Auxílio gás: Saiba como receber o benefício.

Ajuda do governo é destinada a compra deste item essencial para as famílias brasileiras.

Publicado em 14/02/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O Governo Federal conta com diversos programas de transferência de renda que funcionam como complemento daqueles considerados como principais e que deposita dinheiro na conta dos mais pobres. Um dos amis conhecidos é o auxílio gás, uma ajuda criada pelo governo federal que tem como principal objetivo ajudar as pessoas a ter sempre em casa este item que é fundamental para as famílias.

Auxílio gás: Saiba como receber o benefício.

Por que o gás de cozinha é tão importante?

O gás de cozinha é a forma mais utilizada no Brasil de combustível para os fogões, que consequentemente é o eletrodoméstico utilizado para cozinhar. Mesmo que existem diversas novas tecnologias que dispensem o gás, como os elétricos, o fogão à gás ainda é o mais comum, especialmente quando analisamos as famílias mais pobres.

Anúncios

A grande maioria dos brasileiros depende do sistema de gás de cozinha que é vendido através do botijão, já que, levando em consideração a quantidade de lares do nosso país, a quantidade de famílias atendidas por serviços de distribuição de gás por encanamento ainda é muito pequena.

Os botijões que são utilizados nos dias de hoje também acabam tendo uma grande importância quando o assunto é segurança. Mesmo que ainda existam acidentes com este tipo de material, eles são considerados muito mais seguros do que outros tipos de combustível. Por tudo isso existe uma preocupação em ajudar os mais pobres a ter sempre acesso ao gás.

Por que o gás de cozinha é tão caro?

Outra preocupação do governo é com relação aos preços cobrados pelo gás de cozinha no país. Apesar do Brasil ser reconhecido como um grande produtos e exportador de petróleo, existe toda uma cadeia produtiva internacional que acaba tornando muito difícil controlar diretamente os preços dos seus derivados.

Anúncios

Por tudo isso, o preço o gás de cozinha, assim como de outros derivados, como gasolina, diesel e semelhantes, se torna bastante volátil, acompanhando toda a movimentação financeira internacional. Dessa forma, quando existem altas no petróleo, o gás de cozinha acaba tendo o seu preço aumentado também.

O que é o Auxílio Gás?

O programa de auxílio gás que atualmente está valendo no Brasil foi criado no ano de 2021, tendo como principal objetivo reduzir o impacto que o valor do botijão de gás acaba tendo no orçamento doméstico dos mais pobres. O programa foi criado a partir da Lei nº 14.237, de 19 de novembro de 2021 e regulamentado pelo Decreto nº 10.881, de 2 de dezembro de 2021.

De acordo com as atuais regras do benefício, o valor que deve ser enviado para as famílias cadastradas neste programa deve corresponder a 100% do valor médio cobrado pelo botijão de gás de cozinha em todo território brasileiro.

Como receber o Auxílio Gás?

O benefício é concedido para as pessoas que se enquadrem nas seguintes situações:

  • Famílias que estão devidamente inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e que tenha comprovado a renda per capita igual ou menor de meio salário mínimo;
  • Famílias que já tenham na sua composição membros que recebam o Benefício de Prestação Continuada da assistência social (BPC). Neste caso, elas podem estar inscritas ou não no CadÚnico.

Além disso, o programa também coloca como beneficiarias preferenciais as famílias que tenham mulheres vítimas de violência doméstica sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência.

Lembrando que, assim como todos os outros programas sociais do Governo Federal, o procedimento de inscrição do CadÚnico deve ser feito a partir de uma visita do responsável pela família no CRAS da sua cidade. Neste momento os familiares deverão levar todos os documentos que comprovem as situações e informações fornecidas em relação aos seus rendimentos e situação de uma forma geral.

O pagamento é feito mediante disponibilização de um crédito diretamente na conta corrente do responsável pela família. De acordo com as atuais regras, o benefício é pago a cada dois meses. Caso a pessoa não indique uma conta corrente no momento da inscrição, será aberta uma conta digital no Caixa Tem para o beneficiário. Através desta conta ele consegue fazer praticamente todas as operações de contas convencionais, com um controle direto feito pelo app próprio da Caixa.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.