Contas de casal: confira dicas para dividir
Saiba como evitar problemas nos relacionamentos causados por desavenças financeiras.
Um relacionamento nem sempre é composto apenas de momentos positivos. A grande maioria das pessoas, quando decidem começar uma vida na qual elas vão compartilhar aquilo que for sendo construídas, acabam focando apenas nas questões positivas, no amor, no sentimento e na vontade de ficar mais tempo ao lado daquele ser humano que desperta sentimentos mais profundos.
Mas um relacionamento também acaba trazendo uma série de desafios que precisam ser encarados de frente. E o dinheiro, frequentemente, acaba se apresentando como um dos grandes desafios que precisam ser superados ao longo dos relacionamentos. De acordo com uma pesquisa feita pelo Serasa, metade dos casais brasileiros consideram que problemas financeiros afetam a relação de uma forma geral.
Além disso, as pesquisas também indicam que os problemas financeiros acabam sendo, de fato, um dos principais causadores de divórcios nos casamentos, junto com a falta de comunicação entre o casal. Por isso, manter as contas organizadas acaba se tornando um passo importante justamente na construção deste futuro, aumentando as chances do relacionamento ter sucesso, de fato.
Para os que estão interessados em entender melhor como essa dinâmica entre o casal pode funcionar, confira algumas dicas de como dividir as contas do casal.
Façam um orçamento conjunto
Um dos primeiros passos para iniciar um planejamento financeiro entre o casal é colocar todas as cartas na mesa. E isso significa que ambos os lados devem estar devidamente informados em relação a situação dos gastos e dos ganhos. Por isso, criar um orçamento conjunto e listar todas as fontes de renda e também as despesas é muito importante.
Hoje em dia existem diversas soluções que permitem com que este planejamento seja feito de uma forma muito simples, incluindo planilhas, aplicativos, etc. Mas é importante que todos os gastos, incluindo os fixos e os variáveis, sejam listados.
Escolha uma forma de dividir as contas
Existem diversos cenários econômicos e financeiros que podem acabar se estabelecendo em um relacionamento de casal. Neste caso, estamos falando de um casal no qual ambos possuem fontes de renda individuais. Na grande maioria destes casos estamos falando de ganhos que nem sempre serão iguais. A diferença pode acabar sendo maior ou menor.
Nestes casos, é muito importante que os casais consigam definir aquela que será a melhor forma de dividir as contas. A divisão das contas por igual acaba sendo mais justa apenas quando os ganhos de ambas as partes também forem iguais ou muito próximos. Caso exista uma diferença grande entre os ganhos, o ideal realmente é dividir as contas de forma proporcional. Ou seja, quem ganha mais a caba se encarregando do pagamento de uma parcela maior da dívida.
Controle os gastos em conjunto
De nada adianta criar acordos em conjunto se o controle do andamento dos mesmos também não acabar sendo feito de forma conjunta também. Esse é um problema que acontece com muitos casais, quando uma das partes simplesmente perde o interesse neste controle, ou quando a outra simplesmente assume o esse controle de uma forma mais ativa.
É muito importante que o controle dos gastos seja feito de forma conjunto, com ambas as partes envolvidas conseguindo tomar as decisões juntas.
Respeite e crie espaço para a individualidade
Colocar tudo que o casal ganha em um mesmo orçamento e fazer com que todo este dinheiro seja direcionado para o pagamento das contas em casal também pode acabar se tornando um problema com o passar do tempo. Afinal de contas, por mais unido que seja um casal, um dos grandes segredos da felicidade é justamente o respeito pela individualidade.
Portanto, pode ser interessante, no momento do orçamento, separar uma determinada quantidade de dinheiro para que cada um deles faça o que quiser, independente das contas em casal. É claro que, em determinados momentos, pode ser que o casal opte por abrir mão destes valores, seja para pagar contas acumuladas, ou para adquirir um bem mais caro. Mas essa estratégia pode acabar sendo muito interessante e evitar problemas no futuro.
Tenha planos em conjunto
Um dos grandes segredos para um orçamento ou planejamento de orçamento de sucesso e que ele tenha objetivos. E isso vale também para o orçamento feito com as contas de casal. Por isso, é muito importante que as pessoas também tenham planos que sejam feitos em conjunto, relacionados ao que o casal pensa para o futuro.
Existem diversos objetivos que podem acabar se tornando um objetivo em conjunto, tais como comprar um imóvel, um carro, fazer uma viagem internacional, realizar um intercâmbio, ingressar em algum tipo de curso, etc.
Trabalhe a capacidade de ceder
Mesmo quando estamos falando de um casal, na grande maioria dos casos o planejamento e o orçamento vai acabar sendo fruto de uma negociação. Portanto, é muito importante que ambas as partes aprendam a ceder, para que o planejamento consiga, de fato, se tornar em um plano aplicável.