Aumento de salário: confira algumas dicas para pedir e negociar
Aprenda algumas estratégias para conseguir encaminhar uma proposta de valorização.
As negociações para aumento de salário sempre acabam se tornando um assunto bastante sensível. Afinal de contas, os trabalhadores acabam tendo todo o direito de iniciar uma conversa com seus contratantes para que exista uma valorização da sua mão de obra. Ao mesmo tempo, existe sempre o medo que este tipo de movimento acabe provocando uma reação contrária da esperada, que pode ser até mesmo a de uma demissão.
Mas existem algumas dicas e estratégias que podem acabar aumentando as chances das pessoas ganharem este aumento:
Evite utilizar motivos pessoais
Antes de mais nada, é muito importante que os trabalhadores consigam manter as negociações o mais profissional e impessoal possível. Por isso, é sempre muito importante que elas partam a partir dos motivos corretos, que devem sempre ser aqueles relacionados ao trabalho e ao mercado profissional de uma forma geral.
Acaba passando uma mensagem completamente equivocada quando os profissionais começam uma negociação de aumento de salários a partir de motivos pessoais. O trabalho deve sempre ser o argumento prioritário.
Converse em um local e um momento apropriado
É muito importante que os profissionais também respeitem os momentos mais indicados para solicitar este tipo de conversa com o responsável pelo aumento. Antes de mais nada, é sempre importante verificar se a empresa não possui uma política e uma orientação sobre como proceder com este tipo de abordagem.
Caso o profissional consiga ter acesso direto ao chefe ou a pessoa que realmente pode decidir por um aumento, é fundamental que essa abordagem aconteça no momento e no local correto, evitando falar em horários como o intervalo ou o almoço, a não ser que a ocasião tenha sido previamente agendada e acordada entre as partes.
Nunca utiliza a chantagem
Evite utilizar qualquer tipo de técnica e argumento que envolva chantagem, qualquer ela que seja. Em alguns casos os profissionais acabam nem tendo ciência de que realmente está fazendo uma chantagem, utilizando algum argumento que ele acha justo, mas acaba caindo nesta armadilha.
Dentre os argumentos mais comuns que podem acabar sendo considerado como uma chantagem está quando o profissional afirma que recebeu uma proposta comercial melhor de outra empresa. Por outro lado, existem alguns momentos que os profissionais acabam dando o que é chamado de “ultimato”, que basicamente é quando a pessoa está decidida em sair da empresa caso determinada condição não seja satisfeita. Se for o caso, é fundamental que isso seja deixado claro desde o começo e o trabalhador deve realmente estar preparado para cumprir o que está prometendo.
Avalie a situação da empresa
Exigir que o funcionário sempre entenda a situação da empresa e do seu patrão é pedir demais na grande maioria dos casos. Mas quando afirmamos a necessidade de avaliar a situação da firma, é basicamente uma forma de avaliar as reais chances de que o profissional tenha o seu pedido atendido.
Caso a empresa realmente esteja passando por uma situação complicada do ponto de vista financeiro, pode ser inviável que o profissional realmente acabe tendo um aumento de salário naquele momento.
Saiba o valor do seu trabalho
A partir do momento em que o profissional está decidido em solicitar um aumento de salário a partir do valor que ele está ganhando naquele momento, é muito importante que as pessoas saibam exatamente o valor do seu trabalho. Para isso, existem algumas ferramentas que podem ser utilizadas e que, nos dias de hoje, podem ser encontradas online.
Uma delas é a pesquisa com a média salarial que está sendo paga para os profissionais que estão fazendo o mesmo trabalho que você. Além disso, também é importante levar em consideração alguns aspectos que fazem com que este valor aumente, como a experiencia na profissão e a qualificação da pessoa de uma forma geral.
Prepare-se para negociar
É fundamental também que o funcionário esteja sempre pronto para negociar. Dificilmente ele vai ter o seu pedido de aumento salarial atendido apenas a partir de um pedido. Por isso, acaba sendo muito importante que as pessoas estejam preparadas para um momento de negociação, e isso significa que, em um determinado momento, ambas as partes podem ter que ceder.