CPF online: saiba como consultar situação online
Informações sobre a situação do documento podem ser conferidas rapidamente pela internet.
O CPF se tornou o principal documento de identificação dos cidadãos brasileiros nos últimos tempos. Junto com o número de Registro Geral (RG), estes dois dados são utilizados até os dias de hoje para conseguir identificar uma determinada pessoa como um cidadão único.
Mas o CPF acabou se tornando ainda mais importante, tanto que, em alguns anos, as pessoas serão identificadas apenas por este número, uma vez que o RG vai deixar de ser utilizado nas carteiras de identidade. E isso acontecia especialmente em virtude do RG ser um número de registro estadual, que acabava sendo definido justamente de acordo com cada estado.
E para que as pessoas consigam continuar sendo identificadas pelo CPF é preciso ficar atento para que o número continue sendo válido. Existem diversas situações nas quais este dado pode ser cancelado. Na prática, isso significa que essa pessoa deixa de existir como uma cidadã, o que deveria acontecer apenas a partir do momento que o ser humano viesse a óbito.
Mas quando isso acontece com as pessoas vivas, elas podem acabar tendo diversos problemas. Entenda melhor o que é o CPF e quis são as situações nas quais este dado pode acabar sendo cancelado ou suspenso.
Quais são as principais características do CPF?
O CPF é um número único atribuído para cada cidadão e que é mantido pela Receita Federal do Brasil. Através deste dado é possível identificar pessoas naturais, independentemente da idade ou da nacionalidade. Todos os brasileiros devem ganhar um CPF a partir do momento em que seu registro é feito. E todas as pessoas que nascem fora do Brasil e que conseguem se naturalizar brasileiras devem ganhar um número de CPF também.
Uma outra característica deste dado é o fato dele ser sempre único e vitalício, sendo o mesmo ao longo de toda vida da pessoa. Mesmo que ela faça o registro em outra unidade federativa do país, o dado do CPF segue sempre o mesmo. Além disso, esse é um dado que pode ser consultado nos mais variados sistemas, com as empresas conseguindo informações das pessoas com base nestes números.
O que é uma consulta de CPF?
A consulta de CPF é um procedimento que tem como principal objetivo verificar a veracidade e a validade de um determinado número de identificação, ao mesmo tempo que permite também que se obtenha uma informação relacionada a situação cadastral daquele dado.
A informação que acaba retornando a partir de uma consulta de CPF é basicamente se ele se encontra em uma situação regular ou se apresenta algum tipo de pendencia ou de irregularidade. Com isso, tanto o próprio dono do CPF quanto também as empresas e instituições do governo conseguem obter alguns dados considerados importantes destas pessoas.
Como fazer a consulta de CPF utilizando o sistema da Receita Federal?
Para que as pessoas consigam consultar as informações referentes ao número do CPF, antes de mais nada elas precisam utilizar um sistema da Receita Federal, que acaba sendo o órgão responsável pelo controle e administração deste cadastro de uma forma geral.
A Receita Federal oferece diferentes caminhos para que essa consulta seja feita. Um dos caminhos mais fáceis é através da internet, acessando o site da Receita Federal.
Na página acima, os usuários podem seguir estes passos:
- Entre no site da Receita Federal;
- Digite os números do CPF e a data de nascimento;
- Marque a caixa “Sou humano” e, em seguida, clique em “Consultar”.
Ao final da consulta as pessoas já poderão ter acesso aos dados que constam no sistema e que estão relacionados ao CPF indicado.
Além disso, os cidadãos também podem fazer essa consulta através do aplicativo CPF digital, que pode ser encontrado tanto nas lojas do sistema operacional iOS quanto Android. Neste aplicativo, basta seguir as informações que aparecem na tela, informando o número do CPF e passando pelo teste contra acessos automatizados.
Possíveis retornos da consulta da situação do CPF
CPF regular – Esse retorno indica que o cadastro do cidadão está em dia com a Receita Federal, não havendo qualquer tipo de pendência em relação ao documento. Ou seja, ele pode continuar sendo utilizado e consultado por outras empresas e sistemas. Mas é importante ressaltar que isso não significa que a pessoa não possui dívidas inscritas no seu CPF, tanto de credores privados quanto do próprio poder público, pois estes dados constam em outros sistemas;
CPF pendente de regularização – Já essa informação ao consultar os dados de um determinado CPF indica que que o cidadão passou por algum tipo de malha fina em relação a declaração do Imposto de Renda. Também pode estar aparecendo em virtude da pessoa não ter declarado o IR nos últimos cinco anos, mesmo sendo obrigada a isso.
CPF suspenso – Essa informação indica que essa pessoa apresenta inconsistências nos dados cadastrais. Neste caso, será preciso buscar atendimento junto a RF para entender o problema e encaminhar uma resolução;
CPF de titular falecido – Isso indica que foi registado o falecimento da pessoa titular do CPF;
CPF cancelado – Indica que esse CPF foi cancelado por algum motivo, incluindo duplicidade de cadastro, roubo, perda, ou por decisão judicial ou administrativa.