Dicas de como comprar dólar mais barato

Confira diversas dicas para adquirir a moeda dólar do Tio Sam da forma mais vantajosa possível.

Publicado em 30/03/2022 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Para quem vai viajar para o exterior existe sempre uma grande dor de cabeça, é necessário realizar muita pesquisa sobre o preço do dólar. Os valores de moeda variam muito de uma corretora para outra, em contrapartida, um ranking que foi divulgado recentemente pelo Banco Central poderá ajudar a apontar onde ele é mais barato.

A lista poderá ser acessada através do site onde você poderá visualizar além disto, quanto os bancos e as casas de câmbio cobram em média pela moeda mensalmente.

Anúncios

Os números são relacionados ao valor efetivo total que inclui taxas de câmbio, tarifas e o IOF, que é o imposto sobre operações financeiras.

Dicas de como comprar dólar mais barato

Aprenda a consultar corretamente os rankings

A lista do Banco Central serve somente como uma forma de referência. Nenhuma empresa possui a obrigação de cobrar pelo dólar o mesmo que cobraram no passado, e os valores poderão variar praticamente todos os dias.

Os valores que são apontados pelo Banco Central poderão representar em média todas as operações que são realizadas mensalmente. Com isto, a maior parte das operações de bancos determinados podem ser feitas justamente em um dia onde a cotação do dólar estava mais alta por exemplo. Esta instituição assim irá ficar mal posicionada no ranking, mas não necessariamente será a mais cara.

Anúncios

De acordo com especialistas, é recomendável se levar em conta valores de corretoras que acabaram fazendo um mínimo de negociações mensais, ou seja, algo em torno de cem operações mensais por exemplo, e também por um período maior, de três meses ao menos.

Estes rankings poderão ainda indicar que os históricos de uma empresa são de vender barato mesmo. Caso uma instituição ficar entre as mais baratas em mais de um mês, isto poderá ser uma ótima pedida, vale a pena pesquisar quanto está sendo cobrado agora por exemplo.

Agora é a hora de optar por cartão de crédito ou dinheiro

Através do portal acima, no Ranking do Banco Central, procure informar alguns dados como por exemplo se irá comprar em Espécie ou se será em cartão pré pago, que poderá ser mais caro por conta do IOF equivalente de 6,38% contra o valor de 1,1% em dinheiro. No alto do site você deverá fazer esta opção.

Logo depois você deverá preencher o valor em dólares que deseja comprar no campo superior direito, este processo fará você aparecer na lista de corretoras ordenadas das mais baratas para as mais caras.

Procure ordenar também por preços ou números de operações

Caso você queira ordenar por número de negócios que são feitos no mês, procure clicar no campo número de operações realizadas em mês e ano com base em critérios pesquisados. Se tiver interesse em voltar e ver o ranking mais barato para o mais caro, você poderá clicar na opção de posição, se clicar duas vezes, ele muda a ordenação e passa a mostrar as corretoras que são mais caras.

Não confunda os serviços

Corretoras não são gestoras, os especialistas no assunto apontam que os investidores não devem confundir serviços fundamentais prestados por corretoras, e a confusão entre os tipos de serviços são bastante comuns para os investidores.

Consulte também a idoneidade da corretora de valores

Através do portal da Comissão de Valores Mobiliários, órgão do governo responsável por fiscalizar o mercado de capitais, é possível verificar se uma corretora de valores está registrada devidamente, além de seus endereços e telefones. A Bovespa possui uma ferramenta online que pode ajudar neste sentido, e faz com que o investidor escolha da melhor forma possível uma corretora conforme seus interesses e a sua localização geográfica.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.