Como ganhar dinheiro trabalhando? Confira dicas para ser um nômade digital

Saiba como trabalhar de qualquer lugar do mundo e viver novas experiências.

Publicado em 25/06/2025 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

A tecnologia permite que muitas pessoas consigam exercer suas atividades profissionais de qualquer parte do mundo. São diversas as vagas ou atividades profissionais que não dependem mais do contato humano direto e da presença física em um local específico. E isso acabou criando um movimento que ficou conhecido como "nômades digitais". Basicamente, são aquelas pessoas que viajam para outros locais do mundo, sempre trabalhando e mantendo um fluxo de renda constante.

Como ganhar dinheiro trabalhando? Confira dicas para ser um nômade digital
Créditos: Depositphotos

Viajar para trabalhar no exterior não pode ser considerado exatamente uma novidade. Muitas pessoas decidem sair do país onde nasceram e vivem para buscar melhores oportunidades, especialmente em países mais economicamente desenvolvidos que podem oferecer melhores remunerações ou maior variedade de vagas.

Anúncios

Mas essa não é bem a definição do termo "nômade digital". Apesar de, em muitos casos, essas pessoas realmente viajarem para outros países, a diferença está na forma como elas trabalham. Sua ocupação não as prende, fisicamente, em nenhum lugar. Dessa forma, elas podem ser livres para escolher onde desejam ficar e continuar exercendo suas atividades profissionais.

Diferentemente daquelas pessoas que viajam a turismo, normalmente esses indivíduos acabam ficando mais tempo nos locais. Além de ter que separar as horas do dia nas quais terão que trabalhar, de fato, geralmente eles também buscam viver os locais de uma forma um pouco mais profunda, tendo uma experiência mais de morador e menos de turista.

Confira algumas dicas para quem deseja adotar esse estilo de vida e passar a viver como nômade digital.

Dicas para quem deseja ser um nômade digital

Crie um orçamento e comece a guardar dinheiro

Anúncios

Mesmo que a pessoa já trabalhe em um emprego que permita que ela exerça suas atividades de qualquer lugar do mundo, ou que ela já tenha um negócio consolidado, com muitos clientes garantidos, é fundamental ter um planejamento financeiro para iniciar uma jornada como essa.

Nesse planejamento, é muito importante fazer um levantamento dos custos iniciais com a viagem em si, e depois ter uma média de valores que possam ser considerados como uma projeção de gastos para os primeiros meses. É muito prudente juntar esse dinheiro antes de viajar.

Além disso, também é fundamental criar um planejamento próprio desses meses, incluindo o tempo estimado que a pessoa vai ficar em um mesmo lugar, como será a divisão de tempo de trabalho e passeios, etc.

Busque opções de hospedagem mais baratas

Um dos gastos mais significativos que os nômades digitais acabam tendo são os relativos à hospedagem. E, dependendo do lugar que as pessoas optam por viver por um determinado período de tempo, esse valor acaba sendo significativo. Portanto, é fundamental buscar as opções de hospedagem mais baratas, levando em consideração o tempo de permanência.

Lembrando também que o nômade digital precisa de um espaço para trabalhar. E mesmo que para viver esse estilo de vida acabe sendo muito importante que as pessoas aprendam a trabalhar em espaços mais limitados, é fundamental ter certeza de que o local terá a estrutura necessária para as atividades profissionais.

Entenda como funciona o sistema de transporte público da cidade

Nômades digitais normalmente não precisam se preocupar com deslocamentos nas cidades que vão visitar, uma vez que não vão trabalhar todos os dias e nem estão fazendo uma maratona para percorrer os principais destinos turísticos. Mas, ao mesmo tempo, essas pessoas vão querer passear, terão que ir até os estabelecimentos comerciais mais próximos, etc.

Por isso, é muito importante entender como funciona o sistema de transporte público da cidade onde a pessoa pretende ficar por um determinado período de tempo.

Não caia nas armadilhas para turistas

Ao escolher viver um determinado período de tempo em um país estrangeiro, especialmente naqueles locais mais focados na atividade turística, existe um grande risco de os nômades acabarem sendo vistos e tratados justamente como turistas, o que pode trazer uma série de problemas.

Por isso, é fundamental que o nômade digital tenha uma postura, no local, de alguém que não está lá como turista, e sim como uma pessoa que vai viver as experiências locais de acordo com o tempo disponível. Fugir daqueles locais mais badalados e procurados pelos turistas e tentar viajar sempre nas baixas temporadas dos locais ajuda a reduzir o custo das viagens.

Tenha sempre um plano B

Mesmo que a pessoa esteja viajando com a maior segurança financeira ou profissional do mundo, é muito importante sempre ter um plano B. Afinal de contas, se tudo der errado, essas pessoas ainda precisam retornar para as suas casas. Sempre ter um dinheiro extra apenas para conseguir retornar para o país de origem é um exemplo básico de plano B que precisa estar sempre disponível.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.