Dicas financeiras para recém casados

Será uma boa ideia dividir as despesas? O que deve ser feito se recebemos salários diferentes? Tire agora mesmo estas e outras dúvidas sobre o seu orçamento familiar.

Publicado em 10/06/2022 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Dicas financeiras para recém casadosQuem estiver casando ou ainda vai morar junto pode dividir as despesas da casa com o parceiro, e ainda pensar em investimentos para aplicarem o dinheiro juntos. Tudo isso poderá ficar muito mais fácil com um bom planejamento das finanças. Veja algumas dicas para aprender a organizar de forma correta os gastos em dois.

Dicas financeiras para recém casados

Procure manter sempre seu orçamento pessoal

Organize da mesma forma de antes a sua planilha individual de receita e de gastos pessoais. É necessário a partir disto, inserir neste controle o quanto você recebe e todas as despesas particulares, como por exemplo, o combustível, almoço com pessoal de trabalho, as roupas, entre outras coisas.

Anúncios

O ato de montar esse orçamento é fundamental para que você saiba corretamente o quanto está gastando, e quanto precise economizar posteriormente, agora que irá assumir despesas da casa com seu parceiro.

Faça a montagem de um orçamento familiar

Através deste orçamento, você irá anotar gastos que são divididos entre o casal, por exemplo, as contas da casa, a escola dos filhos, entre outras coisas. Procure assim que possível montar este orçamento junto ao parceiro, e verifique em planilhas pessoais se será necessário diminuir despesas. É interessante que os gastos familiares venham sempre na frente dos gastos pessoais, e que o orçamento possa sobrar em 30% da renda pessoal de cada um ao final do mês.

Mensalmente, tanto no início como no final do mês é interessante que se reúna e monte um planejamento mensal. Procure inserir todos os gastos do mês inteiro, já que é necessário saber de tudo o que precisam pagar nos próximos 30 dia. Vale a pena anotar tudo, além de contas mensais, inserir gastos eventuais, entre eles presentes, eventos, jantares, entre outras coisas. É possível se montar uma planilha em um caderno no computador, ou mesmo utilizar de aplicativos.

Anúncios

Fazer uma conta conjunta é uma alternativa interessante para você e seu parceiro.

Contribua sempre com quanto puder

É comum que os casais recebam salários diferentes. Nesta situação você e o parceiro não devem dividir todas as contas de forma exata no meio. Cada um deverá contribuir mensalmente com a quantia em valores que for de seu interesse.

Sempre preserve o diálogo

Mantenha sempre que for possível uma conversa sincera, isto é fundamental para dividir corretamente as contas. Os diálogos deverão vir acima de qualquer coisa, a partir do momento que existir transparência de planejamento, não existem espaços para dívidas, já que os dois estão cientes de tudo o que acontece com o dinheiro.

Agora é a hora de pensar em investimentos juntos

Saiba que toda a aplicação precisa contar com um foco em objetivos determinados. Para objetivos que você e seu parceiro tenham em comum, é necessário este cuidado, desde uma viagem, ou uma casa nova, procure somar as quantias e encontre um fundo de investimento para aplicar juntos, esta pode ser uma boa pedida.

A mesma alternativa surge para quem irá investir em dois ou mesmo sozinho, o que irá mudar é o percentual de investimentos realizados. Juntos, você poderá aplicar mais e quanto mais você aplicar maior será o seu retorno financeiro.

Não é tão complicado como parece fazer um bom planejamento. Para começar é interessante procurar sentar e conversar basicamente sobre o assunto, desta forma será possível estabelecer uma série de dados e informações diversificadas que muitas vezes passam despercebidos e fazem com que acabamos furando o nosso orçamento mensal sem que percebamos.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.