13º salário de aposentados e pensionistas: confira quando será pago
Benefícios acabam tendo calendários diferentes definidos pelo governo, com antecipação confirmada para esse ano de 2025.
Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) recebem seus benefícios sempre seguindo um calendário criado pelo próprio instituto, junto com o Ministério da Fazenda. Em alguns casos, esses pagamentos podem acabar sendo alterados, inclusive com a possibilidade de adiantamento de determinados valores.

Nos últimos anos, o Governo Federal tem adotado uma estratégia de antecipação dos pagamentos referentes ao 13º salário desses dois grupos. Essa é uma forma de movimentar a economia, permitindo que essas pessoas tenham acesso ao dinheiro antes dos trabalhadores da iniciativa privada, que normalmente fazem esse pagamento somente no final do ano.
Para esse ano de 2025, o governo já anunciou que pretende adotar novamente a mesma medida, fazendo esses pagamentos de forma antecipada. Saiba mais sobre como esses pagamentos são feitos e confira a previsão de datas para o calendário desse ano de 2025.
O que é o 13º salário dos aposentados?
Assim como os trabalhadores da iniciativa privada, os aposentados e pensionistas também acabam tendo o direito de ganhar um pagamento adicional todos os anos, o conhecido 13º salário. Esse valor é garantido por lei e precisam ser disponibilizados todos os anos.
O 13º salário está garantido, por lei, para os segurados e dependentes da Previdência Social do Brasil e que recebem pagamentos por incapacidade temporária, auxílio-acidente, salário-maternidade, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão.
A única categoria de pagamento recorrente que é de responsabilidade do INSS e que não tem o direito de receber o pagamento adicional anual é o Benefício de Prestação Continuada, mais conhecido apenas pela sigla BPC, já que a legislação atual sobre o tema não prevê esse pagamento.
O que é a antecipação do 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS?
Essa é uma decisão administrativa tomada pelo INSS, junto com outros órgãos do Governo Federal, que tem como principal objetivo fazer com que esse pagamento chegue de forma antecipada às contas de todos que possuem direito. De acordo com a legislação, o 13º salário pode ser quitado completamente até o dia 20 de dezembro do ano corrente. A antecipação define um calendário alternativo, para que as pessoas consigam receber antes.
Para esse ano de 2025, a antecipação do pagamento do 13º salário deve beneficiar 34,2 milhões de aposentados e pensionistas, segundo estimativas baseadas na folha de pagamentos de fevereiro.
Quando será pago o 13º dos aposentados e pensionistas do INSS em 2025?
De acordo com as informações que foram divulgadas pelo governo federal, o benefício deste ano será quitado em duas parcelas, seguindo basicamente o mesmo formato que vem sendo adotado nos últimos anos. Esses pagamentos acontecerão ainda no primeiro semestre deste ano.
Os pagamentos vão acontecer nas seguintes datas:
- 1ª parcela: entre 24 de abril e 8 de maio, juntamente com o pagamento regular de abril
- 2ª parcela: entre 25 de maio e 8 de junho, juntamente com o pagamento regular de maio
Além de definir a antecipação, esses pagamentos também seguem o esquema de escalonamento que já existe no INSS para os pagamentos dos aposentados e dos pensionistas. As datas variam conforme o número final do cartão do beneficiário, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço.
Portanto, para saber a data correta do pagamento, o aposentado ou pensionista deve conferir a data do pagamento do seu benefício, que segue basicamente sempre o mesmo calendário. Caso o beneficiário tenha alguma dúvida em relação a esse pagamento, a data normalmente pode ser confirmada junto ao aplicativo Meu INSS.
Qual o valor do 13º salário do INSS?
O valor do 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS acaba sendo sempre o mesmo do valor pago mensalmente como benefício. Diante disso, as pessoas acabam conseguindo verificar e confirmar esse valor apenas confirmando qual o valor que essa pessoa recebe todos os meses.
Lembrando que o valor integral do 13º acaba sendo sempre proporcional aos meses do ano que o aposentado ou pensionista recebe o valor. Ele recebe apenas o valor total caso ele esteja recebendo esses pagamentos ao longo dos últimos 12 meses. Caso não tenha completado um ano ainda, o valor acabará sendo proporcional, correspondente a 1/12 para cada mês.