Demanda por seguros cresce no Brasil: Confira dicas na hora de contratar

Brasileiros estão adquirindo mais apólices nos últimos anos.

Publicado em 07/04/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Os brasileiros estão se preocupando mais com os seus bens e adquirindo mais apólices de seguro. Pelo menos é o que demonstra os números que foram recentemente divulgados pela CNseg (Confederação Nacional das Seguradoras) referente ao comportamento da indústria em janeiro na comparação com mesmo mês do ano passado.

Demanda por seguros cresce no Brasil: Confira dicas na hora de contratar

Os números revelados apresentam um avanço de 19,7% em arrecadação, atingindo R$ 31,2 bilhões em janeiro (dado mais atual). Em pagamento de indenizações, resgates, benefícios e sorteios, o crescimento foi de 1,5%, somando R$ 20,4 bilhões.

Anúncios

Os dados revelam ainda que, dentre todo os tipos de seguros que podem ser encontrados nos dias de hoje no mercado de apólices, aqueles que estão diretamente relacionados a propriedades e atividades no segmento rural foram os que mais teve procura, representando 35,3% das vendas do mercado de uma forma geral.

Na segunda colocação aparecem os seguros de automóveis, que representaram 28,7% das contratações, seguido pelos seguros de crédito e garantia, com 28,2%. Já os planos de acumulação em coberturas de pessoas (planos de previdência complementar), aparecem na 4ª colocação, com 20,8% do mercado.

Para os que estão buscando um seguro, independente da modalidade e das suas coberturas, confira algumas dicas:

Procure um corretor de confiança

Anúncios

Antes de mais nada, é muito importante que a pessoa que está buscando uma apólice de seguros procure sempre um bom corretor de seguros de confiança. Mesmo com muitas empresas liberando a contratação direta dos seguros e ainda com o fortalecimento de formas de venda digitais, os corretores ainda são os profissionais qualificados que ajudam a buscar as melhores opções disponíveis no mercado e também podem tirar duvidas para conseguir utilizar o seguro no momento em que a pessoa precisar.

Nunca minta nos questionários

Praticamente todos os seguros exigem que a pessoa preencha um questionário no momento em que eles fazem a apólice, sendo que essa é uma forma da seguradora entender qual é a situação atual da pessoa para, posteriormente, conseguir cobrir os sinistros que, de fato, acontecerem. É fundamental que as pessoas respondam corretamente todos os questionamentos que são feitos, pois caso contrário elas realmente podem ter sérios problemas no momento em que um sinistro acontece e que, de fato, elas precisam acionar o seguro. E este sempre é um momento delicado, portanto quanto menos problemas a pessoa tiver no momento em que ela precisa do dinheiro de volta, melhor.

Verifique sempre a franquia

Uma informação que sempre deve ser levada em consideração no momento em que a pessoa faz uma apólice de seguro é a franquia que ela se compromete em pagar. Essa é uma prática muito comum e que realmente não tem como fugir no momento em que o cliente assina uma apólice, mas a pessoa deve realmente sempre levar em consideração o valor, o que inclusive faz com que a pessoa pensem bem se realmente vale a pena acionar o seguro para determinada situação.

Escolha sempre as coberturas que serão utilizadas

Existem sempre aquelas pessoas que preferem escolher o seguro mais amplo que vai permitir com que elas tenham mais segurança em relação as operações que precisam ser feitas. Mas isso sempre vai acabar fazendo com que o valor da apólice fique mais caro. Portanto, a dica pode ser escolher realmente aquelas coberturas que serão utilizadas pelo segurado e que realmente fazem sentido em relação ao estilo de vida que ele leva. Não adianta, por exemplo, contratar coberturas adicionais como reparos, caso o segurado nunca chame quando precisa.

Considere a cobertura para terceiros

Determinadas apólices, como aquelas oferecidas para veículos, geralmente oferecem coberturas que permitem com que terceiros também acabam sendo beneficiados. Essa sempre é uma opção interessante, especialmente no caso de acidentes de trânsito, nos quais nunca pode ficar muito claro quando as pessoas realmente podem ter culpa ou não.

Informe sempre as mudanças que podem acarretar na quebra de contrato

Também é muito importante que o segurado sempre informe qualquer mudança que possa fazer com que ele perca o direito ao seguro. Determinadas mudanças feiras nos veículos, por exemplo, devem ser informadas para a seguradora. Novos moradores ou a aquisição de determinados equipamentos para o imóvel segurado também podem acabar alterando as clausulas da apólice.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.