5 filmes de finanças para ajudar a entender melhor o assunto
Confira algumas produções que acabam tendo o dinheiro como tema principal.
Se durante muito tempo os livros eram considerados como a única forma de repassar conhecimento para as pessoas, hoje em dia vivemos na era da informação e da disseminação de plataformas que também conseguem explorar os mais variados tipos de conteúdos que possam, de fato, ensinar as pessoas.
Ainda existe uma ideia de que produções audiovisuais não conseguem se aprofundar em termas importantes a ponto de realmente conseguir mudar a vida de uma pessoa em uma determinada área. Mas essa ainda é uma ideia que está mais relacionada ao fato das pessoas se apegarem muito ainda a algo já consolidado na sua mente, como a ideia de que livros sãs as mais valiosas plataformas de disseminação de conteúdo, do que realmente baseado em fatos concretos.
Os filmes, por exemplo, muitas vezes são criados não apenas a partir de uma ideia de roteiro ficcional, mas principalmente a partir de uma série de pesquisas que são feitas tendo como principal objetivo fazer com que ele realmente passe informações importante se verídicas sobre um assunto. E a própria parte da ficção acaba justamente ajudando a ensinar sobre a vida de uma forma geral.
Para quem quer aprender um pouco mais sobre como funciona, de fato, o mundo das finanças e do dinheiro, confira alguns filmes interessantes disponíveis:
O mago das mentiras – The wizard of lies (2017)
O mundo das finanças geralmente é retratado nos filmes como algo que pode fazer com que as pessoas esqueçam todos os seus valores éticos e morais na busca por ganhos. Este filme acaba explorando o tema, mais precisamente como todo um esquema fraudulento foi capaz de enriquecer um homem chamado Bernard Madoff. O filme também é interessante para entender como um sistema complexo como o de finanças globais pode acabar se tornando, na verdade, muito frágil.
Trocando as bolas – Trading places (1983)
Para não ficar apenas nos filmes pesados de drama sobre o tema finanças, existem até mesmo algumas comédias que acabam explorando o assunto. É o caso de Trocando as Bolas, considerado como um verdadeiro clássico da Sessão da Tarde. Para quem nunca viu o filme, ele acompanha um executivo de sucesso e um mendigo que acabam tendo suas vidas trocadas quando um grupo de apostadores decide brincar com a vida de ambos. É um filme interessante que mostra como nem sempre aqueles que acham que possuem o poder realmente estão no topo da cadeia alimentar
A grande aposta – The big short (2015)
Filme que acabou sendo indicado ao o Oscar e que fez com que muitas pessoas realmente conseguissem entender melhor o que acabou causando uma das maiores crises financeiras dos nossos tempos, o crash do mercado imobiliário nos Estados Unidos nos anos 2000. O filme acompanha Michael Burry, que quando percebe as inconsistências nas hipotecas vendidas pelo setor de imóveis americano decide apostar contra esses títulos. O filme é interessante pois, em meio ao caos da história, para e explicar alguns conceitos básicos de investimento de forma prática e divertida.
Mauá – O Imperador e o Rei (1999)
Não são apenas as produções estrangeiras que abordam o tema. Também existem alguns filmes nacionais que acabam contando histórias de que como as finanças era tratadas em nosso país em tempos passados. É o caso deste filme que acompanha a vida de Irineu Evangelista de Souza, mais conhecido como o barão de Mauá, que é considerado por muitos historiadores como o primeiro grande empresário brasileiro, mas que teve uma vida de fortuna e que acabou em uma falência.
O lobo de Wall Street – The wolf of Wall Street (2013)
Um grande filme com Leonardo Dicaprio que mostra as entranhas do funcionamento da bolsa de NY, considerada como uma das mais importantes do mundo. Mas a história também é uma espécie de resumo de tudo o que acontece em qualquer sistema econômico global, no qual as pessoas que conseguem entender que tudo não passa de um mundo virtual e visualizam formas de burlar as regras se tornam as milionárias. Mesmo com grande doses de exagero, o filme realmente pode ser interessante até mesmo por quem busca inspiração na criação de determinados tipos de estratégias de mercado.