Vale a pena fazer o financiamento da Honda? Saiba como funciona

A marca oferece um programa específico de financiamento para a compra das suas motos e outros veículos.

Publicado em 12/09/2025 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Na hora de comprar motos e veículos em geral, a grande maioria dos brasileiros opta pelo financiamento como forma de compra. Apesar de ser a opção mais cara que existe, uma vez que as taxas de juros são muito elevadas no mercado brasileiro, acaba sendo a opção mais rápida para quem precisa do bem mais rapidamente.

Vale a pena fazer o financiamento da Honda? Saiba como funciona
Créditos: Divulgação

O financiamento exige um intermediador, que é o banco ou a financeira que vai entrar com o dinheiro necessário para quitar a compra do bem, repassando o dinheiro diretamente para o vendedor, e passando a cobrar esse valor do comprador, na forma de parcelas que, na maioria dos casos, são fixas.

Anúncios

A grande maioria dos bancos e das financeiras oferecem esse tipo de serviço, especialmente os bancos mais tradicionais e que possuem uma maior importância no mercado financeiro como um todo. Mas existem também bancos e financeiras que são criadas especificamente para oferecer os financiamentos para determinadas marcas.

É o caso do Banco Honda, que foi criado com o objetivo de oferecer um financiamento próprio para os consumidores brasileiros da marca. Apesar da Honda ter atualmente alguns veículos sendo vendidos por aqui, as motos acabam sendo os grandes sucessos de venda da empresa, e muitos brasileiros optam por financiar os veículos de duas rodas através dessa empresa.

Para aqueles que estão pesquisando, saiba mais sobre como funciona o consórcio Honda e veja se vale a pena fazer esse financiamento.

O que é o financiamento Honda?

Anúncios

O financiamento Honda é uma modalidade de compra que é oferecida pelo Banco Honda, criado justamente para permitir que as pessoas consigam adquirir as motos e os carros da montadora sem precisar depender do financiamento externo, de outros bancos ou de outras financeiras. De acordo com as informações que são divulgadas pelo próprio Banco Honda, os financiamentos seguem os formatos CDC, Leasing e Honda Evolution.

Como funciona o financiamento oferecido pela Honda?

É importante salientar que o Banco Honda foi criado com o objetivo de viabilizar justamente o financiamento dos veículos vendidos pela própria empresa. Esse banco não financia veículos de outras marcas. Dentro desse segmento, o banco oferece algumas opções:

Evolution Honda – Serviço que foi criado pela montadora focado especialmente para ajudar as pessoas que querem financiar motos da Honda. Ele oferece uma boa flexibilidade no momento da negociação e também parcelas que são menores quando comparadas com os financiamentos tradicionais. Além disso, esse sistema garante a recompra do veículo diretamente pela concessionária.

Financiamento de carro – Além disso, o Banco Honda também oferece a possibilidade de financiar os carros da marca. Nesse caso, os clientes devem dar uma entrada entre 30% a 60% do valor do carro, e os prazos para pagamentos podem ser escolhidos entre as opções 18, 24, 36 ou 48 meses. O plano também permite que as pessoas revendam o seu veículo diretamente para a montadora.

Crédito Direto ao Consumidor – O chamado CDC é uma modalidade de financiamento oferecido pela Honda, na qual o dinheiro acaba sendo liberado diretamente para a pessoa que está solicitando a compra. Nesse caso, o bem fica em nome do comprador e arrendado ao Banco Honda. Nesse caso, as taxas de juros acabam sendo maiores.

Leasing – Já no modelo de financiamento Leasing está disponível apenas para os carros. Nessa opção, o bem fica em nome do Banco Honda até o encerramento do contrato, mas com direito de uso do cliente que está fazendo a compra. Nesse caso, as taxas de juros são um pouco mais baixas.

Quem pode financiar os veículos pela Honda?

Uma outra vantagem do Banco Honda quando comparado com outras instituições financeiras que financiam veículos é que o processo acaba sendo mais fácil, reduzindo as burocracias. Mas, mesmo assim, o cliente ainda deve estar em dia com todas as suas contas, mantendo seu score mais alto e sem inscrições negativas. Além disso, as pessoas devem ser maiores de 18 anos de idade.

No momento da solicitação do financiamento elas devem apresentar alguns documentos que são importantes para análise, incluindo CPF, CNH, comprovante de residência, comprovante de renda e também número de placa e estado de licenciamento do veículo que gostaria de financiar, o que é fornecido pela própria loja no momento da solicitação.

Vale a pena fazer um financiamento na Honda?

Para os clientes que estão decididos por um veículo que seja específico da marca Honda, o financiamento disponibilizado pelo banco da própria marca, na maioria dos casos, será mais vantajoso. As taxas de juros acabam sendo mais atraentes e o processo de análise e liberação acaba sendo muito mais rápido. Além disso, os clientes ainda podem analisar outras possibilidades de compra parcelada oferecidas pela Honda, como o consórcio, para quem busca uma compra programada.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.