Como pagar boleto: confira 4 formas de fazer o pagamento com segurança

Saiba mais sobre esta popular forma de pagamento de contas.

Publicado em 23/05/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O boleto bancário ainda é uma das formas mais populares de pagamento de contas no Brasil, mesmo que nos últimos anos tenham surgido alguma alternativas que acabam tendo potencial para fazer com que eles sejam deixados um pouco de lado. Eles basicamente consistem em um documento, físico ou digital, que possui um código de barras com um número identificado por todo o sistema bancário brasileiro.

Como pagar boleto: confira 4 formas de fazer o pagamento com segurança

Por conta disso, cada boleto acaba sendo emitido de forma única. Através do código numérico, que é representado pelo código de barras que permite com que a leitura aconteça de uma forma mais rápida, o sistema consegue identificar uma série de dados, incluindo informações de identificação do cliente, a instituição que vai receber o pagamento, os dados da conta para o dinheiro vai, o valor, dentre outras.

Anúncios

Por conta do fato deste código ser identificado em todo o sistema bancário, uma vez que ele precisa ser lido por qualquer empresa que aceite o pagamento desta forma, é necessário que ele seja gerado a partir de um sistema específico. Já, para quem vai pagar a conta, o importante é ter os dados que permitam com que o boleto seja pago, tanto pela leitura do código de barras quanto pelo código, que pode simplesmente ser informado manualmente.

Mas com a facilidade com que bandidos conseguem ter acesso a sistemas informatizados de uma forma geral, criar boletos acabou se transformando em uma atividade mais simples e rápida. Com isso, muitos golpes acabam sendo aplicados desta forma, como a emissão de boletos faltos que enviam o dinheiro para uma conta que não é a mesma do credor, por exemplo.

Mesmo assim, o boleto ainda é a forma mais prática para o pagamento de determinados tipos de contas. Confira algumas formas de pagamento disponíveis hoje em dia no sistema bancário brasileiro:

Aplicativo do banco

Anúncios

Hoje em dia grande parte das pessoas já adoraram os aplicativos do seu banco como a principal forma de realizar as transações comerciais do seu dia a dia. E o pagamento dos boletos se tornou muito mais simples. A grande maioria dos aplicativos dos bancos utilizados pelos brasileiros contam com tecnologias que permitem com que a leitura do código de barra seja feita através da câmera do smartpthone.

Ou seja, basta apontar a câmera para que ele identifique os dados. Mas, caso isso não seja possível, existe ainda a possibilidade de informar os dados manualmente, digitando o código completo, que normalmente aparece acima das barras pretas. Lembre-se sempre de conferir, na tela do telefone, as informações do boleto, para saber se elas conferem com a conta que está sendo cobrada.

Caixa eletrônico

Caso o cliente não utilize os aplicativos do banco, também é possível fazer este pagamento e boletos nos caixas eletrônicos. O procedimento é relativamente simples, mas muda de instituição para instituição. Normalmente os caixas contam com um leitor de código de barras que emite uma luz vermelha, sendo que o código deve ser posicionado neste local para que a máquina consiga fazer a leitura. Também é possível digitar o código manualmente, caso a máquina não consiga fazer a leitura das barras.

Casas lotéricas

As casas lotéricas há muito tempo acabaram se tornando extensões das agências bancárias, permitindo que as pessoas façam o pagamento de contas, transferências entre contas, depósitos, etc. Mas, neste caso, a lotérica deve ser conveniada ao banco no qual o cliente possui conta. A grande maioria das agências lotéricas do Brasil são conveniadas com a Caixa, permitindo as operações com este banco. O cliente precisa levar a sua conta com o código de barras e também o cartão de acesso para sua conta.

Boca do Caixa do banco

Em último caso, o pagamento também pode ser feito diretamente na boca do caixa da agência do banco no qual o cliente possui conta, ou do bando que emitiu o boleto, caso o pagamento seja feito com dinheiro em espécie. Essa deve sempre ser a última opção, uma vez que os atendimentos bancários costumam ser bastante demorados, especialmente na primeira semana do mês, período no qual grande parte das pessoas recebem seus salários e benefícios.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.