4 apps para quem quer melhorar o controle das finanças em 2023
Ferramentas podem ser extremamente úteis para acompanhar de perto entradas e saídas.
Ter o total controle financeiro doméstico não é das tarefas mais simples. Por mais que as pessoas acreditem que, por se tratar de contas domésticas, não seja preciso ter um controle mais formal, é muito fácil acabar perdendo a noção do que está acontecendo no orçamento doméstico. Não é à toa que existem milhões de pessoas que, além de estarem com um grau de endividamento elevado, acabam entrando para a inadimplência.
Um outro erro que os adultos costumam cometer é o de achar que, de forma efetiva, conseguem saber exatamente quanto ganham e quanto gastam apenas “de cabeça”. Existem muitas contas que acabam sendo feitas no dia a dia e que muitos simplesmente deixam passar, justamente pela falta de um controle mais rígido.
Antigamente este tipo de controle era feito no papel, mas com as tecnologias disponíveis nos dias de hoje, existem formas mais efetivas de realizar este controle financeiro, que são os apps. E como os telefones acabam estando sempre com os usuários, não existe a desculpa de não registrar alguma movimentação.
Benefícios em controlar as finanças utilizando aplicativos
Um dos benefícios mais evidentes é o de organizar e visualizar, de uma forma clara, tudo o que está acontecendo no núcleo familiar em relação às finanças. As pessoas conseguem saber exatamente a quantidade de dinheiro que entra e que sai, já que estes apps costumam condensar as informações em relatórios muito fáceis de serem acompanhados.
O hábito de ir acompanhando, em tempo real, os números das finanças também acaba reforçando o hábito de poupar ou de, pelo menos, não gastar mais do que deveria. Conseguir enxergar estes números acaba deixando muito mais claro a real situação e o momento no qual as pessoas devem parar de gastar.
Em termos práticos, os aplicativos oferecem a chance destes registros serem feitos em tempo real pelos usuários, não importando onde eles estão. Por exemplo, a pessoa está na rua e fez uma compra, ela pode rapidamente registrar a movimentação e já conferir o impacto que aquela despesa terá.
Os aplicativos também podem ser utilizados como ferramentas de tomada de decisão, uma vez que as pessoas poderão decidir se podem ou não fazer uma compra com base nos dados apresentados pelo app.
Melhores apps de controle de finanças
Mobills
Este é um dos aplicativos da categoria de organizador financeiro mais bem avaliado nas lojas de apps, inclusive já tendo aparecido como uma das “Escolhas do Editor” do Google Play. Ele oferece planos gratuitos e pagos, permitindo que as pessoas tenha acesso a todas suas despesas e receitas. Ele também permite o cadastro de diferentes cartões de crédito e pode ser utilizado integrado a alguns dos principais bancos digitais, coimo Nubank, Digio, Neon, dentre outros.
Expense IQ
Os usuários poderão gerar até 12 tipos diferentes de relatórios com base nas informações que são disponibilizadas neste app, tais como fluxo mensal de caixa, despesas por categorias e rendimento x despesa. Por isso, além de controlar as contas pessoais, este app também pode ser utilizado como uma ferramenta de gestão de pequenos negócios. Ele também conta com ferramentas que permitem a transferência entre contas de diferentes moedas de acordo com a taxa de câmbio do dia.
Organizze
Um aplicativo bastante completo que também conta com uma versão web, para quem prefere preencher os dados também na tela de um computador. Ele permite que os usuários cadastrem múltiplas contas online, com saldo consolidado de todas elas. Ele também consegue gerar um demonstrativo dos lançamentos por período. As despesas e as receitas podem ser separadas em diferentes categorias, o que ajuda também a entender onde o dinheiro está endo gasto.
Orçamento fácil
Como o próprio nome do aplicativo entrega, o objetivo dele é justamente oferecer uma solução para os clientes que desejam apenas alguns recursos mais básicos de controle de finanças, sem precisar se preocupar com uma grande quantidade de formulários que devem ser preenchidos ou de recursos que não serão utilizados. Ele permite a inserção das movimentações diárias, e ainda manda lembretes caso as pessoas não registrem nada ao longo do dia. Também apresenta um relatório de fluxo de caixa simples, mas bastante funcional.