CadÚnico: saiba como atualizar o cadastro através do aplicativo

Governo permite que as pessoas mantenham os dados em dia sem sair de casa.

Publicado em 06/11/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O Cadastro Único se tornou uma das ferramentas mais importantes para o cidadão brasileiro que está de olho em determinados benefícios e programas sociais que são oferecidos pelo Governo Federal para os mais carentes e pobres. Ele se tornou uma ferramenta digital que permite com que as pessoas tenham uma série de dados que podem ser consultados por diferentes órgãos do poder público, diferentemente do que acontecia anteriormente, quando cada programa e equipe tinha o seu próprio cadastro.

CadÚnico: saiba como atualizar o cadastro através do aplicativo

Atualmente são diversos os programas do governo federal que se utilizam dos dados que são fornecidos e mantidos para o CadÚnido, incluindo Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica e Carteira do Idoso. Além disso, estes mesmos dados também acabam sendo disponibilizados para outras esferas, como os governos municipais e estaduais.

Anúncios

A partir do momento em que os cidadãos realizam o seu cadastro, ele fornece uma série de dados sobre a sua pessoa e também a sua família. Estes são os dados que serão levados em consideração para os programas sociais. Mas não basta apenas fazer o cadastro uma única vez, as pessoas também precisam manter os dados sempre atualizados para que elas continuem participando dos programas sociais.

Até pouco tempo atrás, as pessoas tinham que fazer basicamente o mesmo caminho da inscrição original para conseguir atualizar os dados. Com isso, elas tinham que ir até um dos postos presenciais, mantidos pelas prefeituras das cidades, para levar os documentos atualizados para que as informações fossem incluídas no sistema.

Hoje em dia o procedimento está muito mais fácil. Apesar da inscrição inicial ainda ser feita de forma presencial, as pessoas que desejam apenas atualizar as informações podem utilizar um aplicativo, tornando todo o processo muito mais fácil.

Como atualizar o CadÚnico através do app:

Anúncios

Comece baixando o aplicativo Cadastro Únido, que está disponível tanto para os smartphones e dispositivos móveis com sistema operacional Android quanto iOS.

Na tela principal do aplicativo é exibida a opção de Atualização Cadastral por Confirmação. A opção só será apresentada para usuários com perfil de Responsável Familiar que já possuam o cadastro familiar concluído. Para saber quando os dados deverão ser atualizados, você pode acessar as opções de consulta simples ou consulta completa.

No primeiro bloco, quando o banner estiver VERDE, significa que o cadastro da família está atualizado e não é necessária qualquer ação. Neste caso, deve aparecer a seguinte mensagem no bloco: “Parabéns! O Cadastro da sua família está atualizado”.

Se o banner estiver AMARELO, significa que o cadastro está prestes a ficar desatualizado. Nesse caso, é possível atualizar os dados utilizando a opção Atualização Cadastral por Confirmação.

Se o banner estiver VERMELHO, então o cadastro já está desatualizado e é muito importante realizar a atualização cadastral, que também pode ser feita clicando no botão Atualização Cadastral por Confirmação. Neste caso, deve aparecer a seguinte mensagem no bloco: “O cadastro está desatualizado. Atualize os seus dados agora”.

A Atualização Cadastral por Confirmação somente poderá ser feita se todos os dados cadastrais exibidos continuarem os mesmos, ou seja, não é preciso incluir, apagar ou alterar nenhuma informação.

Caso exista pelo menos um dado a ser alterado, é necessário que o Responsável Familiar compareça a um Posto de Atendimento do Cadastro Único para atualizar o cadastro da família presencialmente.

Se for identificada alguma pendência no cadastro da família, como por exemplo, família incluída em Averiguação Cadastral, o aplicativo não vai permitir fazer a atualização cadastral por confirmação e o Responsável Familiar deverá ir ao posto de atendimento.

Para realizar a atualização cadastral por confirmação, o Responsável Familiar deve entrar no aplicativo ou site com seu login do gov.br para ter acesso à opção "Atualização cadastral por confirmação".

Após clicar em Atualização Cadastral por Confirmação, serão exibidos os blocos de Endereço da Família e Composição Familiar. O Responsável Familiar deverá clicar em cada um dos blocos e conferir as informações para ver se não há necessidade de alteração. Sugerimos começar pelo bloco “Endereço da Família”.

O Responsável Familiar deverá confirmar se o endereço da família ainda é o mesmo. Após confirmar esse primeiro bloco, deve passar pro bloco de “Composição Familiar”.

Nesta etapa serão exibidos os nomes dos integrantes da família cadastrados e é preciso responder às perguntas para confirmar se todos permanecem na família. Verifique se alguém se mudou para outra casa; se alguém faleceu; se nasceu um bebê ou se uma nova pessoa passou a morar na casa...se algo assim ocorreu, então a situação da família mudou e é preciso ir no posto de atendimento atualizar os dados. Mas se nada mudou, confirme que não é preciso excluir nem incluir ninguém na família.

Após responder a essas perguntas, o Responsável Familiar deve conferir as informações de cada pessoa da família, iniciando pelo Responsável Familiar. Se todos os dados de identificação, escolaridade e renda de cada uma das pessoas da família estiverem certos, o Responsável Familiar deve clicar em “SIM” para confirmar.

Ao final de cada tela, o Responsável Familiar deverá confirmar se os dados continuam os mesmos ou não.

Tendo confirmado todas as informações, o aplicativo exibirá os blocos de “Endereço da Família” e “Composição Familiar” com um “check”. Para finalizar, o Responsável Familiar deverá marcar a opção em que declara que os dados informados são verdadeiros.

O botão “Confirmar dados do Cadastro Único” só será liberado quando todos os blocos forem confirmados e o Responsável Familiar tiver marcado a opção de declaração da veracidade de dados. Ao clicar neste botão, a Atualização Cadastral será confirmada e finalizada automaticamente.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.