Como consultar situação do CPF gratuitamente

Saiba como verificar a atual situação cadastral do cidadão.

Publicado em 18/07/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Acompanhar as informações relacionadas ao CPF do cidadão é fundamental para qualquer pessoa. Afinal de contas, este é o número vinculado a qualquer pessoa que acaba permitindo com que elas tenham acesso aos mais variados serviços oferecidos na sociedade como um todo, tanto aqueles que estão vinculados diretamente ao governo como também aqueles serviços oferecidos pelas empresas privadas.

Como consultar situação do CPF gratuitamente

De uma forma geral, existem dois tipos de consulta possíveis e importantes de serem feitas pelos brasileiros em relação ao número do seu CPF. A primeira delas é em relação a forma como este número está devidamente cadastrado junto ao governo federal. Ele deve estar sempre em situação regular para que as pessoas possam, por exemplo, emitir passaporte, participar de concursos públicos, ter acesso a diversos serviços do governo, como aposentadoria e recebimento de outros benefícios, etc.

Anúncios

Mas também existe uma outra consulta que está relacionada a vida financeira do cliente, mais precisamente em relação ao seu histórico financeiro. Basicamente quando as pessoas acabam contraindo dívidas, o seu CPF é inscrito nos órgãos de proteção ao crédito, o que faz com que ela fique negativada, tendo muita dificuldade para conseguir crédito junto as instituições financeiras de uma forma geral.

Mas é importante salientar que o fato da pessoa estar com o seu CPF negativado não significa que o CPF está irregular ou suspenso em relação ao governo.

O que pode causar a suspensão do CPF?

Existem diversas situações especificas que podem acabar causando a suspensão do CPF junto ao governo, mas nenhuma delas está relacionado ao consumo e as dívidas, especialmente quando são feitas junto às empresas privadas. Por isso, quando as pessoas ficam devendo, elas continuam com o seu CPF regular, permitindo com que ela emita passaporte, por exemplo, ou ainda possa participar de concursos e seleções públicas de uma forma geral.

Anúncios

Geralmente a suspensão do CPF está relacionada a algum problema relacionado ao cadastro que a pessoa tem junto à Receita Federal, como inconsistência de dados, por exemplo. Mas uma das situações mais comuns neste caso é quando as pessoas deixam de cumprir com suas obrigações eleitorais, deixando de comparecer nas urnas e também não justificando a não participação no pleito.

O que acontece quando o CPF fica suspenso?

A partir do momento em que o cidadão fica com o seu CPF suspenso ele acaba tendo uma serie de problemas relacionado a diversas operações que dependem dessa inscrição, tanto em relação ao poder público como também com relação a instituição privada, incluindo as seguintes situações:

  • abrir crediário em lojas,
  • abrir conta-corrente ou poupança
  • fazer empréstimos, fazer passaporte
  • participar de concursos públicos
  • receber aposentadoria
  • assinar financiamento habitacional
  • Em caso de CPF suspenso, os bancos também podem encerrar a conta em um prazo de 90 dias.

Possíveis situações do CPF

  • Regular – Neste caso, não existe nenhuma pendência encontrada no CPF do cidadão, sendo que ele está sendo considerado como devidamente inscrito junto aos órgãos do governo, podendo também ser acessado pelas empresas privadas. Lembrando que essa é uma situação que não está relacionada a situação do consumidor de uma forma geral, sendo que o CPF pode estar inscrito em órgãos como SPC ou Serasa.
  • Pendente de regularização – Essa situação aparece quando as pessoas deixam de entregar uma determinada declaração a que estava obrigada, sendo a mais comum é a de Imposto de Renda de Pessoa Física.
  • Suspensa – Essa situação exige que as pessoas entrem em contato com a Receita Federal para regularizar a situação, pois isso vai impedir que as pessoas façam as coisas citadas anteriormente.
  • Cancelada - Geralmente ocorre quando o contribuinte falece ou em virtude de decisão administrativa ou judicial.
  • Nula - No último caso, a situação cadastral do CPF pode ser nula, quando é constatado algum tipo de fraude no cadastro do contribuinte.

Como consultar situação do CPF?

Para fazer a consulta, é necessário entrar no site oficial da Receita Federal.

A consulta pode ser feita de forma pública, sendo que as pessoas devem informar apenas o número do seu CPF e também a data de nascimento do cidadão. Também será preciso realizar o teste captcha para que a consulta seja liberada.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.