Confira dicas para economizar na compra de carne vermelha

Proteína costuma ser um dos itens que mais pesam nas compras das famílias brasileiras.

Publicado em 25/02/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

As carnes ainda são a base da alimentação da grande maioria da população. Mesmo que existe um movimento extremamente válido e que tem crescido em termos de adeptos e importância nos últimos anos que é de pessoas que excluem completamente o item do seu consumo no dia a dia, a grande maioria da população ainda consome carne.

Confira dicas para economizar na compra de carne vermelha

E o Brasil é um dos países mais carnívoros do mundo, especialmente a chamada carne vermelha. Como somos um país de proporções continentais, a produção de gado acabou se tornando um dos pilares da nossa economia, uma vez que estes animais realmente precisam de espaço para o seu desenvolvimento.

Anúncios

Mesmo assim, os preços das carnes vermelhas no mercado interno seguem sendo considerados como altos quando comparado com o rendimento médio mensal de uma família no Brasil. Justamente por ser um país que está diretamente envolvido no cenário internacional de produção de carne, oferecer um produto que seja mais barato internamente não é tão simples. Com isso, nosso país também sofre com as flutuações da economia mundial.

Os preços praticados pela carne vermelha variam muito de acordo com a região, sendo que podem existir grandes diferentes até mesmo nas grandes cidades, de um bairro para o outro. Mas, na média, os valores cobrados aumentaram muito nos últimos anos, contribuindo para a inflação de uma forma geral.

Confira algumas dicas para quem deseja economizar na compra da carne vermelha dentro do orçamento doméstico:

Controle a quantidade consumida

Anúncios

Um dos primeiros passos é uma conscientização familiar relacionada a quantidade de carne consumida. Ninguém precisa passar fome, mas uma ou duas porções de carne por dia, divididas entre o almoço e o jantar, acabam sendo mais do que suficiente para garantir a quilo que realmente o corpo precisa em relação as suas necessidades de proteínas. Uma porção média é equivalente a 120 grama de carne.

Priorize receitas que faça a carne render

Determinados pratos podem ajudar a fazer com que a carne renda mais, o que acaba sendo interessante especialmente para famílias que possuam uma quantidade maior de integrantes. Uma boa dica é preparar a carne moída, por exemplo, como um refogado misturando legumes e verduras. Dessa forma, além do prato render mais, se torna também mais nutritivo. Também é muito importante evitar qualquer tipo de desperdício, transformando a carne que sobra em outros alimentos.

Utilize a carne de segunda-feira

A carne de segunda costuma ser muito mais barata do que a carne de primeira. Mas para que a sua compra realmente resulte em um custo-benefício interessante, é muito importante que as pessoas responsáveis pelo preparo da comida aprenda a trabalhar com este tipo de carne. Afinal de contas, de nada adianta comprar uma peça mais barata mas que vai render pouca carne pronta.

No caso das peças de carne que são mais duras, existem alguns truques que podem ser utilizados no momento do preparo e que ajudam a tornar elas mais macias e fáceis de serem cozidas. Por exemplo, espalhar pela peça meio copo de suco de abacaxi ou de mamão para cada 1 kg de carne ajuda a tornar ela mais macia. Basta deixar o suco agindo por cerca de 10 minutos e depois lavar a carne antes do seu preparo normal. Outra dica é usar uma cebola grande, cortando ela em rodelas e colocando por cima da peça de carne durante a noite, para o seu preparo no outro dia.

Não compre as carnes de bandeja

As carnes que estão geralmente embaladas nas famosas bandejinhas pretas acabam geralmente sendo preferidas pelas pessoas que procuram pela praticidade ou que estão passando pelo mercado com um pouco mais de pressa. O problema é que essas carnes geralmente costumam ser muito mais caras do que são pedidas no açougue.

Prefira as peças inteiras

Ainda falando do momento da escolha da compra da carne, é recomendado também pegar sempre as peças inteiras e aprender como limpar e fazer os cortes desejados em casa, pois elas também costumam sair mais baratas e render mais em termos de peso final. Caso a pessoa não saiba fazer este tipo de corte, procure um açougue que tenha um profissional que faça este tipo de coisa para os clientes.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.