aniversário. Para isso, o cliente deve estar devidamente habilitado a sacar este dinheiro, ou seja, ele deve ter fundos depositados. Além disso, o segurado deve fazer a solicitação para o saque-aniversário, que pode ser feito através do app do FGTS ou então através de uma opção específica no portal gov.br.
Como solicitar o empréstimo saque-aniversário FGTS da Caixa
Este é um empréstimo que pode ser solicitado de diversas formas pelos clientes da Caixa. Atualmente a opção está disponível nos aplicativos do banco, mas os clientes também podem fazer essa solicitação diretamente nas agências da Caixa, incluindo a possibilidade de acessar esta opção no caixa eletrônico.
Alguns documentos podem ser solicitados dos clientes, caso eles não possam ser acessados em sua versão digital, como a carteira de trabalho e de identidade, que serão utilizados para comprovar que o cliente tem algum tipo de vínculo empregatício ou permitir a consulta do seu saldo do FGTS.
Além disso, é importante que os clientes observem determinadas situações que são impostas pela Caixa e que precisam ser respeitadas. O valor mínimo da antecipação deve ser de R$ 500. Além disso, existe um limite de saque antecipados que deve ser de cinco parcelas.
No momento da contratação, os clientes deverão ter acesso as informações completas do empréstimo, que serão disponibilizadas de forma virtual, caso a solicitação seja feita nos pontos de atendimento virtuais, ou de forma impressa, no formato de um contrato, caso a antecipação seja feita diretamente em uma agência da Caixa.
Neste documento, os clientes deverão conferir inclusive o custo total efetivo da operação, que é a quantidade total que será cobrada a partir dessa antecipação. Esse valor deve ser levado em consideração, pois será o total descontado do FGTS.