Como economizar no cinema? Dicas e maneiras de pagar menos

Saiba como aproveitar descontos que podem fazer toda a diferença.

Publicado em 07/12/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O cinema sempre foi considerado como uma das opções de lazer mais procuradas pelas pessoas. Ele está presente no dia a dia das grandes cidades há décadas, tendo passado pelas mais variadas transformações ao longo dos tempos, acompanhando não apenas o impacto da tecnologia como também as mudanças de comportamento.

Como economizar no cinema? Dicas e maneiras de pagar menos
Créditos: Depositphotos

Hoje em dia os cinemas deixaram as ruas e foram parar dentro dos grandes centros comerciais, como os shoppings, se tornando, inclusive, um dos principais atrativos desses espaços para atrair clientes para as lojas e também para o consumo de outros produtos.

Anúncios

Mas algo que se tornou muito evidente para qualquer pessoa que frequenta os cinemas há mais tempo é o quão caro está ficando essa opção de entretenimento. O que antes era até mesmo considerado como uma opção popular se tornou uma opção que exige um certo planejamento financeiro.

Especialmente depois do período da pandemia de Covid-19, na qual os cinemas tiveram que ficar fechados durante algum tempo, e com as próprias pessoas deixando de ir por meses após o período mais crítico em função do medo de ficar confinado em uma sala fechada com muitas pessoas, os valores das entradas tiveram um aumento significativo.

Além da entrada, as pessoas normalmente também consomem os alimentos que são vendidos pelo próprio cinema, como pipocas, refrigerantes e outros. Esses sempre foram considerados acima da média em relação aos preços, mas hoje em dia também estão com preços bastante altos, com opções como combos (pipoca + 2 refrigerantes) custando em torno de R$ 100.

Anúncios

Para quem deseja continuar desfrutando dos filmes nas grandes telas, mas que não deseja gastar tanto, confira algumas dicas que podem ajudar a economizar.

Utilize a meia-entrada garantida por lei

Antes de mais nada, uma das principais formas de conseguir economizar dinheiro com as entradas de cinema é utilizar os descontos de meia-entrada que está previsto em lei. Todos os estudantes que estão devidamente matriculados em instituições de ensino, fundamental, médio, técnico e superior, possuem esse direito. O valor deve ser descontado independentemente do dia.

O mesmo vale para os idosos no Brasil, que, de acordo com a lei federal, ganham o direito de meia-entrada para os eventos culturais a partir dos 60 anos de idade.

Mas é importante ficar atento à documentação que precisa ser apresentada para conseguir acessar a sala de cinema com o desconto. Os idosos devem ser liberados com qualquer documento oficial que comprove sua idade. Já os estudantes devem apresentar carteiras de estudantes que sejam emitidas por órgão autorizados pelo governo.

Vá nos dias mais baratos

Todas as redes de cinemas possuem dias que as entradas normalmente são mais baratas para todo mundo. Esses dias variam de cinema para cinema, mas geralmente são aqueles mais no meio da semana, como na terça e na quarta-feira. Lembrando que, no Brasil, os filmes normalmente estreiam na quinta-feira, o que marca o começo de uma nova semana de programação.

Além dos descontos que podem ser aproveitados nas entradas dos cinemas nesses dias, algumas redes também aproveitam para oferecer descontos nos outros produtos vendidos, como pipocas e bebidas.

Aproveite os programas de fidelidade

Para conseguir manter o público indo nas salas de cinema, as grandes redes também estão investindo no lançamento de programas de fidelidade e clubes de assinaturas que oferecem uma série de descontos. Para quem vai ao cinema com uma certa frequência, essa pode ser uma forma de conseguir economizar nas idas.

Aproveite os descontos oferecidos por cartões de crédito

Outras empresas que acabaram se tornando parceiras dos cinemas nas iniciativas de continuar atraindo pessoas para assistir a filmes nas grandes telas são as bandeiras e os bancos que emitem os cartões de crédito. Muitos cartões oferecem aos seus clientes, como vantagem, descontos e até mesmo meia-entrada em diversos cinemas.

Confira alguns exemplos:

  • Cartão Itaú: oferece meia-entrada na rede Cinemark para clientes que utilizam o cartão Itaucard nas compras de ingressos.
  • Banco Bradesco e Next: ambos possuem parcerias com a rede Kinoplex, proporcionando descontos nos ingressos e em combos de alimentação.
  • Banco Santander: oferece descontos na compra de ingressos na rede Cinépolis.

Lembrando que todas essas condições sempre são consideradas como promocionais, podendo ter suas regras alteradas ou ainda serem canceladas a qualquer momento.

Busque outras empresas parceiras

Além dos cartões de crédito, outras empresas também podem acabar se tornando parceiras das salas de cinema para oferecer descontos e outras vantagens. Um bom exemplo é a Vivo, que já possui uma parceria com a rede de cinemas Cinemark há muitos anos e que oferece meia-entrada para os clientes de determinados planos ou que acumulam os valores em assinaturas recorrentes.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.