Começam pagamentos do auxílio-gás de fevereiro. Confira o calendário
Valor disponibilizado a cada dois meses corresponde a média do preço do botijão de 13 kg.
Os benefícios concedidos pelo governo federal costumam ser bastante aguardados pelas famílias mais pobres. Afinal de contas, elas acabam dependendo deste dinheiro para adquirir itens que são considerados como básicos e essenciais para o seu sustento do dia a dia. E um destes pagamentos que faz uma boa diferença na rotina familiar acaba sendo do auxílio-gás.
O gás de cozinha é considerado como um item fundamental, tão importante como o próprio alimento em si, diante do fato de que a grande maioria das pessoas mais pobres acabam não tendo outros recursos que permitem com que elas preparem os alimentos. Ao mesmo tempo que terceirizar o preparo da comida também acaba não sendo uma possibilidade para essas pessoas.
O auxílio-gás acaba sendo um pagamento extra que é concedido para as famílias mais pobres que viabiliza a compra de um botijão de gás de 13 kg, que é considerado como o modelo mais comum e utilizado pelas pessoas no dia a dia.
Valor do auxílio-gás em fevereiro de 2024
De acordo com as informações que foram divulgadas pelo governo, o valor definido para o auxílio-gás neste mês de fevereiro de 2024 é de R$ 102. O valor acaba sendo definido a partir de um estudo que identifica o valor médio cobrado pelo botijão de 13kg em todas as regiões do Brasil.
Calendário pagamento auxílio-gás fevereiro de 2024
Os pagamentos deste benefício acontecem junto com a disponibilização do Bolsa-Família para os beneficiários. O calendário definido para este mês é o seguinte:
- NIS finalizado em 1: pagamento em 16 de fevereiro;
- NIS finalizado em 2: pagamento em 19 de fevereiro (antecipado para o dia 17 de fevereiro);
- NIS finalizado em 3: pagamento em 20 de fevereiro;
- NIS finalizado em 4: pagamento em 21 de fevereiro;
- NIS finalizado em 5: pagamento em 22 de fevereiro;
- NIS finalizado em 6: pagamento em 23 de fevereiro;
- NIS finalizado em 7: pagamento em 26 de fevereiro (antecipado para o dia 24 de fevereiro);
- NIS finalizado em 8: pagamento em 27 de fevereiro;
- NIS finalizado em 9: pagamento em 28 de fevereiro;
- NIS finalizado em 0: pagamento em 29 de fevereiro.
O que é o Auxílio-gás?
O Auxílio-gás é um benefício concedido pelo governo federal para as pessoas mais pobres e vulneráveis que tem como principal objetivo garantir que as pessoas tenham acesso a botijão de 13kg, que é considerado como básico e fundamental para que as pessoas consigam preparar os alimentos na sua casa.
Este programa é administrado pelo Ministério da Cidadania, pasta do governo federal, e seus recursos acabam sendo repassados e gerenciados pela Caixa Econômica Federal.
Quem recebe o Auxílio-gás em 2024?
De acordo com as regras estipuladas pelo governo federal, a concessão do benefício é de responsabilidade da equipe que avalia as informações que constam no Cadastro Único do Governo Federal. Por isso, o primeiro critério que deve ser obedecido pelas pessoas que desejam ter acesso ao benefício é estar devidamente cadastrado neste banco de dados para os programas sociais federais. Além disso, os dados devem sempre ser mantidos atualizados.
Além disso, só recebe este pagamento as famílias que possuem renda per capita de até meio salário mínimo ou ter uma renda familiar total igual ou inferior a três salários mínimos.
Também podem receber este auxílio as pessoas que tenham renda superior a três salários mínimos, desde que estejam devidamente inseridas nos programas de transferência de renda implementados pelas três esferas de governo
As famílias que possuem pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) também podem acabar sendo inclusas no programa.
Diferentemente de outros programas do Governo Federal, o programa Vale-Gás é considerado como limitado. Por isso, existem alguns critérios de preferência, que vão sendo levados em consideração para disponibilização dos pagamentos. Dentre os principais estão os seguintes:
Famílias com cadastro atualizado no Cadúnico, nos últimos dois anos;
- Com menor renda;
- Que tenham maior quantidade de integrantes;
- Famílias contempladas pelo Auxílio Brasil;
- Com cadastro qualificado pelo gestor através do uso das informações da averiguação (se disponíveis).