Como marcar perícia médica no INSS? Confira as diferentes formas de marcar o atendimento

Perícia é um passo fundamental para que algumas pessoas consigam acessar ou manter os seus benefícios.

Publicado em 02/02/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Através do Instituto Nacional do Seguro Social, mais conhecido apenas pela sigla INSS, o cidadão brasileiro acaba tendo acesso a uma série de benefícios, sendo que muitos deles destinados a quem possui um histórico profissional dentro do segmento privado e partir das regras e leis da CLT.

Como marcar perícia médica no INSS? Confira as diferentes formas de marcar o atendimento

A entidade acaba se tornando o órgão que administra estas concessões e também os pagamentos, aplicando as regras definidas por lei e criando os sistemas que acabam sendo necessários para que as pessoas possam fazer as solicitações e que a entidade possa realizar as análises necessárias.

Anúncios

Para acessar todas alguns destes benefícios ou direitos dos trabalhadores é necessário passar por um procedimento, chamado de perícia médica. Entenda melhor o que é e saiba como este agendamento pode ser feito, através dos diferentes canais de atendimento que são disponibilizados pelo INSS.

O que é a perícia do INSS

A perícia é basicamente um exame que acaba tendo que ser feito pelos profissionais que trabalham diretamente no INSS e que acaba tendo como principal objetivo comprovar determinadas condições de saúde que o segurado afirma ter. Este exame pode ser necessário inclusive quando os beneficiários acabam trazendo confirmações externas dos exames.

Quem precisa fazer a perícia do INSS?

A perícia médica do INSS deve acabar sendo feita pelos segurados que acessam determinados serviços e benefícios. Mas basicamente ela é necessária para as pessoas que estejam doentes e que estão sendo consideradas como incapazes para o trabalho.

Anúncios

Caso o resultado da perícia aponte que o segurado está incapacitado para o trabalho, seja de forma temporária ou permanente, ele poderá solicitar algum benefício, como auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez.

Diante desta necessidade, a perícia acaba sendo parte do processo de alguns pedidos que estão disponíveis, incluindo os seguintes:

  • auxílio-doença (benefício por incapacidade temporária) para quem precisa se afastar do trabalho por motivo de doença ou acidente);
  • continuação (prorrogação) do auxílio-doença;
  • perícia domiciliar ou hospitalar.

Documentos necessários para agendar uma perícia do INSS

Os documentos que devem ser apresentados durante a perícia variam de acordo com o tipo de atendimento que as pessoas precisam. Mas existem determinados casos nos quais as pessoas acabam sendo orientadas, com os documentos que precisam ser apresentados de acordo com o que já foi feito anteriormente em termos de histórico de saúde do beneficiário.

Mas, para fazer o agendamento, a única coisa que os beneficiários precisam é do número do seu CPF, que deve ser informado no momento do atendimento. No caso do agendamento feito de forma presencial, nos postos de atendimento, o cidadão vai precisar apresentar seu documento de identidade com foto.

Como marcar perícia do INSS pelo computador

Uma das formas mais rápidas e fáceis de marcar perícia médica é utilizar o portal Meu INSS, que pode ser acessado tanto através de um computador e um navegador de internet como através de um smartphone, com um aplicativo próprio para isso.

Para agendar através do Meu INSS, os passos para agendamento do procedimento são os seguintes:

  • No site do meu INSS, clique em “Pedir Benefício por Incapacidade”;
  • Em seguida, selecione o tipo de perícia e siga as orientações que aparecem na tela;
  • Quando solicitado, informe os dados necessários e conclua o seu pedido.

Como agendar perícia do INSS pelo aplicativo?

Já para as pessoas que desejam agendar sua perícia através do aplicativo disponível do INSS, antes de mais nada ele deve estar devidamente instalado no dispositivo móvel. Ele pode ser encontrado nas lojas oficiais de aplicativos dos sistemas operacionais, tanto através do Google Play quando o Apple Store.

Para agendar através do aplicativo, os passos são os seguintes:

  • Abra o aplicativo e faça o login utilizando a sua conta gov.br.
  • Clique na opção “Pedir Benefício por Incapacidade”;
  • Em seguida, selecione o tipo de perícia e siga as orientações que aparecem na tela;
  • Quando solicitado, informe os dados necessários e conclua o seu pedido.

Como agendar perícia do INSS pelo telefone?

Uma outra possibilidade é agendar pelo telefone, para as pessoas que são avessas à tecnologia ou que simplesmente não possuem acesso a estes dispositivos. Para isso, o contato deve ser feito através do telefone 135. No momento da ligação será preciso informar o número do CPF.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.