Confira dicas financeiras para jovens universitários

Período costuma ser apertado para quem está cursando uma faculdade.

Publicado em 21/09/2022 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O período universitário costuma ser bastante complexo para a maioria dos jovens, que precisam conseguir conciliar um período complicado de estudos ainda com todo o começo das responsabilidades de uma vida adulta.  E a vida costuma ser ainda mais complicada dos jovens que fazem uma faculdade particular no Brasil, cujas mensalidades custam pequenas fortunas para os responsáveis ou para os próprios estudantes.

Por outro lado, o período universitário também costuma ser um momento de descoberta e do surgimento de uma série de novas oportunidades, incluindo caminhos profissionais. Existem as mais variadas formas de conseguir ganhar dinheiro neste período, mas é preciso realmente desenvolver uma cultura de relação saudável com as finanças desde os primeiros momentos da vida de adulto.

Confira dicas financeiras para jovens universitários

Anúncios

Confira algumas dicas financeiras importantes para jovens universitários:

Comece a exercitar a responsabilidade

Mesmo com todas as dificuldades deste período, no qual geralmente os universitários acabam tendo muitas contas para pagar e poucos recursos, também acaba sendo o momento ideal para cultivar uma relação de responsabilidade com o dinheiro. Muitas pessoas bem sucedidas afirmam que foi exatamente neste momento em que elas começaram a realmente dar valor para o dinheiro e administrar os recursos de forma inteligente, com uma visão menos imediatista.

Crie um orçamento

Essa é uma tarefa que pode ser um tanto quanto complicada durante o período universitário, no qual as pessoas já precisam lidar com diversas tarefas e atividades que consomem boa parte do seu tempo disponível. Mas parar e organizar a vida financeira é muito importante e pode ajudar a evitar dores de cabeça.

Anúncios

Coloque todas as suas despesas fixas, as suas entradas financeiras e depois as despesas variáveis. Saiba onde cortar gastos e tenha sempre em mente a quantidade de dinheiro que pode ser gastos em itens considerados oco supérfluos.

Utilize o crédito com sabedoria

É neste período que a maioria dos jovens começa também a lidar com as suas primeiras linhas de crédito. Os bancos costumam oferecer condições especiais para universitários, como cestas com tarifas mais baixas ou até mesmo de graça, além daqueles que podem se tornar os primeiros cartões crédito dele como cliente. Tudo isso é muito importante, mas é fundamental que os jovens aprendam a lidar aos poucos com este tipo de serviço, utilizando o crédito com sabedoria e sempre dentro de um planejamento bem definido.

Faça um estágio remunerado

O estágio remunerado é permitido na grande maioria das profissões atuais e existem muitas oportunidades para os estudantes, especialmente nas grandes cidades. O estágio conta com alguns aspectos negativos quando comparado com uma vaga de emprego formal. Geralmente o estudante ganha menos e também não possui alguns direitos, como Fundo de Garantia. Por outro lado, os estágios possuem uma carga horária reduzida, bem como responsabilidades mais restritas, justamente para que os jovens consigam estudar ao mesmo tempo. E também pode ser uma porta de entrada no mercado de trabalho.

Faça projetos de pesquisa

Uma outra oportunidade que geralmente as universidades públicas ou as privadas que tenham um porte maior oferecem para os alunos é a possibilidade de fazer projetos de pesquisa. Os valores pagos costumam ser menores do que o estágio, mas pode ser interessante para os alunos que estão interessados em seguir uma carreira acadêmica e que desejam ficar mais em contato com a Universidade de uma forma geral.

Não perca as oportunidades de bolsas de estudos

Mesmo que não seja uma tradição muito forte no Brasil como em países de fora, como os Estados Unidos, por aqui também existem oportunidades de bolsas de estudos das mais variadas. Algumas instituições privadas oferecem descontos nas suas mensalidades e até mesmo o curto 100% gratuito para os alunos que atingem determinados feitos. Também existem bolsas oferecidas por empresas no Brasil e no exterior que premiam os selecionados com valores em dinheiro.

Faça um financiamento

Caso a grana esteja realmente muito apertada e comprometa o pagamento das mensalidades das universidades privadas, pode ser interessante fazer um financiamento. Hoje em dia existe tanto o programa federal, Fies, quanto as soluções que são oferecidas pelas próprias universidades em parcerias com instituições financeiras. Com isso, o estudante ganha mais tempo para pagar as mensalidades.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.