6 profissões para quem deseja trabalhar na área de finanças

Confira algumas atividades profissionais interessantes para quem deseja trabalhar com dinheiro e valores de uma forma geral.

Publicado em 18/09/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Trabalhar com finanças nem sempre está relacionado apenas a habilidade de lidar com a matemática. É claro que o conhecimento da ciência dos números acaba sendo fundamental para quem de fato deseja se tornar um profissional completo na área das finanças, mas existem diversas atividades profissionais que acabam lidando muito mais com as questões estratégicas do que de fato com os números e com as contas em si.

6 profissões para quem deseja trabalhar na área de finanças

A área, que sempre atraiu uma grande quantidade de interessados ao lidar com “aquilo que move o mundo”, que é o dinheiro, se tornou ainda mais famosa nos últimos anos em virtude da grande quantidade de profissionais produzindo conteúdo sobre finanças para as redes sociais e a internet de uma forma geral.

Anúncios

Mas, além de se tornar uma pessoa que possa trabalhar como influenciadora ou referencia no segmento de conteúdo digital na área de finanças, existe uma série de outras profissões e atividades profissionais relacionadas a finanças que acabam se apresentando como excelentes carreiras, com boas oportunidades em termos de ganhos e crescimento.

Confira algumas opções de profissões para quem deseja trabalhar na área de finanças:

Analista de finanças

Estes são profissionais que fazem contas o tempo todo, mas que acabam focando muito mais nas questões estratégicas do mercado como um todo. Dentre as principais atividades desenvolvidas pelos contratados nesta posição estão o preparo e a análise de relatórios de contabilidade, além de estudos para identificar a viabilidade financeira de determinados tipos de projetos. Eles também acabam sendo os principais responsáveis por desenhar as estratégias econômicas para a empresa.

Gerente financeiro

Anúncios

Este é um carto que pode ser as mais variadas funções e atividades rotineiras, de acordo com a estratégia e a forma como as empresas acabam lidando com as questões relacionadas a estratégia financeira. Eles precisam demonstrar, ao longo da sua vida profissional, uma grande habilidade para gerir recursos financeiros de uma forma geral. Sua função é tomar decisões direcionais das finanças do local onde trabalha. Além disso, pode precificar produtos, serviços e avaliar se as metas financeiras estão sendo cumpridas.

Bancário

Uma das profissões mais clássicas do mundo das finanças, que muitas pessoas apostavam que chegaria ao fim em função do surgimento das fintechs e da digitalização dos serviços financeiros como um todo. Basicamente os bancários lidam com todas as rotinas e serviços oferecidos pelas instituições financeiras para os clientes de uma forma geral. Além das atividades administrativas dentro do banco, estes profissionais também trabalham em diversas outras áreas, como aconselhamento financeiro, venda de produtos e serviços, análises de inflação e câmbio, dentre outras.

Analista de valores mobiliários

Já estes profissionais trabalham em um setor que, mesmo que não seja propriamente o de finanças, acaba sendo muito vinculado a economia de uma forma geral, que é o setor mobiliário. Quem acaba atuando no segmento de valores mobiliários trabalham especialmente na elaboração de relatórios e estudos de valores mobiliários de uma forma geral. O objetivo é auxiliar ou influenciar investidores no processo de tomada de decisão de investimentos. Podem atuar tanto de forma autônoma quanto vinculados a uma corporação.

Gestor de fundos

Uma profissão que vêm crescendo consideravelmente ao longo dos últimos anos, especialmente com o maior interesse que as pessoas acabam tendo de fazer investimentos de uma forma geral e também com as plataformas digitais que tornam o procedimento muito mais simples e fácil. Mesmo em sistemas informatizados, a figura humana do gestor de fundos acaba sendo fundamental para que as pessoas consigam ter bons resultados com os fundos nos quais elas colocam o seu dinheiro. Geralmente este tipo de vaga acaba sendo ocupada por pessoas que já tenham alguma experiencia na área das finanças como um todo.

Analista de crédito e cobrança

Os profissionais que trabalham com este tipo de atividade acabam administrando e gerenciando cobranças de uma forma geral, além de atuar de uma forma muito forte na atividade de avaliação de créditos como um todo. Diante de cenários de endividamentos, para as empresas estes profissionais acabam sendo muito importantes para reduzir o nível de inadimplência de uma forma geral, além de criar estratégias junto ao mercado para reduzir as chances de não recebimento e conseguir recuperar o valor devido junto aos clientes ou ao mercado como um todo.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.