Construções e reformas: confira dicas para executar a obra com pouco dinheiro
Planejamento é essencial para quem precisa iniciar um projeto de construção com uma verba restrita.
Enquanto muitas pessoas acabam buscando o sonho do seu imóvel a partir da compra de uma casa ou de um apartamento que já esteja pronto para morar, existem muitos que preferem começar do zero. A partir da compra ou de um terreno que já existe, as pessoas podem acabar iniciando o projeto aos poucos, uma solução que normalmente é seguida por quem não consegue fazer essa compra de imóvel, seja á vista ou através do financiamento.
A reforma também acaba surgindo, em muitos casos, como algo que deve ser feito em um curto espaço de tempo, sem que as pessoas consigam ter um tempo para se planejar juntando dinheiro ou ter crédito suficiente para fazer a compra dos materiais e arcar com o pagamento da mão de obra.
Confira algumas dicas para quem deseja iniciar um projeto de construção ou de reforma mas que está com um orçamento curto.
Não comece a obra sem um planejamento
Antes de mais nada, é muito importante iniciar um projeto diante de um planejamento detalhado de quanto será preciso investir para a obra como um todo. Este projeto deve iniciar com o projeto específico da obra, como o imóvel será feito, quanto tempo deve demorar, etc. Depois, será preciso prever as etapas em cada momento. É preciso descrever ainda todas as etapas, incluindo fundação, paredes, telhado, instalações hidráulicas e pinturas.
A partir deste momento, será preciso ter um orçamento completo e definir quanto as pessoas poderão gastar em cada um dos momentos. Com isso, a obra pode acabar sendo dividida em etapas, para que as pessoas tenham tempo de iniciar e se capitalizar para dar continuidade.
Busque pelos materiais com os melhores custo-benefício
No momento da escolha dos materiais, a qualidade é muito importante, especialmente para que a obra ofereça a segurança necessária. Além disso, nesta etapa, o investimento em bons materiais evita gastos no futuro, com reformas necessárias em decorrência da deterioração avançada, por exemplo.
Mas, ao mesmo tempo, existem diferentes opções de materiais de construção que podem ser considerados de qualidade que tenham diferentes preços. Existem muitos casos que os clientes pagam basicamente pela marca dos itens em questão. Por isso, é muito importante pesquisar e encontrar os itens que ofereçam a melhor relação custo-benefício.
Caso o a pessoa não tenha muito conhecimento em relação à composição dos itens e dos materiais de uma forma geral, pode ser interessante buscar a ajuda ou a consultoria de alguém que tenha essa experiência, podendo ser ate mesmo a equipe que vai de fato tocar o projeto.
Busque profissionais qualificados
Mas, ao mesmo tempo que os materiais devem oferecer uma excelente relação custo-benefício, é fundamental que a equipe contratada para que a obra aconteça também seja qualificada. Muitos gastos desnecessários podem ser evitados a partir do momento que as pessoas acabam investindo em uma boa equipe.
Neste caso, a forma mais efetiva de encontrar profissionais que tenham maiores chances de corresponder às expectativas acaba sendo realmente buscar referências de uma forma geral. E isso deve se feito com todos os profissionais que estarão envolvidos no projeto como um todo, passando pelo arquiteto, pelos engenheiros, pelos mestres se pelos pedreiros.
Lembrando que, para as construções completas, normalmente as pessoas também vão acabar tendo que contar com o serviço de outros profissionais que ofereçam um serviço mais especialista, como eletricistas, encanadores, etc.
Faça contrato
Algo que nem sempre acaba sendo feito nesta relação entre cliente e profissionais que trabalham com construção e reforma é o estabelecimento de uma relação comercial a partir de um contrato firmado entre ambas as partes. Este documento acaba sendo muito importante, tanto o planejamento financeiro de uma forma geral, como também para quem está querendo se proteger em termos de prazos, entregas, etc.
Além de ser muito importante fazer este contrato, é fundamental que as pessoas fiquem atentas para que o documento tenha cláusulas bem específicas, sem deixar muitas questões em aberto. O ideal é que o contrato esteja dividido em fases, e que cada uma delas tenha um prazo para começo e término, junto com um orçamento detalhado.
Esteja presente na obra
Mesmo que o projeto acabe se tornando responsabilidade de uma determinada equipe ou empresa, é muito importante que os contratantes estejam sempre acompanhando todas as etapas. Isso pode evitar que aconteçam alguns gastos desnecessários, ao mesmo tempo que ajuda a controlar o andamento e até mesmo antecipar possíveis problemas.