5 ideias do que fazer nas férias sem gastar muito

Confira algumas dicas para aproveitar sem assumir muitas dívidas.

Publicado em 13/11/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Com o final de ano se aproximando, muitas famílias já começam a pensar no que eles vão fazer durante as férias de verão, que é o período do ano no qual costuma ser alta temporada na grande maioria dos destinos turísticos. As famílias acabam viajando somente neste período, com as crianças e adolescentes de folga das atividades estudantis, em muitos casos, pois elas não conseguem tirar períodos mais extensos de descanso em outras épocas do ano.

5 ideias do que fazer nas férias sem gastar muito

Isso faz com que muitos adultos tentem planejar para que suas férias de trabalho também acabam coincidindo com este período de recesso escolar. E todo este movimento costuma deixar itens como passagens e hospedagens muito mais caro neste período. Mas existem algumas ideias interessantes do que pode ser feito nas férias para quem não deseja gastar muito dinheiro.

Anúncios

Confira algumas sugestões:

Aproveite as áreas livres da sua cidade

Uma dica interessante durante as férias para que os adultos e as crianças não fiquem muito tempo dento de casa sem fazer nada de diferente é aproveitar as áreas livres que podem ser encontradas pela cidade, como os parques. Muitas vezes as pessoas simplesmente acabam não aproveitando estes locais nas cidades onde elas moram em virtude da rotina corrida. Mas durante as férias, pode ser uma oportunidade interessante.

Organizar piqueniques nos parques das cidades, por exemplo, é algo simples de ser feito e que pode acabar proporcionando uma grande diversão não apenas para as crianças, mas também para os adultos, que por vezes esquecem que como é bom tirar um tempo para ter este contato mais próximo da natureza, mesmo que seja no meio das cidades grandes.

Organize uma ida econômica à praia

Anúncios

O Brasil conta com uma imensa faixa litorânea, o que significa que boa parte dos estados acabam tendo praias na sua região. Para quem mora mais próximo destes espaços, a dica é criar uma possibilidade de um passeio mais econômico para o litoral, que sempre agrada tanto aos adultos quanto as crianças.

Para não gastar muito, dependendo do local onde a pessoa mora pode ser possível organizar um “bate-volta”, saindo de manhã cedo e aproveitando o dia todo na praia. Além disso, as pessoas ainda podem levar comidas e bebidas de casa, o que sempre acaba sendo interessante e muito mais econômico para o passeio em família.

Faça passeios culturais

As férias de final de verão também podem ser interessantes para que já família consiga fazer determinados passeios e conhecer locais dentro da sua própria cidade mas que acabam não sendo visitados em função da rotina. Além disso, durante as férias de verão, as pessoas que moram nas grandes cidades acabam experimentando uma sensação de maior paz e tranquilidade para visitar determinados locais, já que o movimento costuma ser menor.

Então, a dica é fazer alguns passeios que sejam de caráter mais cultural, indo em locais que podem ser encontrados em grande parte das cidades, como museu, planetário, biblioteca pública, pontos turísticos e ir ao cinema ou teatro. A oferta de programação costuma ser grande neste período nas capitais, justamente para atender a demanda de pessoas que ficam.

Pratique esportes em família

Para quem aproveitar um programa em família que seja divertido, saudável e, ao mesmo tempo, ajuda as crianças para que elas gastem um pouco doe energia, pode ser um bom momento para praticar alguns esportes em família, podendo até mesmo ser uma atividade que pode acabar sendo feita com outros integrantes da família ou junto com os amigos.

Além de todos os espaços públicos que podem ser feitos para praticar esportes, as pessoas hoje em dia contam com algumas opções de estruturas interessantes que nem sempre acabam saindo muito caras, como quadras que podem ser alugadas, por exemplo. Existem muitos espaços que inclusive oferecem descontos para famílias com crianças.

Conheça uma cidade vizinha

Alguns passeios podem ser feitos em uma distância muito mais curta, em um tempo menor também, e pode acabar surpreendendo. Muitas vezes as pessoas acabam não conhecendo as cidades vizinhas a sua. Este tipo de passeio pode acabar se tornando muito interessante justamente para conhecer os locais de parto e até mesmo encontrar novas opções de atrativos.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.