Aluguel de carros: Saiba quando vale mais a pena do que comprar

Saiba como avaliar quando o aluguel acaba saindo mais barato do que a compra de um veículo novo.

Publicado em 10/02/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Alugar um determinado bem, durante muitos anos, sempre foi visto como um desperdício de dinheiro. Afinal de contas, as pessoas acabavam tendo que pagar uma determinada quantia de dinheiro por algo que não era delas. O único aluguel que realmente era considerado como algo comum era o de imóveis.

Aluguel de carros: Saiba quando vale mais a pena do que comprar

Mas, com o passar dos anos, a relação das pessoas com os itens de consumo acabou mudando bastante. Vivemos em uma sociedade que é caracterizada especialmente pelas mudanças muito rápidas. Com isso, muitas vezes as pessoas acabam não querendo investir muito na aquisição de determinados tipos de bens que podem acabar ficando obsoletos rapidamente.

Anúncios

Neste cenário, o aluguel de veículos acabou se tornando algo muito mais comum do que era anteriormente. Essa era uma opção que geralmente atendia as necessidade de uma pessoa que chegava em um determinado local em que ela não mora para ter um meio de transporte por tempo limitado.

Mas, hoje em dia, as pessoas passaram a alugar os carros para utilizar no dia a dia, como se fosse o seu próprio veículo. Além disso, outros fatores acabaram contribuindo muito para que as pessoas acabassem ficando mais próxima deste tipo de operação, como os aplicativos de transporte. Muitos motoristas passaram a alugar os veículos para começar a trabalhar com este tipo de serviço.

De fato, no Brasil, um país onde os preços dos veículos novos realmente pesam no orçamento dos clientes, muitas vezes o aluguel realmente pode acabar valendo mais a pena do que a compra. Mas, para isso, é sempre importante se informar bem sobre a operação que está sendo feita e, principalmente, fazer as contas.

Diferenças entre compra e aluguel de carros

Anúncios

Em ambas as modalidades, na maioria dos casos, os consumidores terão que assumir o pagamento de uma parcela considerável ao longo de muitos vezes. No caso do financiamento de um veículo, normalmente os consumidores precisam fazer o pagamento de um valor de entrada e depois ir pagando as demais parcelas ao longo de um determinado período que, em algum momento, acaba.

Por outro lado, o aluguel de um carro acaba fazendo com que as pessoas assumam o pagamento de uma determinada mensalidade pelo prazo que a pessoa pretende continuar com o veículo. Aquele será um bem que não vai ser seu, portanto o pagamento das mensalidades continuam por prazo indeterminado. Além disso, não será preciso utilizar este valor investido como entrada para o pagamento de um outro carro, por exemplo, o que geralmente acontece na compra de um carro novo.

Vantagens e desvantagens de alugar o carro

Uma das principais vantagens de se alugar um carro, especialmente nos modelos de contrato atuais que podem ser encontrados no mercado, é o fato de que estes carros alugados contam com todos os outros gastos já inclusos no valor da mensalidade, incluindo a documentação e também o seguro. Estes são gastos que geralmente pesam muito no bolso do consumidor, especialmente quando somados com os valores das parcelas.

Além disso, diversas empresas também oferecem planos de aluguel de carros que permitem com que a manutenção do veículo também saia por conta deles, justamente por causa do seguro que acaba sendo incluso.

Em relação as desvantagens, realmente a principal desvantagem está no fato do cliente não ter o bem para si, impedindo que ele utilize o mesmo para outros tipos de negócios. Além disso, no caso da compra de um veículo novo com dinheiro à vista ou em poucas parcelas, o aluguel realmente não vale a pena.

Como funciona o carro por assinatura?

Existe ainda uma outra modalidade de aluguel de carros que está sendo oferecido pelas montadoras e que está sendo chamado de carro por assinatura. Basicamente é uma prestação de serviço, com o cliente pagando uma mensalidade e tendo direito a dirigir um determinado carro por uma determinada quantidade de tempo e com uma quilometragem definida.

Neste tipo de modalidade, os valores de documentação e seguro também já estão inclusos. Além disso, os clientes contam com carros novos, uma vez que o serviço é oferecido diretamente pelas montadoras.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.