Como fazer conta gov.br para declarar imposto de renda?

Saiba como criar sua conta para conseguir utilizar a declaração preenchida.

Publicado em 10/03/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Uma das novidades que a Receita Federal quer implementar na declaração do imposto de renda deste ano de 2023 é a Declaração Pré-Preenchida. Não se trata bem de uma novidade completa, uma vez que o recurso já tinha sido disponibilizado há algum tempo, mas neste ano a ideia é que mais pessoas consigam utilizar o mesmo, com mais facilidade e também com um sistema mais moderno.

Como fazer conta gov.br para declarar imposto de renda?

Basicamente este é um formato que deve ajudar muito especialmente as pessoas que possuem alguma dificuldade para declarar o IR desde o começo, com todas as informações. Também pode se tornar muito interessante para as pessoas que possuem uma IR mais simples, cujas informações já constam em outros sistemas. Com isso, espera-se agilidade não apenas para quem está fazendo a declaração, mas também pelo Fisco no momento em que ele precisa computar todas as informações.

Anúncios

De acordo com os dados que foram divulgados pela Receita Federal, espera-se receber entre 38,5 milhões e 39,5 milhões de declarações neste ano, sendo 25% delas pré-preenchidas. A porcentagem é superior à de 2022, quando já houve um número recorde de declarações (36,3 milhões), mas apenas 7,6% foram no modelo automatizado (cerca de 2,9 milhões).

Como funciona a declaração pré-preenchida do IR 2023?

Essa é uma declaração que tem como principal objetivo facilitar a declaração de determinadas informações, partindo de alguns dados que já foram enviados anteriormente, tanto pelo próprio contribuinte quanto também pelos outros órgãos ou empresas. Entre as fontes que passam os dados do contribuinte para o Fisco, estão empresas, bancos, INSS, planos de saúde, médicos, hospitais e imobiliárias.

Anúncios

Além dos dados referentes a identificação, dependentes, salários ou aposentadoria recebidos, despesas com saúde e rendimentos de aplicações já eram preenchidas automaticamente até 2022, a partir deste ano a declaração pré-preenchida deve ter outras informações, incluindo:

Dados sobre imóveis adquiridos, informados por ofícios de notas. Segunda a Receita, a aquisição vai aparecer como um novo bem, com uma descrição contendo endereço, vendedor e valor da compra;

  • Doações efetuadas, declaradas por instituições financeiras;
  • Saldos em criptoativos, informados pelas Exchanges, empresas que fazem intermediação de compra e venda de ativos digitais, como o bitcoin;
  • Atualização dos saldos de contas correntes e fundos de investimentos em 31/12/2022, para ativos que já haviam sido informados no IR 2022;
  • Inclusão de contas bancárias ou fundos de investimentos novos ou que não haviam sido informados no IR 2022;
  • Rendimentos de restituições recebidas ao longo do ano de 2022.

Quem pode utilizar a declaração de IR pré-preenchida em 2023?

Além de preencher os pré-requisitos legais de declaração de imposto de renda, podem utilizar o formato de entrega pré-preenchida qualquer contribuinte, desde que eles tenham uma conta no portal gov.br, que é o portal que está concentrando grande parte dos dados e procedimentos do Governo Federal.

Como criar uma conta gov.br

Para os brasileiros que ainda não possuem uma conta no portal gov.br, o começo do processo de cadastro acontece através do site https://acesso.gov.br e depois clicando no link “Crie sua conta gov.br.

Depois de informar alguns dados, o serviço vai oferecer algumas formas de validação. Essa escolha acaba sendo importante, pois ela vai definir o nível da conta, que pode ser bronze, prata e ouro. Quanto maior for a segurança oferecida pelo método escolhido, mais elevada será a conta e mais privilégios o usuário terá.

Dentre os métodos de validação que estão disponíveis estão:

  • Validação Facial no App Meu gov.br
  • Bancos Credenciados
  • Internet Banking
  • Número de CPF
  • Certificado digital
  • Certificado digital em nuvem

Depois disso, basta seguir os passos que são apresentados na tela para que o cadastro seja efetivado. Lembrando que, para fazer a declaração de Imposto de Renda no formato pré-preenchido, será preciso ter uma conta de nível prata ou ouro.

Para conta do nível prata, os cadastros devem ser validados no Sigepe (base de dados de servidores públicos da União); cadastro validado por biometria facial do Denatran; cadastro via internet banking (dos principais bancos do país).

Já para a conta nível ouro, o cadastro deve ser feito por biometria facial no sistema do TSE (precisa baixar o app do gov.br no smarpthone para esta opção); ou obtenção do certificado digital.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.