Banco Central aprova nova função para o Pix. Confira qual!

Recurso promete facilitar a vida de milhões de brasileiros que usam o sistema de pagamento.

Publicado em 16/12/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O Pix se tornou a principal forma de pagamento utilizada pelos brasileiros no dia a dia, se consolidando também como a forma de transferência de valores entre contas padrão, inclusive substituindo outros métodos que antes eram padrão. Agora, o Banco Central aprovou uma nova funcionalidade oficial para o Pix que deve facilitar a vida de milhões de brasileiros.

Banco Central aprova nova função para o Pix. Confira qual!
Créditos: CNN Brasil

O novo recurso criado pelo Banco Central está sendo chamado de “boleto dinâmico” e tem como principal objetivo permitir que as pessoas realizem um tipo de pagamento bastante solicitado pelos usuários: o pagamento de boletos bancários via Pix.

Anúncios

De acordo com as informações que foram divulgadas pelo BC, a ideia é permitir não apenas que as pessoas tenham uma maior praticidade no dia a dia para os mais variados pagamentos, como também aumentar a segurança de forma geral, reduzindo as chances de a pessoa pagar um boleto adulterado ou falsificado.

Quando o pagamento de boletos via Pix deve começar?

Ainda de acordo com as informações que foram liberadas pelo BC, essa é uma função que atualmente está em fase de testes. Para que essa integração possa acontecer de uma forma segura e prática, sem que as pessoas precisem se preocupar em digitar os dados dos boletos manualmente ou em realizar os pagamentos de boletos físicos que chegam à casa dos clientes, é preciso integrar os sistemas responsáveis pela escrituração e registro dos boletos bancários junto com os sistemas do Pix.

O Banco Central está atualmente na fase de implementação e de mudanças nos sistemas para que essa integração aconteça de forma automática. O recurso deverá ser liberado para os usuários, de forma geral, apenas seis meses após a aprovação e os testes.

Anúncios

Quando ambos os sistemas estiverem devidamente integrados, a ideia é que os sistemas Pix consigam identificar, de forma automática, os boletos que são emitidos em nome do correntista. O boleto dinâmico será vinculado ao título, emitido digitalmente em sistemas autorizados pelo BC.

Todos os recursos disponíveis no Pix

Pix Programado

Essa é uma função muito interessante do Pix que funciona basicamente como um débito em conta programado, com a diferença que a pessoa que vai fazer o Pix que acaba programando a data e também o valor que deverá ser enviado, tanto para uma conta pessoa física como também para contas pessoa jurídica.

De acordo com o sistema que foi implementado pelo BC, os clientes conseguem programar com até 90 dias de antecedência o Pix, com o valor saindo da conta somente no dia programado e também com a possibilidade de emitir um comprovante específico do agendamento.

Pix Saque e Troco

Esse tipo de Pix foi criado com o objetivo de facilitar a vida dos correntistas que precisam ter acesso ao dinheiro físico, como moeda. No Pix Saque, os clientes podem fazer um Pix para uma empresa devidamente cadastrada e receber o mesmo valor em espécie no caixa. Esse serviço cobra uma taxa, que é liberada diretamente na conta da empresa.

Já no Pix Troco, as pessoas fazem um pagamento em empresa cadastrada com o Pix, passando um valor adicional em relação ao valor da compra. E esse adicional pode ser devolvido para o cliente, em espécie, também mediante pagamento de uma taxa.

Pix Cobrança e QR Code

Essa funcionalidade permite que as empresas cobrem pelas vendas de determinados produtos e serviços utilizando o Pix. Por meio da integração com outros sistemas de PDV, os clientes conseguem realizar o pagamento por meio do QR Code que aparece nas telas.

Além disso, tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas podem criar esse QR Code com um valor já definido para cobrança.

Pix por aproximação

Essa é uma tecnologia criada pelo Banco Central que permite integrar o sistema Pix com as carteiras digitais. Dessa forma, as pessoas conseguem fazer pagamentos de uma forma muito mais rápida, utilizando a tecnologia NFC (Near Field Communication). Com isso, os pagamentos podem ser feitos apenas aproximando um dispositivo, como um smartphone, smartwatch ou outros.

Nesse caso, existe a necessidade da integração da conta com os aplicativos de carteiras digitais presentes tanto no sistema operacional Android quanto iOS.

Pix automático

Essa é uma outra função criada pelo Banco Central e que já pode ser encontrada nos bancos, permitindo que os clientes programem os pagamentos via Pix de forma recorrente. Esse recurso permite que as pessoas façam pagamentos de cobranças que acontecem com frequência definida tais como mensalidades de escolas, academias, dentre outros.

Cadastro de dispositivos

Mais recentemente o Banco Central lançou alguns recursos focados na segurança das transações. Ele exige que as pessoas cadastrem novos dispositivos com acesso ao Pix para ter acesso a transferências com limites maiores. O mesmo vale para o cadastro de destinatários, para que essas pessoas ou empresas possam receber valores maiores no Pix.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.