Crediário: Conheça algumas lojas que ainda oferecem essa modalidade de pagamento
Confira as empresas que aceitam parcelamentos sem utilizar um cartão de crédito.
O crediário é uma forma de pagamento que acabou se tornando muito popular há décadas atrás, como uma forma de parcelamento que os clientes faziam diretamente com a loja, sem depender de terceiros, como instituições financeiras. O famoso carnê era basicamente uma linha de crédito que a própria loja assumir o risco, o que acabava gerando alguns problemas, especialmente em relação a inadimplência.
Com o passar dos anos, as empresas acabaram mudando um pouco a forma como as condições de pagamento eram oferecidas aos clientes. A grande maioria das lojas deixavam de oferecer o carne e o crediário próprio para começar a aceitar o cartão de crédito, no qual quem acaba assumindo a maioria dos riscos da inadimplência é a instituição bancária que emite o método de pagamento.
Foram sendo criados cartões de crédito com a marca das grandes varejistas, mas que seguem sendo emitidos pelos bancos. Para que os clientes consigam ter este tipo de crédito, eles precisam passar pela análise financeira das instituições financeiras, o que pode acabar restringindo um pouco o público que realmente consegue ter acesso a este crédito.
Mas ainda existem alguns varejistas que oferecem o antigo crediário como forma de pagamento das compras, de olho especialmente nos clientes que não conseguem ter um cartão de crédito, pelos mais variados motivos. Confira algumas dessas lojas:
Magazine Luiza
Essa é uma loja que se tornou uma das maiores redes varejistas do país, e nas últimas décadas ela tem se esforçado para conseguir incluir o maior número de pessoas possíveis na sua base de potenciais clientes. Com isso, eles passaram a oferecer um crediário próprio, que se chama “Carnê Digital Magalu”, que permite com que os consumidores façam as compras parceladas em até 24 vezes.
A opção está disponível dentro do aplicativo da loja, sendo que o cliente poderá solicitar o carnê e, mediante uma análise, ser contemplado com essa forma de pagamento ou não. Caso o cliente seja aprovado, ele terá a opção de comprar determinados itens na opção de carnê.
Casas Bahia
A rede de lojas Casas Bahia também oferece uma modalidade de crédito que é muito parecida com a que é ofertada pela Magazine Luiza, que também se chama carnê digital. A ideia é basicamente permitir que os clientes tenham acesso a essa forma de pagamento de uma forma simplificada, incluindo a contratação e a compra através do aplicativo e também do site da loja.
A modalidade de carnê digital oferece a possibilidade dos clientes pagarem suas compras em até 24 vezes. Além disso, as lojas também oferecem algumas condições especiais e promoções destinadas aos clientes que utilizam essa forma de pagamento.
Lojas Cem
Essa é uma rede varejista que conta com mais de 290 lojas espalhadas pelo Brasil inteiro. Além de aceitar todas as formas de pagamento e permitir que as compras sejam parceladas em todos os cartões de crédito, eles também oferecem um crediário próprio que permite com que as pessoas paguem as compras em até 15x.
O procedimento de contratação deste tipo de crediário deve ser feito diretamente nas lojas físicas, sendo que para conseguir ter um cadastro analisado os clientes devem levar alguns documentos no momento da compra, como comprovante de residência, RG e CPF, além de um comprovante de renda. A análise é feita sempre diante dos valores dos produtos que o consumidor pretende comprar.
Pernambucanas
Uma das lojas de departamento mais tradicionais do comércio brasileiro também contam com sua opção de crediário próprio, para que as pessoas consigam fazer as compras de forma parceladas, sem depender de um cartão de crédito. O carnê permite com que as pessoas adquiram os mais variados tipos de itens, como roupas, cosméticos, eletrônicos e produtos para casa.
Para quem deseja seguir o caminho do crediário próprio da loja, ao invés de adquirir um cartão de crédito da marca, a solicitação deve ser feita diretamente em uma das lojas da rede, sendo que os clientes também terão que levar alguns documentos de identificação, comprovantes de residência e também de renda.