7 dicas práticas para conseguir identificar dinheiro falso

Saiba como encontrar notas faltas no dia a dia.

Publicado em 20/10/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

A quantidade de moeda física circulando é cada vez menor, e o motivo é simples: as formas de pagamento eletrônicas estão se tornando cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas. Hoje em dia os pagamentos utilizando cartões e o smartphone estão fazendo com que muitos sequer vejam atualmente a necessidade de levar o papel moeda.

7 dicas práticas para conseguir identificar dinheiro falso

Mas o dinheiro ainda é muito importante, sendo bastante utilizado no comércio, mesmo que em menor quantidade. Por conta disso, ainda existe uma grande preocupação, especialmente com quem precisa lidar com grandes quantidades de dinheiro físico no dia a dia, com o dinheiro falso. As tentativas de criar moedas que simulam as reais mas que não possuem valor sempre existiram e seguem acontecendo.

Anúncios

Para quem precisa ficar mais atento para não deixar passar dinheiro falso, confira algumas dicas práticas que podem ajudar na identificação desta moeda no dia a dia:

Se guie pela marca d’água

Uma das principais tecnologias utilizadas pela Casa da Moeda, instituição responsável pela impressão do dinheiro no Brasil, é a aplicação das marcas d’água, que são muito difíceis de serem reproduzidas nas impressoras normalmente utilizadas para fazer o dinheiro falso. Para conseguir identificar as imagens que são impressas no formato das marcas, o ideal é colocar a nota sempre contra a luz.

Encontre o fio de segurança

Uma outra tecnologia que está presente nas notas de maior valor, a partir de R$ 10, é o chamado fio de segurança. Trata-se de um fio feito com um material diferente que é colocado no papel durante a fabricação das cédulas. Ele pode ser encontrado quase no meio da cédula de papel, e também aparece quando a nota é colocada contra a luz. Nele, está escrito a palavra o valor do dinheiro e a palavra “REAIS”.

Sinta o relevo em partes da nota

Anúncios

Uma outra característica da nota verdadeira, que dificilmente acaba sendo reproduzida nos equipamentos amadores utilizados para fazer as falsificações, é determinadas áreas que ficam em alto relvo. Ao passar os dedos pela nota a grande maioria das pessoas conseguem sentir essa diferença através do tato. Uma área que apresenta relevo é na frase “REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, escrita na frente da cédula. Já nas notas de maior valor, a partir de R$ 20, o relevo aparece no nome “BANCO CENTRAL DO BRASIL”, e também no animal e no número do valor.

Confira o quebra-cabeças

As cédulas de papel também contam com um outro sistema de segurança criado na impressão das notas que é chamado de quebra-cabeças. Basicamente quando as pessoas conseguem colocar as notas contra a luz, as pessoas podem verificar que existe uma espécie de complemento dos desenhos que estão na frente e que estão na parte de trás das mesmas, formando uma espécie de mosaico. E este complemento dos elementos quando colocados contra a luz acabam formando o número do valor da nota. Mais uma vez, este tipo de recurso acaba sendo muito complicado de ser replicado pelas máquinas que não possuem a devida programação original da impressão.

Encontre um número escondido

Mais um elemento que foi colocado nas cédulas com o objetivo de dificultar sua impressão. Para isso, as pessoas deverão colocar a nota na altura dos olhos, sempre na posição horizontal, em um local que esteja bem iluminado. Ao fazer isso, será possível encontrar o número do valor da nota que é muito difícil de ser encontrado quando as pessoas estão olhando a nota mais de longe. Este número pode ser encontrado em algumas áreas da nota, tanto na parte da frente quanto na parte de trás.

Ache os elementos fluorescentes

Utilizando determinados equipamentos que emitem luz ultravioleta, é possível encontrar alguns elementos fluorescentes, como o valor da cédula que aparece na área correta, a numeração de série que muda de cor (de vermelha fica amarela) e fios pequenos na coloração lilás.

Encontre as fibras coloridas

As cédulas de verdade também são impressas em papel que contam com pequenas fibras coloridas espalhadas em toda sua extensão, de ambos os lados. São pequenos riscos, que parecem ter sido feitos à caneta, mas cores vermelho, azul e verde.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.