Como economizar na Páscoa 2025? Confira dicas pra reduzir e controlar os gastos
Chocolates estão mais caros este ano, o que vai exigir mais pesquisa e paciência de parte dos consumidores.
A Páscoa está chegando e, com ela, a época em que as pessoas adoram dar e receber chocolates. Esse é um momento muito importante para essa indústria, representando boa parte do faturamento mensal para a maioria das marcas e também para os diversos players envolvidos. Mas este ano de 2025 deve acabar sendo mais difícil para quem está com o orçamento apertado.

Nos últimos meses, o preço do cacau no mercado internacional disparou, o que afeta diretamente os valores cobrados pelos chocolates. Em dezembro do ano passado, a tonelada de cacau chegou a ser comercializada por US$ 11.040 na cotação da bolsa de valores de Nova York, uma alta de 163% na comparação com o mesmo mês em 2023.
De acordo com especialistas no assunto, esse aumento no preço internacional foi causado por uma série de fatores, incluindo problemas climáticos nas lavouras dos maiores produtores do fruto do mundo, localizados na África. O continente representa 70% do fornecimento mundial da amêndoa. É o caso da Costa do Marfim, maior produtora, que sozinha gera 45% do cacau do planeta.
A Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab) já informou que o Brasil terá uma quantidade menor de ovos de Páscoa disponíveis para compra nesse feriado. Serão produzidos cerca de 45 milhões de unidades, uma queda de 22,4% na comparação com 2024, quando a fabricação foi de 58 milhões.
Para quem pretende, mesmo diante de todas essas notícias ruins para o mercado de doces e de chocolates de uma forma geral, confira algumas dicas para não gastar muito com as compras do feriado do coelhinho.
Comece a pesquisar antecipadamente
Um dos primeiros passos é justamente se adiantar. Diante da informação do mercado de que a matéria-prima do chocolate realmente está mais cara e com a redução na produção, os preços vão acabar ficando mais altos, com uma tendência de aumento à medida que a data se aproximar do feriado em si.
Por isso, é muito importante começar a pesquisar os preços antecipadamente. Se for possível, diante de um planejamento financeiro, pode ser interessante já ir comprando alguns dos ovos e chocolates que as pessoas pretendem não deixar de lado. A tendência é de que eles fiquem mais caros à medida que comecem a faltar nas prateleiras, caso a procura comece a fazer com que esses itens sejam esgotados mais rapidamente.
Busque produtos similares de qualidade
Normalmente, os produtos de marcas mais famosas e que são reconhecidas por sua qualidade, acabam sendo mais caras. No caso dos presentes para as crianças, pode ser difícil fugir, já que a estratégia é justamente a marca criar ovos específicos e que atendem aos desejos dos pequenos, com seus temas e personagens preferidos.
Mas, para os presentes que serão oferecidos para os adultos e também para complementar os ovos, no caso dos kits feitos para as crianças, pode ser interessante buscar produtos similares de marcas menos famosas, deixando a compra mais barata.
Compre pela internet
Comprar chocolate e outros itens alimentícios pela internet já foi considerado algo bem arriscado, especialmente pelas questões logísticas. Mas, hoje em dia, as empresas estão conseguindo entregar os mais variados tipos de itens de uma forma mais segura, incluindo esses que devem ser entregues com mais cuidado e com mais velocidade.
Mas, antes de comprar, leia atentamente as condições da compra, especialmente em relação aos prazos de entrega. Além disso, pesquise a experiência que os consumidores tiveram com as compras feitas na mesma loja, para saber as condições que os produtos chegam.
Pesquise pela internet onde comprar
Caso o consumidor ainda desconfie da compra pela internet, a web também pode acabar sendo utilizada para que os consumidores encontrem os melhores locais físicos para compra do chocolate, que sejam próximos da sua casa e que estejam oferecendo produtos em um valor mais acessível.
As redes sociais, nesse caso, acabam sendo muito importantes para as pessoas que estão interessadas justamente em encontrar condições e oportunidades de compras com descontos.
Estipule um teto para os gastos
De nada adianta buscar pelas soluções mais baratas disponíveis no mercado se as pessoas não tiverem o mínimo de controle. Por isso, é muito importante ir às compras somente depois de ter feito um planejamento, por mínimo que ele seja. Definir um valor máximo que possa ser gasto com as compras feitas para a Páscoa, é muito importante.
Para quem deseja ir um pouco mais além, a dica é fazer uma lista um pouco mais detalhada, com todo mundo que vai receber um presente nessa Páscoa, por ordem de prioridade. Dessa forma, quando o teto estourar, é possível definir aqueles que não vão ganhar nada ou vão ganhar apenas uma lembrancinha.