9 dicas para aumentar o Score do Serasa em 2023

Saiba como ampliar sua pontuação e ter acesso a mais ofertas de crédito.

Publicado em 06/04/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Nos últimos anos o processo de análise de crédito e de perfil do consumidor se tornou muito mais complexo. Há algumas décadas atrás a única informação que realmente importava para as instituições financeiras era se a pessoa estava ou não com o seu nome inscrito nos principais órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SPC.

9 dicas para aumentar o Score do Serasa em 2023

Hoje em dia essa análise leva em consideração um conjunto de fatores que abrange a vida financeira das pessoas de uma forma geral. Foi criado um sistema de pontuação, sendo que quanto mais alta, maior a chance daquela pessoa quitar a sua dívida, portanto melhor serão as ofertas de crédito.

Anúncios

O Serasa Score acabou se tornando o sistema de pontuação mais utilizado pelas empresas do Brasil. Para quem anda com sua pontuação baixa, confira 10 dicas que vão ajudar a aumentar o seu score em 2023:

Entenda o score

Antes de mais nada, é muito importante se familiarizar com o score, cuja pontuação varia de 0 a 1000. A fórmula especifica utilizada para o calculo é mantido em segredo, e não existem receitas mágicas para aumentar o score de uma hora para a outra, mas é possível ir aumentando aos poucos essa pontuação.

Saiba o que não aumenta score

Algumas operações do dia a dia que já foram propagandeadas como fatores que aumentam o score já foram desmentidas pelo Serasa. Colocar o CPF em todas as notas fiscais, por exemplo, pode ser interessante em determinados programas dos governos municipais e estaduais, mas não faz com que o score seja ampliado. Aumento de renda declarada também não aumenta o score.

Pague as contas em dia

Anúncios

Um dos fatores levados em consideração na pontuação final é o fato da pessoa pagar as suas contas em dia, uma vez que os atrasos também podem prejudicar os credores. Portanto, pagar sempre antes da data do vencimento, especialmente as dívidas contraídas junto às instituições financeiras, pode ajudar.

Fuja das negativações

Algo que realmente derruba o score do cliente de uma hora para a outra, de uma forma muito rápida, é quando ele acaba tendo o seu nome negativado. Além disso, mesmo quando as pessoas pagam as dividas que são oficialmente comunicadas ao Serasa o score ainda pode demorar um tempo para voltar ao que era antes.

Utilize o cadastro Positivo

Este é um cadastro que tem como principal objetivo registrar justamente as boas operações financeiras dos consumidores, como quando eles pagam uma conta em dia. Essas informações acabam sendo liberadas para as empresas parceiras que fazem a consulta. Lembrando que a participação neste cadastro não é obrigatória, mas ajuda a elevar a pontuação.

Faça um planejamento financeiro

Um dos motivos do Score é justamente incentivar a responsabilidade financeira de parte dos contribuintes. Sendo assim, é muito importante que as pessoas façam um bom planejamento financeiro para evitar acumular muitos gastos que podem acabar se transformando em dividas.

Pague os valores totais das faturas

Um recurso que normalmente é disponibilizado pelas operadoras de cartão de crédito é do pagamento parcial das faturas, que é basicamente quando o cliente não paga o valor integral de todas as suas despesas no cartão naquele mês. Com isso, os clientes acabam entrando no chamado crédito rotativo.

Além de ser um dos créditos mais caros disponíveis atualmente, ele ainda pode acabar fazendo com que a pessoa perca sua capacidade de compras e aumenta a chance dele se tornar inadimplente. Como a função do score é justamente tentar antecipar este tipo de acontecimento, a pontuação acaba sendo reduzida.

Evite acumular compras parceladas

Outro fator que também pode acabar reduzindo o score do Serasa é quando as pessoas acumulam muitas compras parceladas, pois isso vaio reduzindo as chances da pessoa conseguir manter os pagamentos em dia.

Realize operações de crédito

De nada adianta se isolar completamente do mundo do crédito e das instituições financeiras. Para conseguir crédito, também é preciso começar a utilizar alguns destes serviços. Utilizar cartões de crédito com sabedoria e ativar os limites de cheque especial, mesmo que a pessoa não utilize, pode ser interessante.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.