Como definir metas financeiras para o ano de 2024?

Confira dicas para criar objetivos mais fáceis de serem alcançados.

Publicado em 03/11/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Com o final do ano se aproximando, muitas pessoas já começam a fazer não apenas o balanço do que aconteceu com ela no último ano como também iniciar um planejamento para o período que está por chegar. Algo que realmente é bastante comum na virada do ano é a criação de metas para o próximo ano.

Como definir metas financeiras para o ano de 2024?

Mas tão comum quanto a criação de metas também é o abandono das mesmas. E isso acontece pelos mais variados motivos. Muitas vezes os objetivos acabam simplesmente ficando para trás diante de uma série de acontecimentos na vida das pessoas que são imprevistos. Mas existem ainda aqueles objetivos que acabam sendo tão difíceis de serem alcançados que servem apenas para que as pessoas se sintam frustradas e um tristes com a meta que não foi batida.

Anúncios

Para evitar que algo que pode ser considerado como algo bom, como uma meta, se torne algo ruim e negativo, confira algumas dicas para criar metas financeiras que sejam mais fáceis de serem alcançadas:

Entenda o que são metas

O primeiro passo para conseguir criar metas que sejam realmente possíveis de serem alcançadas é entender de fato o que elas são. Podemos definir, de uma forma bastante simplificada, que uma meta nada mais é do que um objetivo. Nem sempre a meta acaba sendo o objetivo final da pessoa, mas sim parte de um projeto maior. Por exemplo, a pessoa que deseja comprar um imóvel ou um veículo pode definir, como uma meta inicial, conseguir guardar o dinheiro para dar entrada, por exemplo.

Pense sobre o que as pessoas realmente querem

Na hora de definir as metas, é importante que as pessoas reflitam sobre o que realmente elas estão procurando. Por exemplo, se a meta é guardar dinheiro, muitas vezes se torna mais fácil quando as pessoas acabam tendo um objetivo muito claro do que elas querem fazer com aquele dinheiro, pois a moeda em si é algo abstrato. Mesmo que o objetivo seja conseguir guardar uma determinada quantidade como segurança, é importante que essa segurança ou essa economia esteja claro como objetivo principal.

Tente ser mais específico

Anúncios

Um dos segredos de conseguir criar metas que realmente possam ser alcançadas é tentar ser o mais objetivo possível durante o planejamento. A ideia é que realmente as pessoas consigam ler aquela meta como algo de concreto na sua vida. Portanto, a partir de uma ideia, pode ser interessante que a pessoa detalhe melhor. Por exemplo, se a meta for fazer uma viagem durante o ano de 2024, pode ser interessante tornar essa meta mais específica, indicando um país ou o destino final. Também pode ser interessante definir a data que a pessoa pretende viajar. Isso vai fazer com que o cérebro consiga entender as metas.

Defina as formas para alcançar a meta

Uma meta ou um objetivo acaba sendo apenas uma ideia abstrata se a pessoa não tiver, de uma forma muito clara na sua cabeça, as formas que elas vão utilizar para conseguir alcançar este objetivo. Se a meta for economizar dinheiro, será preciso definir o que será feito de diferente do que foi feito até aquele momento para que sobre mais dinheiro no final do mês. A pessoa pode definir a forma de alcançar este objetivo cortando determinados gastos, ou ainda encontrando uma fonte de renda extra. Já caso o objetivo seja conseguir um novo emprego, poderá ser interessante criar alguns passos, como entrar em contato com pessoas, fazer o cadastro junto às empresas, etc.

Estabeleça metas diferentes de acordo com a área da vida

Definir diversas metas também pode acabar tornando mais difícil para que as pessoas consigam alcançar as suas metas para o ano que vem. Mas também não é preciso trabalhar apenas com uma meta. O que pode ser interessante é ir definindo diferentes metas, de acordo com a área de vida das pessoas. Por exemplo, não basta apenas definir a meta de viajar se a pessoa não tiver dinheiro para conseguir viabilizar o passeio.

Acompanhe a evolução mês a mês

Um dos principais motivos que também acabam fazendo com que as pessoas não consigam cumprir as suas metas é um abandono delas ao longo dos meses. Mas é muito importante que elas sejam acompanhadas. Somente assim será possível manter uma motivação para focar nestes resultados.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.