Como funciona o pagamento por aproximação?

Entenda melhor o que acontece a partir do momento que o cliente faz o pagamento utilizando essa forma.

Publicado em 14/08/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

A tecnologia aplicada no segmento financeiro e nos pagamentos de uma forma geral permite com que os consumidores tenham acesso a recursos completamente novos, em todas as pontas das transações comerciais. Se antes o dinheiro em espécie era considerado como a forma padrão de pagamento, hoje em dia ele acabou sendo substituído pela moeda eletrônica.

Como funciona o pagamento por aproximação?

Cartões de crédito e de débito acabaram se tornando muito utilizados, não apenas nas compras mais robustas como também aquelas sendo feitas no dia a dia. E essas tarjetas de plástico também acabaram mudando bastante em função do avanço da tecnologia. Os chips, por exemplo, passaram a ser fundamentais para garantir a segurança e a velocidade nas transações.

Anúncios

As autorizações mediante apresentação se senhas também acabaram se tornando bastante comuns no dia a dia. E, agora, o método de pagamento por aproximação também se tornou bastante popular, que facilita não apenas para o consumidor como também para o estabelecimento comercial, com pagamentos sendo feitos de uma forma muito mais rápida.

Entenda como funcionam os pagamentos por aproximação:

Como funciona o pagamento por aproximação?

Esse é um método de pagamento que permite com que os consumidores realizem o pagamento de uma determinada compra, utilizando um cartão, que pode ser de débito ou de crédito, apenas aproximando o cartão da maquininha. Neste caso, acaba sendo dispensada a senha para autorização da compra.

Anúncios

Esse método acaba funcionando a partir de uma tecnologia chamada de NFC (Near Field Communication), que faz a comunicação sem fio entre aparelhos próximos. Ele também funciona com ondas para transmissão de dados, como Wi-Fi ou Bluetooth, mas com uma diferença muito importante: ele funciona apenas em distâncias muito pequenas.

Para que o pagamento por aproximação possa funcionar, é necessária a utilização de dois tipos de diferentes de dispositivos com NFC. Os dispositivos ativos são aqueles que possuem fonte de energia e que podem enviar ou receber informações, como as maquininhas que funcionam como terminais de pagamento. Já os passivos são os que não necessitam de fontes de energia e que enviam os dados que podem ser lidos, como os chips dos cartões.

Quais são as principais vantagens do pagamento por aproximação?

Uma das principais vantagens do pagamento por aproximação acaba sendo justamente a velocidade com que as transações acabam acontecendo. Basicamente o cliente apenas realiza a aproximação do cartão da máquina, que rapidamente faz a leitura dos dados e libera o crédito.

Para as compras do dia a dia, com valores menores, os clientes acabam sendo dispensados da informação da senha. Já para as compras acima de um determinado valor, que normalmente é de R$ 200, as pessoas acabam tendo que informar a senha também. Mas, mesmo assim, os pagamentos costumam ser mais rápidos.

A tecnologia NFC permite ainda que os cartões sejam utilizados nas carteiras digitais que permitem com que os cartões sejam utilizados com smartphones. A partir de um cadastro do cartão físico no telefone, os usuários podem utilizar o NFC dos telefones para que este pagamento aconteça pela aproximação. Com isso, os usuários podem contar com a possibilidade de fazer os pagamentos mesmo não estando com o cartão propriamente dito.

Pagamento por aproximação é seguro?

Uma das grandes dúvidas que muitos clientes ainda acabam tendo algum tipo de receio de ativar ou usar pagamento apenas por aproximação, que dispensa a utilização das senhas. E, realmente, essa tecnologia acaba exigindo alguns cuidados extras de quem usa no dia a dia.

Inicialmente, é muito importante entender como as operadoras oferecem este tipo de sistema. Além de aprovar somente as compras de menores valores, as operadoras contam com tecnologias que conseguem, na grande maioria dos casos, identificar tentativas de compras que sejam consideradas como fora do padrão, bloqueando as operações.

Além disso, grande parte dos cartões que oferecem o pagamento por aproximação contam com aplicativos que permitem com que as pessoas ativem e desativem diretamente dos smartphones essa função. Portanto, esse acaba sendo um dispositivo de segurança muito interessante para controlar as compras por aproximação.

Dicas de segurança para pagamentos por aproximação

Verifique sempre o valor que está informado na máquina antes de aproximar o cartão;

Mantenha o cartão físico sempre em um local seguro;

Bloqueie a função por aproximação sempre que o cartão não esteja sendo utilizado.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.