6 dicas infalíveis para fazer o dinheiro trabalhar para você em 2025

Segredo é buscar investimentos que pagam dividendos generosos.

Publicado em 08/01/2025 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Um dos sonhos da grande maioria dos profissionais que trabalham todos os dias nos mais variados setores é deixar de ter o compromisso de prestar seus serviços diariamente e contar com uma fonte de renda garantida todos os meses. A aposentadoria acaba se tornando esse momento no qual as pessoas conseguem aproveitar mais a vida sem ter que se preocupar com trabalho, mas, além de demorar muito, nem sempre os rendimentos obtidos são suficientes.

6 dicas infalíveis para fazer o dinheiro trabalhar para você em 2025
Créditos: Freepik

Um dos caminhos para conseguir alcançar esse tipo de objetivo, garantindo uma renda que entra todos os meses na sua conta sem ter que trabalhar no que é considerado como uma rotina profissional convencional, é direcionar seus esforços para acumular um patrimônio que gere essa renda. Basicamente, é o que as pessoas chamam de fazer o dinheiro trabalhar para si.

Anúncios

O dinheiro trabalha para a própria pessoa basicamente quando é criada uma determinada situação na qual uma quantidade de recursos financeiros é investida de forma estratégica. Com isso, as pessoas conseguem garantir não apenas uma forma de garantir que esse dinheiro permaneça protegido, mas também que ele gere uma renda passiva de forma consistente.

O que é renda passiva?

Algo muito importante para qualquer investidor que esteja focando nesse tipo de resultado é entender de fato o que significa o conceito de renda passiva. Esse é um termo muito comum dentro do mundo da economia, que basicamente faz uma referência direta a fluxos de receita que acabam sendo gerados com o mínimo de esforço contínuo de parte do investidor.

Ou seja, de uma forma muito simples de se entender, é basicamente um dinheiro que entra nas contas de forma regular sem que exista a necessidade de empenhar tempo ou energia que normalmente seriam necessárias para conseguir esses valores.

Anúncios

Por exemplo, as receitas obtidas com o aluguel de imóveis, por exemplo, podem ser consideradas como um tipo de renda passiva. Ou seja, as pessoas investem em imóveis e garantem um fluxo de renda contínuo, que nesse caso é o valor pago como aluguel pelo inquilino. Mesmo que esse tipo de operação ainda exija algum tipo de trabalho e dedicação, o fato é que esse valor entra mesmo nos meses que os donos dos imóveis não investem tempo nem recursos.

Qual a melhor forma de conseguir criar um fluxo de renda passiva?

Além das questões relacionadas aos investimentos em imóveis para gerar renda com aluguéis, existem algumas outras formas para ir construindo essa renda passiva sem depender apenas do setor de imóveis, que pode acabar tendo altos e baixos com o passar do tempo, especialmente em momentos nos quais a economia do país está mais instável.

A principal estratégia que normalmente as pessoas buscam para criar esse fluxo de renda passiva é buscar investimentos diversificados, com retornos que não apenas sejam consistentes, mas que também sejam crescentes ao longo de um determinado período de tempo, pois é importante que as pessoas recebam um aumento nesses valores ao longo do tempo.

No segmento de produtos de investimentos que podem ser adquiridos, uma das estratégias é buscar opções que pagam dividendos, como as ações de empresas sólidas no mercado que realizam esses pagamentos periódicos sem a necessidade de vender os papéis.

Outros tipos de investimentos também podem ser muito interessantes para criar essa renda passiva, tais como FIIs, títulos de Renda Fixa, aluguel de imóveis, royalties de propriedade intelectual, negócios online, entre outros.

Dicas para multiplicar o dinheiro investido

Desenvolva uma educação financeira

Assim como outras áreas importantes do desenvolvimento pessoal, a educação financeira é muito importante e vai conseguir desenvolver as bases para que as pessoas consigam entender a importância dos investimentos, fazer um bom planejamento financeiro, entre outros aspectos.

Repense o seu orçamento

A partir do momento em que o foco da pessoa é direcionado para a obtenção de uma renda passiva consistente, é muito importante rever e repensar o orçamento de uma forma geral, definindo prioridades, cortando gastos desnecessários e obtendo novas fontes de renda.

Quite as dívidas

Antes de começar a fazer qualquer tipo de investimento com foco na formação dessa renda passiva, o primeiro passo é conseguir quitar as dívidas, não apenas as que estão atrasadas, mas também aquelas que geram juros e taxas. Afinal, os juros que incidem sobre as dívidas sempre serão mais elevados do que os obtidos com os investimentos.

Tenha objetivos e metas

Um bom planejamento financeiro deve, acima de tudo, incluir metas e objetivos. Os objetivos normalmente são os macros, aqueles que devem ser visados pelas pessoas. Já as metas devem ser mais palpáveis, que vão servir especialmente para ajudar as pessoas a verificarem o andamento do seu planejamento.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.