Cadastro Positivo de Condutores: confira como funciona.
Saiba para que serve este outro banco de dados disponível para quem possui Carteira Nacional de Habilitação.
Existem diferentes bancos de dados e cadastros que levam em consideração uma série de dados e históricos dos cidadãos. E um deles, focados nas pessoas que possuem Carteira Nacional de Habilitação, a CNH, é o chamado Cadastro Positivo de Condutores. Este é um programa muito interessante que tem como principal objetivo recompensar as pessoas que conseguem manter um bom comportamento no trânsito.
Entenda melhor como ele funciona e como o cadastro pode acabar revertendo em benefícios para o motorista, que podem ser revertidos até mesmo em vantagens financeiras.
O que é o Cadastro Positivo de Condutores?
O nome deste cadastro, na verdade, é Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC). Trata-se de um banco de dados que que é focado no registro de motoristas que atuam conforme as leis de trânsito. Neste caso, entram os motoristas que evitam levar multas dos mais variados tipos, incluindo leves, graves ou gravíssimas. O período que acaba sendo levado em consideração é sempre é últimos 12 meses.
O Cadastro Positivo de Condutores é uma iniciativa que visa compilar informações positivas sobre o comportamento no trânsito de motoristas.
Quem entra no Cadastro Positivo de Condutores?
Neste cadastro pode ser inserida qualquer pessoa que possui uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, para as pessoas interessadas em participar deste banco de dados devem ter uma conta válida no portal Gov.br. E, como o próprio nome já entrega, o motorista não deve ter cometido infrações de trânsito nos últimos 12 meses.
Para que serve o Cadastro Positivo de Condutores?
Este cadastro acaba tendo como principal objetivo incentivar os motoristas a dirigirem de uma foram mais responsáveis, fazendo com que eles se sintam motivados a ficar por mais tempo sem levar qualquer tipo de multa. Com isso, ele acaba funcionando basicamente como um sistema de recompensas para estes motoristas.
Estes prêmios e as recompensas que podem ser oferecidas para estes motoristas acabam variando de acordo com o estado, uma vez que a responsabilidade por manter estes programas acaba sendo basicamente dos Detrans.
Quais são as vantagens oferecidas para os condutores que estão no cadastro positivo?
Como mencionado anteriormente, os prêmios e as vantagens acabam variando de acordo com cada estado. Por conta disso, as pessoas podem acabar recebendo diferentes benefícios, de acordo com o estado. Dentre os benefícios que costumam ser oferecidos neste cadastro estão os seguintes:
- Descontos em taxas de trânsito;
- Descontos em tarifas de pedágios;
- Descontos em estacionamentos;
- Condições especiais na contratação de seguros e locação de veículos;
- Programas de fidelidade.
Como participar do Cadastro Positivo de Condutores?
O condutor que quiser ter seu nome do RNPC pode se cadastrar, a partir de hoje, pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou no Portal de Serviços da Senatran. Ao fazer isso, o participante dá o consentimento para que seu nome seja consultado e constatado que está apto a receber os benefícios. O cadastro positivo será ativado no dia 13 de outubro, data a partir da qual as vantagens poderão ser concedidas.
As empresas que quiserem atuar com o RNPC devem comunicar o interesse à Senatran e apresentar os benefícios que serão oferecidos, preenchendo este formulário on-line. Em recompensa aos parceiros da iniciativa, a Secretaria Nacional de Trânsito criou o selo "Parceiro do Bom Condutor", que poderá ser utilizado nas ações promocionais, portais, redes sociais e aplicativos.
O Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) está previsto na nova lei de trânsito e foi regulamentado em maio pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A tecnologia foi desenvolvida pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
- Para fazer o registro da CNH no Cadastro, as pessoas podem seguir estes passos:
- Abra o aplicativo CDT e clique na aba “Condutor”;
- Na próxima tela, clique em “Acessar Cadastro Positivo”;
- Na sequência, abrirá uma tela com as informações sobre o Cadastro Positivo, clique no ícone “Autorizar Participação”;
- Aparecerá o Termo de Autorização, leia com atenção e clique em “Li e concordo com o termo e condições de autorização”;
- Após isso, clique em “Autorizar”;
- Pronto! Seus dados já estão registrados e disponíveis no RNCP.